23/05/2022 às 08h56min - Atualizada em 23/05/2022 às 08h55min

Como otimizar um e-commerce e faturar mais

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Músico, escritor, formado em investigação forense e perícia criminal

AB notícias News

Você acha que seu e-commerce não está vendendo o tanto que você esperava? Calma, pois estamos aqui para ajudar com essas questões e dar algumas dicas de como otimizar seu e-commerce e começar a faturar mais com isso.

 

Caso seu site também esteja recebendo várias visitas, porém não estão finalizando as compras, isso é um sinal de que você precisa arrumar algumas coisas, trazendo ainda mais melhorias para o seu site. 

 

Neste artigo vamos passar algumas dicas, e não precisa se desesperar, pois são tarefas bem simplificadas e não é um bicho de sete cabeças como você deve estar imaginando. Com algumas melhorias, sua empresa pode sim alcançar metas de vendas bem significativas. 

 

Mas atenção, você deve tomar muito cuidado para que essas modificações não sejam mal feitas. Caso isso ocorra, poderá trazer ainda mais prejuízos e tempo desperdiçado, prejudicando a conversão do site. Pensando nisso, elaboramos este artigo para ajudar você e evitar que tal prejuízo aconteça com a sua loja virtual. 

 

O objetivo deste artigo é ajudá-lo com a otimização do seu e-commerce, além de apresentar soluções relevantes para que a sua loja virtual ganhe ainda mais clientes, finalize mais vendas e siga em frente com as receitas. 

 

Com essas melhorias você vai ter os principais benefícios, que nada mais é que ter um desempenho maior do e-commerce, além de ter um aumento nas vendas também. Para você obter melhores resultados com a sua loja virtual, continue a leitura! 

 

E lembre-se de trabalhar sempre dentro da lei. Para aqueles que possuem CNPJ, é muito importante que façam a emissão do RPA (Recibo de Pagamento Autônomo), e o mesmo deve ser emitido pelo profissional autônomo. 

 

Comece no carrinho de compras

Segundo pesquisas, mais de 69% dos visitantes que colocam itens em um carrinho de compras de comércio eletrônico acabam não concluindo a transação. Por uma razão ou outra, eles abandonam o carrinho.

 

Pense nisso. O dinheiro que você investiu em publicidade, mídia social, desenvolvimento de conteúdo, todas as despesas de vendas e marketing, contribuiu para levar alguém à beira da compra. No entanto, esse potencial cliente decide ir embora.

 

A melhoria da taxa de conversão do carrinho de compras é o ponto em que seus reais de otimização de comércio eletrônico serão mais bem pagos. É o lugar ideal para começar.

 

Para que o cliente chegue até o final da compra, você deve ajudá-lo a tornar essa compra rápida e fácil, principalmente colocando mais formas de pagamentos - isso faz com que as pessoas queiram comprar pela facilidade de pagamento. Assim, seu cliente não vai ficar frustrado diante da falta de opções de pagamentos.

 

E para aqueles clientes que já efetuaram a compra, você pode ajudá-los para uma próxima compra já preenchendo os dados dele automaticamente, como o endereço, nome completo, número de telefone, entre outras informações que podem ser preenchidas de forma automática. Com menos informações que o cliente tiver que preencher, melhor será para uma próxima compra.

 

Existem aqueles clientes que enchem o carrinho de coisas para comprar e as deixam lá. Nesses casos, você pode estar enviando um e-mail para esse cliente lembrando desses itens no carrinho e,  às vezes, pode até oferecer alguma promoção. 

 

Otimização de conteúdo

As falhas na conclusão do processo na finalização da compra geralmente ocorrem devido a lacunas no conteúdo que suporta a venda. Muitas vezes descobrimos que o problema não é que o conteúdo não existe, mas que não é disponibilizado no formato certo, no ponto certo, no caminho certo para a compra.

 

Por exemplo, você cobra o frete? Quanto? Quanto tempo vai demorar até que meu pedido seja entregue? O potencial comprador já deve ter recebido as respostas para essas e todas as outras perguntas pertinentes, ou possíveis objeções, antes mesmo de chegar ao carrinho de compras.

 

Suas páginas de conteúdo devem cumprem esse papel. Eles são os guias amigáveis ​​e experientes que acompanham os visitantes ao longo do caminho para comprar em seu site.

Otimizar as páginas iniciais de comércio eletrônico da seguinte forma:

  • Mostre aos visitantes exatamente aonde ele deve ir para obter as informações que eles procuram;

  • Exiba os itens mais vendidos para ajudar os visitantes com ideias;

  • Use prova social para começar a construir autoridade e confiança;

  • Não sobrecarregue a página com gráficos. Mantenha-a simples;

  • Sempre inclua uma caixa de pesquisa na página inicial dos sites de comércio eletrônico.

 

O fim é o começo

A otimização inteligente não começa apenas com a decisão de compra, mas recomeça assim que a venda é finalizada. Esse processo inclui uma confirmação de pedido, acompanhamento de pedidos e construção de relacionamento com o objetivo de continuar atendendo cada cliente de novo e de novo.

 

Uma maneira de ver o caminho para a compra é pensar em cada passo ao longo do caminho como uma 'microconversão'. Cada uma das cinco áreas que identificamos é um ponto de contato, um lugar para ajudar o cliente em potencial a pensar: “Sim, esta empresa tem algo que eu quero, e eles são capazes de fornecê-lo”.

 

Quando você vê os clientes em potencial como pessoas, em vez de cifrões, e quando tem algo de valor real para oferecer a eles, não precisa tentar esconder o fato de que está vendendo algo. Você precisa deixar isso bem claro.

 

Ofertas claras e pertinentes, descritas com precisão, são o que os compradores on-line mais precisam.

 

Comece seus esforços de otimização de comércio eletrônico usando as dicas que listamos aqui. Esses fundamentos o ajudarão a começar com o pé direito e o prepararão para técnicas de otimização mais avançadas.


 
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