24/06/2022 às 17h21min - Atualizada em 24/06/2022 às 16h55min

Conheça a doença cólera

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Músico, escritor, formado em investigação forense e perícia criminal

AB Notícia News

Você já ouviu falar na doença cólera? Por mais que a sua propagação esteja cada dia mais controlada, principalmente pelo esforço nacional de tratamento da água consumida pela população, ela ainda atinge várias camadas da sociedade, principalmente as mais vulneráveis.

 

No Brasil, a última epidemia da doença ocorreu em 1991, causando, na época, mais de 2 mil óbitos. Por isso, é fundamental estudar sobre doenças e ter conhecimento para não deixar a cólera voltar. Abaixo, entenda tudo sobre a doença!

O que é a doença cólera?

A cólera é uma infecção bacteriana intestinal que se espalha através da água contaminada. Pode causar diarreia grave e desidratação.

 

As tecnologias modernas de tratamento de esgoto e água eliminaram essencialmente a cólera na maioria dos países industrializados. No entanto, a condição ainda existe na África, no Sudeste Asiático e em partes do Caribe, particularmente no Haiti.

 

Conforme evidenciado pelo surto de cólera no Haiti em 2010, logo após o terremoto devastador, o risco de um surto de cólera é maior quando a pobreza, a guerra ou os desastres naturais deixam as pessoas vivendo em condições de superlotação, sem acesso à água potável e saneamento.

Quais são os principais sinais?

A cólera é causada pela bactéria Vibrio cholerae. A maioria das pessoas infectadas não desenvolve nenhum sintoma e, entre a maioria das que o apresentam, os sintomas são leves a moderados, observa a Organização Mundial da Saúde (OMS).

 

Aproximadamente, 1 em cada 10 pessoas adoecidas com cólera desenvolverá sintomas graves. Naqueles que apresentam esses sintomas, a morte pode ocorrer em poucas horas se não receberem tratamento eficaz.

O Vibrio cholerae leva entre 12 horas e cinco dias para incubar no corpo antes de causar sintomas, segundo a OMS.

 

Na maioria das vezes, os sintomas aparecem dentro de dois a três dias após a exposição à bactéria. Os sintomas da infecção por cólera incluem:

 

  • Diarreia;
  • Náusea e vômito;
  • Sonolência ou letargia;
  • Desidratação;
  • Cãibras musculares;
  • Pulso rápido;
  • Desequilíbrio eletrolítico;
  • Sede excessiva e baixa produção de urina;
  • Pele, boca e mucosa seca (como dentro do nariz ou pálpebras).

A diarreia causada pela cólera geralmente começa de repente e pode rapidamente causar níveis perigosos de desidratação. O sintoma relacionado à cólera pode ser complexo de diferenciar da diarreia causada por outras doenças, mas com a cólera, sua diarreia pode ter uma aparência pálida e leitosa.

Como a cólera é diagnosticada?

Em áreas onde a infecção é comum, a cólera pode ser reconhecida por seus sintomas, mas a única maneira de confirmar o diagnóstico de cólera é identificar as bactérias O1 ou O139 em uma amostra de fezes.

 

Um diagnóstico precoce pode levar a um tratamento mais rápido e ao isolamento de indivíduos infectados, o que pode ajudar a controlar os surtos.

Prognóstico da Cólera

Sem tratamento – apenas reidratação – até metade das pessoas infectadas com cólera morrerão. O risco de morte é maior em crianças, gestantes e idosos.

 

O risco de morte por cólera diminuiu globalmente nos últimos anos devido ao melhor acesso aos cuidados de saúde e à melhoria do saneamento e da educação. Com a reidratação eficaz, menos de 1% das pessoas infectadas com cólera morrem.

Como tratar a doença?

O tratamento para a infecção concentra-se na restauração de líquidos e sais perdidos por diarreia (ou vômito).

 

A reposição de fluidos recomendada é uma solução de reidratação desenvolvida pela OMS chamada sais de reidratação oral (ORS). A ORS está disponível como um pó que pode ser combinado com água fervida ou engarrafada. 

 

Desde que misturada com água limpa, é concebida para ser consumida em grandes quantidades para proporcionar uma reidratação total. Até 80 por cento dos casos podem ser tratados com sucesso com ORS. Em casos mais graves de cólera, o tratamento pode exigir reposição de fluidos intravenosos.

 
Link
Leia Também »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia