27/06/2022 às 11h36min - Atualizada em 27/06/2022 às 11h35min

Como escolher palavras chaves para sua campanha de SEO

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Músico, escritor, formado em investigação forense e perícia criminal

AB Notícia News

Escolher as palavras-chave certas para o seu conteúdo é metade da batalha quando se trata de atrair tráfego orgânico para o seu site. A outra parte é criar um conteúdo que realmente seja interessante ao público. 

 

Mas para obter sucesso em sua campanha de SEO, você precisa estudar muito as palavras chaves que pretende trabalhar. Geralmente esse serviço é prestado por profissionais em agencia de marketing digital.

 

Nem sempre escolher as palavras com maior tráfego é a resposta ideal para o seu caso. Muitas vezes escolher palavras com poucas buscas podem converter melhor em vendas para o seu negócio.

 

Veja como você pode escolher as palavras-chave certas para o seu conteúdo em algumas etapas fáceis.

 
  • Comece com a pesquisa de palavras-chave

  • Pense na intenção de pesquisa

  • Análise o nível de competição

  • Mapeie cada palavra-chave para uma página específica em seu site

 

Hoje vamos focar em explicar sobre a intenção de busca do usuário, que é uma das partes mais importantes para o seu planejamento.

Intenção de pesquisa do usuário

 

Ao fazer sua pesquisa de palavras-chave, é importante pensar na intenção de pesquisa por trás de cada consulta. Os SEOs às vezes dividem as palavras-chave em diferentes categorias, sendo três exemplos comuns de navegação, informacional e transacional.

 

Uma palavra-chave de navegação é quando um pesquisador usa o Google ou outro mecanismo de pesquisa para navegar até uma página da web. 

 

Por exemplo, eles podem digitar “instagram” no Google para acessar instagram.com.

 

Uma palavra-chave informativa é quando um pesquisador usa o Google para encontrar uma informação específica. 

 

Eles podem digitar “quem é o dono do Instagram?” no Google se eles de alguma forma nunca ouviram falar de Mark Zuckerberg antes.

 

Por fim, uma palavra-chave transacional ou comercial é aquela que sugere que o pesquisador deseja fazer uma compra. Palavras como “comprar” são fortes indicadores de intenção comercial. 

 

Por exemplo, um pesquisador que digita “comprar um tênis sem cadarço” no Google está claramente pensando em gastar dinheiro em um sapato.

 

A intenção de pesquisa é uma parte importante da pesquisa de palavras-chave porque permite planejar seu conteúdo de forma que atenda às necessidades de seus usuários. 

 

Se voltarmos ao exemplo anterior, nosso pesquisador “comprar um tênis sem cadarço” provavelmente não quer ler uma postagem de blog neste momento! Eles querem ser direcionados para uma página de produto que inclua tudo o que eles precisam saber sobre como fazer uma compra, incluindo preços, especificações e informações de envio.

 

É justamente por isso que essa é uma parte fundamental para o sucesso da sua campanha de SEO.

 

Outro detalhe importante que já mencionamos mas agora vamos explicar mais a fundo é o volume de busca de uma palavra chave.

 

Houve casos em que meus clientes vendiam um serviço caro, e que seria suficiente cinco ou 7 vendas mensais para garantir uma boa renda. Utilizando palavras chaves com menor concorrência e buscas, conseguimos ranquear de maneira mais rápida.

 

Pense em uma palavra chave comercial com apenas 100 buscas orgânicas ao mês. E agora pense em você convertendo apenas 7% dessas buscas em vendas. Bom, de 100 pessoas você vendeu para 7, e se o seu serviço custa mil reais, você faturou 7 mil apenas com essa palavra chave com poucas buscas.

 

Conclusão

Atingir o sucesso no SEO não é sobre ter mais tráfego, mas sim sobre ter mais leads qualificados. As pessoas acessando o seu negócio já querendo comprar determinado produto ou adquirir um serviço, ajuda muito no processo de venda.

 

Se você precisa vender em grande quantidade para ter um bom lucro, realmente é necessário investir em palavras chaves mais concorridas para o seu negócio, mas se o seu serviço é caro e você pode focar em menos quantidade de vendas, pode ser uma boa estratégia investir em palavras chaves menos concorridas.

 

Esperamos que este artigo tenha sido útil para você. Fique atento em mais publicações para aprender mais sobre SEO e Marketing.

 
Link
Leia Também »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia