18/04/2022 às 10h20min - Atualizada em 18/04/2022 às 10h19min

Como proteger o seu produto de plágio?

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Músico, escritor, formado em investigação forense e perícia criminal

AB Notícia News

Você provavelmente já ouviu falar em registro de patente para se proteger de plágio, mas sabe o que realmente isso significa? E será que é realmente fazer isso para proteger o seu produto de plágio? 

 

Primeiramente, é importante compreender que se você criar um novo produto, pode e deve protegê-lo contra imitações. Afinal, você teve a grande ideia de criá-lo e pode ter levado muito tempo para desenvolvê-lo. 

 

Por exemplo, imagine que você criou um software revolucionário de delivery. Ao lançar a sua criação no mercado, outras pessoas podem tentar copiá-lo, e ganhar dinheiro com a sua ideia. 

 

Para evitar que isso aconteça, é fundamental que você saiba como proteger o seu produto de plágio. Mas, afinal de contas, será que é realmente possível fazer isso? Sim, é possível e falaremos mais sobre isso. 

 

Continue a leitura e confira algumas dicas sobre como proteger o seu produto de plágio! 

 

Dicas para se proteger de plágio

Quando o assunto é se proteger de plágio, é importante compreender que mesmo que você tome providências jurídicas para proteger a sua criação, outras pessoas ainda poderão tentar copiá-la. 

 

No entanto, plágio é crime. E justamente por esse motivo é muito importante que o seu produto siga medidas legais para que, caso alguém tente copiá-lo, você tenha direito em não permitir que isso aconteça. 

 

Veja a seguir algumas dicas que poderão te ajudar a proteger o seu produto de plagiadores. 

 

1. Faça o registo de patente

Se tem algo extremamente importante que você deve fazer se criou um novo produto, é o registro de patente. 

 

Esse tipo de registro protege diferentes tipos de invenções por 20 anos. Ou seja, durante esse período o seu produto terá uma patente para que não possa ser plagiado.

 

No entanto, o registro de patente pode ser feito para uma invenção que deve ser nova ou inovadora. Isso significa que você não pode patentear algo que já existe. Todo esse processo demanda muita atenção e você pode precisar contar com um especialista em patentes para que seja feito corretamente. 

 

2. Documente suas descobertas

Na Era da Informação, os vazamentos são frequentes. Embora nem sempre você possa se proteger contra eles, pode registrar suas descobertas e inovações à medida que ocorrem.

 

Se outra empresa obtiver informações ilícitas em um vazamento e tentar redirecionar ou recriar suas ideias, seus registros podem datar suas operações e provar sua legitimidade (e seus direitos de propriedade). 

 

3. Opte por contratos fortes de confidencialidade

Um acordo de confidencialidade restringe qualquer parte envolvida a compartilhar informações definidas pelos termos do acordo.

Esse documento fortalece suas defesas contra violações de patente, como no caso onde um funcionário pode compartilhar informações confidenciais relacionadas a um novo produto com terceiros.
 

4. Crie credenciais de acesso fortes

Guardar um segredo requer ação proativa, a menos que você seja a única pessoa que o conheça. Sem segurança digital adequada em torno de um segredo comercial, os tribunais não estarão convencidos de que o segredo era importante o suficiente para ser guardado. 

 

Portanto, use credenciais fortes para restringir o acesso a qualquer informação valiosa, especialmente relacionada à patente de produto ou novas criações. 

 

Isso pode significar:

 
  • Separar equipes para que o acesso aos arquivos não seja compartilhado;

  • Promover treinamento de funcionários sobre as melhores práticas de segurança da sua empresa;

  •  Atualizando senhas com frequência.

 

Como acontece com qualquer protocolo de segurança, vazamentos ainda podem acontecer. Se a sua criação estiver comprometida, talvez seja hora de falar com um especialista em propriedade intelectual e/ou registro de patente. 

 

Como combater o plágio de produto

Se um terceiro tentar ou plagiar o seu produto, você precisa ter proteções para combater o roubo. Se você não fez o registro de patente, ainda pode interromper a reprodução de suas ideias, mas pode não ter direito a nenhum dano monetário.

Portanto, é muito importante que você faça o registro de patente para que possa mover uma ação judicial contra alguém que deseja ganhar dinheiro com a sua ideia de produto. 

Claro, ao descobrir um caso de plágio você pode tentar entrar em contato com o terceiro e pedir para que ele tire imediatamente do mercado a cópia que ele criou. No entanto, ele pode simplesmente não fazer isso. 

Se isso acontecer, talvez seja hora de entrar com uma ação legal contra o infrator. Você não pode dar esse passo a menos que seu trabalho tenha sido registrado e protegido anteriormente. 

O registro de patente previne suas invenções de pessoas mal intencionadas. Inclusive, se sua empresa tem registro de patente, é provável que seja um alvo para outras pessoas que desejam obter lucro rápido roubando suas criações. 

Esperamos que tenha gostado das dicas que citamos e que agora esteja mais claro o que você pode fazer para proteger seu produto de casos de plágio. 



 
Link
Leia Também »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia