23/05/2022 às 16h15min - Atualizada em 23/05/2022 às 16h07min

Garanta seu bem-estar com 5 cuidados com a saúde feminina.

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Músico, escritor, formado em investigação forense e perícia criminal

AB notícias News

Para que as mulheres se tornem ainda mais empoderadas para seguir com suas conquistas, é preciso que a saúde esteja em dia. É comum que doenças e condições sejam descobertas somente após a visita a um hospital, clínica de reprodução humana  ou consultório, com situações que poderiam ter diagnóstico antes e tratamento. 

 

O câncer de mama é uma delas, que o autoexame das mamas pode detectar cedo e evitar que a doença avance, já que em casos extremos pode até levar à morte. Veja outros cuidados essenciais para a saúde feminina:

 

Conheça o seu corpo 

Conhecer o próprio corpo deixa mais fácil notar quando algo está errado, ser mais feliz e cuidar dele. Controlar os dias de menstruação, por exemplo, deixa simples saber quando o ciclo está atrasado, riscos de gravidez e outros acontecimentos. Saber mais sobre as formas e a aparência da região intima faz com que o sexo seja mais prazeroso, o prazer possa ser sentido de maneira solo e também saber existe alguma mudança preocupante na área.

Capriche na higiene íntima

A região íntima das mulheres tem uma mucosa propícia para a proliferação de bactérias, isso ocorre quando os cuidados necessários deixam de ser feitos. A candidíase é uma doença frequente que acomete as mulheres e com probabilidade menor quando a higiene íntima é caprichada.

 

Usar sabonete destinado a região, que equilibra o PH vaginal, lavar todos os dias, evitar a higienização agressiva, não usar calcinhas de material sintético e roupas apertadas demais, não ficar com a calcinha molhada por longas horas e evitar a limpeza da calcinha e secagem no banheiro, são quesitos essenciais.

Evite contrair doenças

Fora o período de reprodução humana, o mais aconselhavel é sempre usar preservativo nas relações sexuais. A camisinha é capaz de evitar as DSTs e outras infecções, além de ser um excelente método contraceptivo. Mesmo com os parceiros e parcerias fixos, a realização de exames deve ser frequente, as doenças podem ser detectadas nas coletas de sangue.

Alimentação equilibrada

A alimentação é necessária, mas precisa de um controle. Ela é capaz de fornecer energia, vitaminas e minerais que o corpo precisa, assim deixa o sistema imunológico pronto para combater as enfermidades. 

 

Uma boa alimentação não é aquela que não existe a ingestão de açúcares e gorduras, mas uma que possua um pouco de cada tipo de alimento. Unir grãos, carboidratos, legumes, verduras e proteínas é o recomendado. 

 

De acordo com a necessidade do corpo, é possível comer alguns tipos de alimentos para compensar a ausência, um bom exemplo é o ácido fólico, indispensável na gravidez, que está presente no abacate, ovos, feijão, dentre outros.

Acompanhamento médico

A saúde feminina é mais complexa, por isso precisa de acompanhamento médico anualmente, com exceção de alguns períodos da vida ou surgimentos de doenças que aumentam a periodicidade das consultas.

 

Para evitar cânceres, produção baixa ou alta de hormônios, infertilidade e outros males, é preciso fazer o papanicolau, ultrassom de mama, abdômen total e transvaginal, mamografia e a coleta de sangue. Em alguns casos outros exames são requeridos.  Esse cuidado deve começar na primeira menstruação, já as consultas anuais precisam ser feitas após os 18 anos.

 

Com essas dicas é possível ter uma vida mais feliz e elevar o seu bem-estar!

Link
Leia Também »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia