29/07/2022 às 18h49min - Atualizada em 29/07/2022 às 18h42min

Quais os principais tipos de queijos e quais os mais indicados para sua saúde

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Músico, escritor, formado em investigação forense e perícia criminal

AB Notícia News

O queijo é um alimento que está presente no nosso dia a dia e é consumido tanto puro, para acompanhar um vinho com Kit Queijo Personalizado, quanto em receitas.

 

Existem queijos de diversos tipos, aromas e sabores, mas nem todos devem ser consumidos frequentemente.

 

O queijo é produzido a partir da coagulação do leite, por isso é uma fonte de nutrientes para o organismo. Em sua composição, ele traz cálcio, fósforo, proteínas e vitaminas.

 

Veja abaixo quais os principais tipos de queijos e quais os mais indicados para sua saúde.

Queijo prato

É um queijo brasileiro, criado por imigrantes dinamarqueses que construíram suas queijarias nas regiões Sul de Minas e Campos das Vertentes-MG.

 

No processo de fabricação, a massa passa por uma lavagem com água quente, para reduzir a quantidade de lactose do queijo e auxiliar a manter o sabor característico.

 

Devido ao uso de urucum, o queijo prato possui cor alaranjada e é um queijo suave, frutado e ligeiramente adocicado, que vai bem em omeletes ou em lanches e sanduíches e até mesmo puro.

Mussarela

O queijo mussarela é de origem italiana, se tornou popular no Brasil por sua textura macia, fatiável e sabor realçado. Por isso, é um dos queijos mais utilizados. 

 

Durante sua produção, a massa passa por um processo de derretimento e estiramento a fim modificar a estrutura do queijo, o que dá elasticidade quando derretido. É muito utilizado em pizzas, sanduíches e várias outras receitas.

Cream Cheese

É um queijo de textura cremosa, espalhável e sabor levemente ácido. O cream cheese foi desenvolvido nos Estados Unidos, mas devido a sua versatilidade , se tornou um dos favoritos dos brasileiros.

 

Ele é produzido com leite pasteurizado e é fermentado para atingir seu sabor característico e delicioso aroma. Depois, o produto é submetido a homogeneização, para chegar a textura ideal, que o torna consistente e ideal para usar em pizzas, tortas, sushis, entre outras receitas.

Minas Padrão

O queijo minas padrão é um queijo mineiro, cuja qualidade depende da qualidade do leite. Além disso, seu processo de maturação consiste em ficar por aproximadamente 20 embalados, para permitir que as enzimas presentes no queijo quebrem as proteínas e gorduras em moléculas menores. 

 

Graças a esse processo, ele tem textura macia e aroma característico. É muito consumido tanto no café da manhã quanto em sobremesas, como o tradicional Romeu e Julieta.

Minas Frescal

O minas frescal também tem origem brasileira. É um queijo leve, suave e de alta umidade.

É produzido a partir leite pasteurizado, processo que mata microorganismos nocivos à saúde. 

 

Sua produção envolve coagulação, corte e salga. Como é um queijo delicado e muito fresco, depois de pronto, deve ser refrigerado e seu prazo médio de validade é de aproximadamente 24 dias após a fabricação. 

 

O queijo minas frescal é uma boa escolha para sanduíches quentes e frios, e serve para  acompanhar doces e compotas.

Parmesão

O queijo do tipo parmesão tem sua origem no Vale do Pó, no Norte da Itália. É produzido a partir do leite pasteurizado e soro fermento inoculado.

 

Sua fabricação passa por um rápido cozimento, prensagem e cinco dias de salga de aproximadamente. O resultado é um queijo duro e de textura granulosa.

 

O queijo parmesão é classificado de acordo com o tempo de maturação de pelo menos 6 meses. É ideal para acompanhar vinhos encorpados ou cerveja, como também para gratinar receitas de massas, e ralado para realçar o sabor de molhos.

Provolone

Outro queijo de origem italiana que faz sucesso no mundo todo devido ao seu sabor lácteo e defumado.

 

Ele se destaca pela defumação, que ocorre em câmaras especiais. O processo de maturação é mais longo que o normal, chegando a durar 60 dias, tempo em que o queijo permanece em ambientes com temperatura e umidade controladas.

Esse queijo pode ser consumido puro, temperado, ralado, gratinado, frito, na composição de molhos, em lanches ou sanduíches. Como tem um sabor marcante, você pode usar um Kit Queijo Personalizado para acompanhar vinhos tintos encorpados ou cerveja.

 

Quais os tipos de queijo mais indicados para sua saúde

De acordo com nutricionistas, a forma mais fácil de identificar a qualidade nutricional do queijo é através da sua cor. Portanto, quanto mais esbranquiçados menos gordurosos eles são. 

 

Dessa forma, queijos brancos contém menos corantes e são ricos em proteínas, assim como todos os tipos de queijos, mas pobre em gorduras são os mais indicados para manter a saúde.

 

Alguns exemplos de queijos brancos são o cottage, queijo minas e ricota.

Conclusão

Existem muitos tipos de queijo. Além dos mencionados acima, que são mais comuns, há ainda o cottage, o ricota, coalho, gorgonzola, gouda, meia cura, sem lactose e muitos outros.

 

O queijo é um alimento muito saboroso e nutritivo e alguns vão muito bem para acompanhar bebidas, como o vinho tinto, utilizando um Kit Queijo Personalizado.

 

No entanto, é preciso atenção à saúde, por isso, no dia a dia, opte por queijos mais esbranquiçados, que possuem menos gordura.

 
Link
Leia Também »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia