27/04/2022 às 15h35min - Atualizada em 27/04/2022 às 15h34min

Óleos essenciais: o que e quando usar para dormir melhor

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Músico, escritor, formado em investigação forense e perícia criminal

AB Notícia News

Até há relativamente pouco tempo, assumia-se que as variações na sensibilidade ao odor dependiam apenas do indivíduo. 

Acreditava-se que, embora houvesse uma variação individual significativa no significado do odor, cada indivíduo tinha um limite para sua capacidade de detectar odores, a menos que tivesse um resfriado ou outra condição que afetasse especificamente seu nariz.

Embora se acreditasse que o estado emocional afetava algum odor, era uma suposição ampla que o sentido do olfato é fixo. Abaixo você vai ler sobre qual o melhor momento para usar os óleo essenciais para maximizar sua eficácia no sono.

O melhor momento para usar óleos essenciais.

Estudos recentes no Sleep for Science Research Laboratory (Brown Medical School) revelaram uma variação significativa no odor. Essa variação na habilidade parece estar intimamente relacionada aos ritmos circadianos. 

O estudo foi lançado para examinar a possível relação entre o odor e as escolhas alimentares, especialmente para ajudar os adolescentes a fazer melhores escolhas alimentares.

Mas os resultados podem ter um impacto muito mais amplo e certamente levanta questões interessantes sobre por que, como evolução, desenvolvemos mais sensibilidade ao odor em momentos diferentes.

O estudo foi realizado em uma amostra de 37 adolescentes que foram testados por nove dias para determinar o limiar mínimo no qual eles poderiam detectar um odor específico. Amostras de saliva foram usadas para determinar a fase do ciclo diurno, e isso foi plotado para um teste de sensibilidade ao odor.

Os resultados do estudo mostraram que a sensibilidade média ao odor não ocorreu até depois da produção de melatonina por volta das 9h00. 

O estudo afirma: "Esses dados mostram pela primeira vez que a sensibilidade ao odor não é uma propriedade estável, mas é modulada em uma base diurna". Em contraste, o odor foi menos sensível entre 2 e 10.

Por que os óleos essenciais funcionam.

Os mecanismos exatos dos efeitos dos óleos essenciais no cérebro ainda não são compreendidos. Acredita-se que os receptores nasais estejam diretamente associados ao cérebro.

As áreas do cérebro responsáveis ​​pelo controle emocional e memória (amígdala e hipocampo) são estimuladas por compostos voláteis encontrados em alguns óleos essenciais, como a lavanda.

Acredita-se que a ativação desses centros de controle no cérebro afeta uma variedade de características físicas, emocionais e mentais. Acredita-se que a estimulação específica de emoções positivas combinada com o contato terapêutico esteja por trás dos efeitos benéficos e relaxantes da massagem de aromaterapia.

Como você pode usar óleos para alcançar um sono restaurador

Você pode usar difusor de oleo essencial especializado que envia uma pequena corrente elétrica através da água para evaporar os óleos no ar em uma névoa fina. Ou simplesmente coloque algumas gotas de tecido ou pano perto da cama. 

A respiração é especialmente adequada para acalmar rapidamente as emoções devido à conexão direta entre o nariz e o cérebro.

Algumas gotas de óleo podem ser esfregadas nas palmas das mãos (com a pele mais grossa e menos sensível) e depois massageadas no peito e nos braços através da pele, permitindo que você sinta o cheiro do óleo durante a noite, uma vez que tenha aquecido pelo corpo.

Aplicar nas solas dos pés é outra ótima maneira de obter compostos terapêuticos no sangue, especialmente se você não quiser sentir o cheiro do óleo que está mais longe do nariz. O uso tópico acalma fisicamente o corpo, especialmente o sistema nervoso.

Lavanda

Este é o óleo mais popular para indução do sono. Experimente primeiro e veja como isso afeta você. 

Para alguns, pode ser um pouco intenso demais, causando sentimentos de desorientação se você quiser ir ao banheiro à noite e dormir muito mais do que o normal. 

Tente algumas gotas primeiro e aumente a dose gradualmente até obter o efeito desejado. A lavanda também é um óleo essencial relativamente barato devido à sua popularidade e produção em massa.

Cuidado com o uso excessivo, e se você precisar de ajuda constante para dormir, é recomendável alternar entre diferentes óleos para que seu corpo não obedeça e se torne menos receptivo aos seus efeitos.

Camomila

Tradicionalmente, isso tem sido usado para acalmar crianças, combater a depressão, reduzir o estresse e ajudá-lo a destruir e dormir.

É um sedativo suave que acalma os nervos enquanto reduz a ansiedade e é usado até para eliminar pesadelos enquanto combate a insônia. 

Acredita-se que os efeitos sedativos sejam devidos a um composto específico encontrado no óleo apigenina que se liga a receptores no cérebro. O chá de camomila é um dos mais conhecidos atos indutores do sono.

Para complementar a saúde natural além dos óleos essenciais é através dos produtos de âmbar que possuem propriedades que ajudam o sistema imunológico, como por exemplo, o colar âmbar que melhora a resistência e ajuda o corpo a relaxar.

 

Dessa forma você melhora a saúde do seu sono enquanto ajuda outras áreas do seu sistema imunológico, possibilitando mais longevidade e cuidados relacionados ao corpo.

 
Link
Leia Também »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia