30/03/2022 às 09h56min - Atualizada em 30/03/2022 às 09h54min

Ensinando o cachorro a fazer xixi no tapete higiênico

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Músico, escritor, formado em investigação forense e perícia criminal

AB Notícia News
Quem cuida de bichos de estimação sabe que é preciso energia e dedicação para que, aos poucos, seja construída uma boa convivência no espaço doméstico. Um dos principais desafios é fazer com que o pet aprenda que existem lugares específicos para as necessidades fisiológicas.
 
Por isso, o tapete higiênico tem se tornado cada vez mais popular neste mercado. Este produto ajuda nesse processo de o bichinho se acostumar com esse hábito. É importante lembrar que o tempo que cada pet leva para se adaptar depende de fatores como raça e idade do pet.
Mas é preciso paciência, já que utilizar tapete higiênico não é um hábito natural dele. Antes de ir comprar seu tapete higiênico e outros produtos pet com desconto, veja como ensinar o seu amigão a usá-lo.
 
Lugar e tamanho
 
Dois fatores importantes para o seu pet aprender é o tamanho do tapete e o lugar onde ele será colocado. É importante separar um lugar na sua casa para que o bichinho não fique perdido nem desista de buscar o tapete. Uma dica simples e eficiente é: escolha um local que não seja tão próximo ao local onde o pet dorme e se alimenta.
 
Outro cuidado é escolher um tapete de tamanho adequado. Se o tapete for muito pequeno, o xixi pode acabar vazando para fora dele. Se for muito grande, o pet pode ter dificuldades para entender que o tapete deve servir como banheiro (e não como um lugar para ele deitar).
 
Aprendizado
 
O melhor modo para ensinar o seu pet é dar carinho e reconhecer quando ele aprende o que lhe ensinamos. Além dos carinhos e elogios, que tal dar um petisco que ele gosta? É importante deixar claro que o petisco vem quando ele realiza as necessidades no tapete.
 
Por isso, leve o pet até o tapetinho higiênico, fique com ele até que todas as necessidades sejam feitas e, ao terminar, de um agrado para ele. Isso deve ser repetido até ele entender que isso deve ser um hábito e que você espera isso dele. É fundamental ter paciência e entender que o pet não vai aprender tudo de uma vez só, tão rápido quanto você deseja, e que incidentes podem ocorrer.
 
Se o pet fizer necessidades fora do tapete, não brigue com ele, pois isso vai assustá-lo e deixá-lo com medo. Na prática, isso pode motivá-lo a fazer cocô e xixi escondido, em lugares inadequados. É preciso continuar acompanhando o seu bichinho na hora de fazer as necessidades e dando um agrado quando ele terminar de fazer no tapete, pois isso vai reforçar a ideia de que ele precisa fazer xixi e cocô neste espaço.
 
Outras dicas importantes para ajudar o seu bichinho são: sempre se adiantar e levá-lo para o tapete antes que ele faça. Leve ele até este espaço várias vezes ao dia — especialmente se perceber que ele está há um tempo sem fazê-las. É importante manter a atenção com os principais horários — logo após as refeições, após sonecas e atividades físicas. Depois que o pet fizer essas atividades, leve-o para o tapetinho para ajudá-lo a criar esse hábito.
 
O seu pet também vai dar sinais de que está prestes a fazer suas necessidades fisiológicas. Os cães ficam cheirando o chão e dão voltas em torno de si mesmos, por exemplo. Ao vê-lo fazendo isso, conduza-o até o tapete higiênico rapidamente. É recomendado deixar mais de um local à disposição do animal — especialmente se o pet for filhote ou idoso (épocas em que é mais difícil segurar o xixi por muito tempo). Se o tapete estiver distante ou em um local de difícil acesso, o bichinho pode não aguentar chegar até ele.
 
 
Link
Leia Também »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia