10/08/2022 às 11h43min - Atualizada em 10/08/2022 às 11h43min

Bolhas na gengiva: principais causas e tratamentos

Playrene

Playrene

Jornalista/ Analista de SEO/ Web writing/ Content Marketing

Qualivida Online
AB Notícia News
Reprodução - cookie_studio

Diferente do que algumas pessoas imaginam, não há apenas uma causa de bolhas na gengiva. No entanto, existem diferentes razões possíveis. A má higienização dos dentes, pode ser considerada como a principal vilã, mas isso não é tudo.

Existem outras doenças bucais e outras situações que podem causar essas bolhas e assim, ter dores e incômodos.

Afinal, sabemos que as bolhas nas gengivas podem causar desconforto, portanto, um diagnóstico por um dentista especialista em gengiva e o acompanhamento para que elas sejam tratadas, é crucial.

Desse modo, quer saber os principais motivos e possíveis tratamentos para corrigir esse problema de uma vez por todas? Então, continue lendo!

Causas – como as bolhas na gengiva surgem?

Obviamente, uma ou mais bolhas nas gengivas significa que você tem uma saúde bucal ruim. Mas o que é exatamente?

Bom, essa é uma pergunta complexa que só pode ser respondida com um diagnóstico de um dentista especializado em gengiva.

No entanto, foi listado algumas possíveis causas de bolhas na gengiva:

  1. Fístula odontogênica

As fístulas odontogênicas, ou apenas dentárias, ocorrem quando o corpo passa por um processo de infecção. 

Esta é a resposta do corpo para combater as infecções orais, que por sua vez correspondem a outras possíveis causas.

Após a infecção, as fístulas aparecem como bolhas gengivais cheias de pus que não devem ser rompidas em nenhuma circunstância. Entre as possíveis causas delas, pode-se citar a falta de higiene e o acúmulo de bactérias formando uma placa bacteriana.

  1. Gengivite

De acordo com um dentista que cuida da gengiva, a gengivite também pode causar bolhas nas gengivas. 

Basicamente, se refere à inflamação das gengivas, que também é causada por muitas bactérias nos dentes – conhecida como placa.

As bactérias podem causar irritação nas gengivas, levando a bolhas e os principais sintomas incluem gengivas vermelhas e doloridas, sangramento ao escovar ou usar fio dental, mau hálito e desconforto ao comer.

  1. Abscesso dentário

Os abscessos dentários são outra causa possível de bolhas nas gengivas. Quando se fala deles, se refere principalmente ao excesso de pus na boca de modo geral, levando novamente ao processo de infecção por bactérias nocivas.

Os sintomas de um abscesso dentário são muito semelhantes aos da gengivite, portanto, para obter um diagnóstico preciso, é necessário marcar uma consulta e visitar um dentista que trata gengiva para conhecer a causa e o tratamento.

  1. Contaminação por cárie dentária

A contaminação por cárie também é uma das principais causas de bolhas na gengiva. Novamente, é um problema causado pela falta de higiene. Se ela não for tratada adequadamente, as lesões ali causadas podem contaminar a polpa.

Essa contaminação causa a formação de pus nas bolhas, que o paciente deve drenar posteriormente, o que também ajuda a eliminar o desconforto bucal.

  1. Mucocele

Mucoceles são uma condição comum nos lábios e gengivas e são uma das principais causas de bolhas na área. Elas ocorrem devido aos efeitos externos de traumas na face e na boca.

Quando os pacientes experimentam essas condições, bolhas de ar geralmente se desenvolvem nas gengivas, que normalmente desaparecem com o tempo.

Por outro lado, se o desconforto for muito grande, geralmente um profissional pedirá para remover essas bolhas.

  1. Outras causas de bolhas na gengiva

Além das causas listadas acima, as bolhas gengivais também podem estar associadas a outras razões menos comuns, como:

  • Periodontite;

  • Úlceras na boca;

  • Câncer Bucal;

  • Uso de antidepressivos;

  • Uso excessivo de tabaco;

  • Infecção geral.

De modo geral, é notável que existem várias causas para as bolhas nas gengivas. Desse modo, veja quais são os tratamentos adequados para cada caso. 

Quais são os tratamentos primários?

A remoção das bolhas gengivais depende diretamente do diagnóstico do seu profissional, por isso, o dentista é o único que pode orientá-lo sobre o tratamento mais adequado para o seu caso. 

Dessa forma, para cada caso exposto, foi listado abaixo os tratamentos mais comuns:

  1. Fístula odontogênica

O tratamento mais adequado para esta condição é manter a higiene adequada para eliminar a causa da fístula e evitar que novas infecções afetem o paciente. Antibióticos também podem ser necessários em algumas ocasiões.

  1. Gengivite

Seu periodontista pode realizar uma raspagem dental para remover a camada bacteriana na superfície de seus dentes ou gengivas.

  1. Abscesso dentário

Alguns dos tratamentos possíveis para esta condição são antibióticos, drenagem de pus, tratamento do canal radicular e raspagem da raiz.

  1. Contaminação por cárie

Neste caso, o tratamento requer a reparação do processo no interior do dente, eliminando a infecção no canal radicular.

  1. Mucocele

Já nesse, as bolhas são eliminadas naturalmente. Mas, se houver muito desconforto e dor prolongada com duração superior a 14 dias, um dentista pode realizar um procedimento de remoção.

Portanto, como você pôde perceber, as bolhas na gengiva podem ser causadas de várias formas, e o melhor a fazer é sempre procurar um profissional para entender qual é o seu diagnóstico e qual o melhor tratamento para o caso.

Além disso, a prevenção também é importante, por isso mantenha a higiene bucal em todos os momentos.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.
Link
Tags »
Leia Também »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia