26/04/2022 às 11h40min - Atualizada em 26/04/2022 às 11h35min

O que é SEO e como começar a otimizar um site?

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Músico, escritor, formado em investigação forense e perícia criminal

AB Notícia News

SEO, sigla para Search Engine Optimization, é o conjunto de ações e técnicas que são utilizadas para melhorar o posicionamento (visibilidade) nos motores de busca de um site na Internet, dentro dos resultados orgânicos nos motores de busca como Google, Bing ou Yahoo.

Para fazer isso, os mecanismos de pesquisa coletam a lista de páginas na web e a ordenam com base em seu algoritmo. Esses algoritmos são atualizados de tempos em tempos para tentar oferecer ao usuário os resultados que melhor correspondam à pesquisa que ele fez e que no topo da lista não haja texto manipulado ou spam. Essa é a especialidade da consultoria SEO Webtrends.
 

Por exemplo, as últimas atualizações feitas e anunciadas pelo Google em seus algoritmos são aquelas feitas em 'Panda' (2011), que penaliza aqueles sites que contenham conteúdo duplicado de outros sites e fontes; o de 'Penguin' (2012), cujo objetivo é penalizar sites que utilizam técnicas de manipulação, como SEO Spam ou Web Spam, para melhorar seus rankings; e a realizada em 'Colibri' (2013), que consegue interpretar as perguntas feitas pelos usuários e, portanto, vai além da simples análise das palavras que a compõem.
 

Os mecanismos de pesquisa contam com mais de 200 fatores para posicionar uma página da web. Esses fatores podem ser internos ou externos. Os externos seriam aqueles que não podem ser controlados e que dependem principalmente do comportamento que os usuários têm nesse site, como se é um site compartilhado ou não nas redes sociais, como o número de links de qualidade que possui vinculado, o número de visitas que recebe, a taxa de rejeição…
 

Os internos são aqueles que dependem do responsável pela web, como a velocidade de carregamento, a autoridade do domínio, a publicação de conteúdo de qualidade que corresponda às palavras-chave, a arquitetura ou estrutura da web, o HTML código, escrever URLs com as informações necessárias, etc.
 

Os usuários realizam pesquisas na Internet, tanto escritas quanto por voz, seja por meio de perguntas ou simplesmente com palavras. Os mecanismos de pesquisa são responsáveis ​​por mostrar a você uma lista de sites que contêm informações sobre a pesquisa que você fez. O mesmo site receberá visitas de perfis diferentes, então logicamente alguns ficarão satisfeitos com o que encontrarem lá e outros não. Existem muitas técnicas e estratégias de SEO para posicionar um site nas primeiras posições, entre elas:
 

O conteúdo. O conteúdo deve dar uma resposta à busca do usuário, mas as buscas nem sempre são muito específicas. Procurar “comprar backlinks de autoridade” não é o mesmo que procurar “agência de link building”. Para serem indexados por robôs de mecanismos de pesquisa, os sites precisam oferecer conteúdo claro que inclua várias palavras-chave.


Se o conteúdo vai ser preparado para pesquisas mais detalhadas ou profissionais, como os textos que são escritos para um blog, eles devem ter certas características como ser original, fornecer informações, ter extensão mínima e escrita sem erros. Para escrever esses conteúdos, você precisa ter muito claro o alvo ao qual está se dirigindo.


Uma das maneiras mais eficazes de obter links de qualidade é com conteúdo útil e interessante, pois outros sites irão linká-lo e mencioná-lo em seus artigos.


A criação de infográficos e recursos visuais também é uma técnica eficaz para fazer com que outros sites que tratam do mesmo tema se vinculem a ele, já que os usuários preferem esse tipo de conteúdo.

 

Aspectos para serem otimizados em seu site

Otimização de pesquisa móvel. Os motores de busca como o Google dão preferência às páginas que são Mobile Friendly ou que se baseiam nas características da web responsiva;

Ou seja, eles oferecem a melhor resposta independentemente do dispositivo a partir do qual a consulta é feita. Sites Mobile Friendly são aqueles que usam texto para que seja legível em um celular sem usar o zoom e que não seja necessário rolar horizontalmente para lê-lo, aqueles que colocam links com distância suficiente um do outro para que o usuário possa tocar no correto e aqueles que evitam softwares que não são comuns em dispositivos móveis, como Flash.


Velocidade do local. Uma página que leva mais de cinco segundos para carregar causa um alto número de rejeições.


Os fatores que mais influenciam na velocidade de carregamento de um site são: Hospedagem, que é onde está localizado o servidor, a rede e a programação.


Para atingir uma boa velocidade, deve-se levar em consideração que a hospedagem é de qualidade, se possível no mesmo país para o qual a web é direcionada, com características suficientes e preferencialmente dedicada. A rede onde o servidor está conectado também deve ser de qualidade, embora isso não signifique que a rede à qual os usuários se conectam seja e, portanto, o tempo de carregamento da web possa ser mais lento.
Em termos de programação, a web deve ser otimizada, principalmente em termos de design e consultas de banco de dados.


HTML. Há uma série de metatags que favorecem o SEO (agência SEO) e, para isso, o HTML deve ser validado, ou seja, deve atender aos padrões do World Wide Web Consortium.


As duas primeiras metatags são as que fornecem as informações que os mecanismos de pesquisa usam para exibir em seus resultados de pesquisa:


Tag de título: depois do conteúdo da página em si, a tag de título é a segunda parte mais importante do conteúdo de uma página. É o primeiro pedaço de código que o mecanismo de pesquisa lê quando chega à página da web. Também será o título exibido ao compartilhar o conteúdo nas redes sociais e, geralmente, o título que os mecanismos de pesquisa mostram em seus resultados de pesquisa.
 

As tags de título que começam com a palavra-chave tendem a influenciar mais a classificação do que aquelas que contêm a palavra-chave no final.
 

Tag H1: funciona como uma segunda tag de título e corresponde à descrição que geralmente aparece abaixo do título.

 

Outras meta etiquetas importantes para SEO são:

A metatag Robots, que diz aos robôs de pesquisa para indexar a página da Web e seguir os links nela.


Meta tag canônica , que é usada para indicar o endereço ou URL da página principal ou canonizada quando a mesma página pode ser acessada a partir de dois URLs diferentes.


Lang meta tag , usada para mostrar aos bots de pesquisa em que idioma uma página da Web é escrita


Experiência de usuário. O tempo médio de visita dos usuários, a taxa de rejeição, o tráfego recorrente, o número de comentários, os cliques nos links de um artigo... são fatores que também determinam se o conteúdo oferecido naquele site é de qualidade e os usuários gostam .


Presença nas Redes Sociais. Uma presença ativa nas mídias sociais nos ajuda a alcançar todos os nossos usuários, pois nem todos usamos os mesmos sites ou aplicativos para pesquisar. Mas, além disso, existem certas ações que os mecanismos de busca levam em consideração, como o número de vezes que uma página é compartilhada no Facebook ou as 'curtidas' que ela possui, o número de tweets de uma conta ou a autoridade da conta.

Twitter (os tweets que vêm de contas antigas com muitos seguidores e muita atividade não têm o mesmo peso que os que vêm de contas novas com pouca influência), os pins no Pinterest, a autoridade da conta Google+, etc.

 
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