22/04/2022 às 08h36min - Atualizada em 22/04/2022 às 08h35min

Brindes Tecnológicos: Saiba o que mais combina com a sua empresa

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Músico, escritor, formado em investigação forense e perícia criminal

AB Notícia News

Estamos na era tecnológica e com isso vários paradigmas empresariais estão sendo quebrados. Muitas técnicas de administração, publicidade e marketing em geral estão se adaptando ao nosso novo meio de existência.

 

Não é exagero pensar que daqui alguns anos possa realmente haver uma nova matrix, onde as pessoas poderão viver uma vida paralela virtualmente.

 

Dito isto, hoje em dia já está em nossas vidas a necessidade de produtos digitais. Veja bem, as pessoas escutam músicas em plataformas de streaming, assim como filmes. Já é possível ir a shows e baladas virtuais, sem precisar sair do quarto da sua casa.

 

Bom, algumas pessoas podem achar um exagero, mas na velocidade que tudo está mudando, temos certeza que as novas gerações serão quase 100% adeptas ao mundo digital.

 

Mas o que a tecnologia tem a ver com a minha empresa?

Podemos dizer que tem tudo a ver. Desde o início da pandemia global causada pelo vírus da covid (2020), as empresas de vários setores tentam migrar com sucesso para a internet.

 

Mas migrar com sucesso é uma tarefa ainda difícil, pois demanda não só muito trabalho, mas principalmente criatividade.

 

Os empreendedores estão cada vez mais abusando de novas técnicas e ideias para vender mais e chamar atenção dos usuários internautas.

 

Nesse cenário, além da mudança do Marketing, publicidade e todos mecanismos de relacionamento de uma empresa com seu cliente, agora os queridinhos “brindes” também estão sofrendo uma adaptação digital.

 

Chamados também como brindes tecnológicos, eles prometem agregar muito valor a sua marca. Um exemplo são os pendrives. É um dispositivo muito comum e utilizado por praticamente qualquer pessoa que tenha contato com tecnologia.

 

Apesar de ainda haver mercado para canetas personalizadas, blocos de notas e calendários, cada vez mais os trabalhos estão migrando para o computador, onde todos esses itens citados podem ser encontrados de maneira virtual.

 

Principais brindes tecnológicos para oferecer a clientes

Caso você tenha se interessado em oferecer brindes tecnológicos a clientes, agora vamos te apresentar algumas ideias que estão em alta.

 

O pendrive já citamos anteriormente, então vamos focar em outros que são ainda mais atuais e tecnológicos.

 

NFT

As NFT’s estão em alta, principalmente por estarem sendo oferecidas de brinde em PodCast por tempo limitado, o que acaba valorizando e criando um mercado específico na internet.

 

Essa tecnologia começou a ganhar muita visibilidade junto com o surgimento do Metaverso. Aliás, esse é o ambiente ideal para comercializar as NFT’s. 

 

Até artistas como Ozzy Osbourne (cantor de heavy metal) já aderiram a essa tecnologia. O que acontece é que como geralmente oferecem por tempo limitado, com o tempo esse item digital valoriza e pode ser vendido por dinheiro ou até criptomoedas.

 

Vale presente-digital

Os vale-presentes digitais são como aqueles que você compra em lojas como Americanas ou Magazine Luiza, porém válidos para compras online. E-commerces em geral oferecem esses presentes como uma forma de realizar marketing digital.

 

Isso porque se assemelha muito com vale desconto digital, só que utilizando outro nome e com a ilusão de que o cliente está ganhando “dinheiro” e não “desconto”. 

 

É uma forma de fazer brinde, embora nós não recomendamos tal técnica justamente pelo motivo citado acima. 

 

Carregador de celular portátil (PowerBank)

Esse brinde além de ser muito útil para os clientes, ele pode realizar o branding da sua marca, isto porque pode receber a logo da sua marca e o cliente irá levá-lo para vários lugares que será visto.

 

Por isso mesmo que esse é uma daquelas dicas que vale ouro. Você supre a necessidade do seu cliente, fideliza-o e ainda faz branding. O lado negativo é que é um brinde relativamente caro para oferecer, e recomendamos quando seu produto tenha uma margem de lucro para inserir o valor do brinde, ou então que seu serviço tenha preço igualmente compatível.

 

Caixa de som para celular

Seguindo a premissa do último item citado, as caixas de som para celular são muito úteis pois podem carregar o celular do cliente e reproduzir as músicas com um boost no som.

 

O maior problema aqui é que talvez este seja o brinde mais caro de nossa lista, mas que é um ótimo exemplo de como fidelizar e engajar o cliente com a sua marca. 

 

Tenha sempre em mente que o papel de oferecer brindes não é apenas dar o presente esperando que o cliente fique feliz, mas sim que ele volte a comprar ou fazer negócio com sua empresa. Gerenciar seus clientes é uma tarefa árdua mas que rende bons frutos a longo prazo.

 

Conclusão

Como podemos ver em nosso texto, há muitas opções de brindes tecnológicos, e basicamente  todos possuem seus méritos e se adequam a empresas dos mais diversos tamanhos.

 

Seja ao oferecer um congresso ou simplesmente enviar brindes após uma compra de um cliente, você precisa cogitar oferecer os brindes. Entregar a solução junto com “algo a mais” é uma das formas de marketing mais poderosas hoje em dia. 

 

Você gostou do nosso texto? Se sim, acompanhe a nossa coluna para mais conteúdo sobre negócios e empreendedorismo.

 

 
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