23/03/2022 às 14h26min - Atualizada em 23/03/2022 às 14h24min

6 dicas de como deixar o seu peixe mais confortável e feliz

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Músico, escritor, formado em investigação forense e perícia criminal

AB Notícia News
Ao contrário dos cães e gatos em casa, quem escolhe por ter peixes em casa sabe que eles são animais que não demandam muito espaço na casa e nem tanta interação. Contudo, é equivocado pensar que esses animais não demandam atenção e cuidados que garantam o seu conforto e bem-estar.
 
Além da escolha do aquário ideal para eles morarem, é preciso ter atenção aos objetos que decoram o ambiente e aos cuidados de manutenção que o aquarismo demanda. Neste texto, separamos algumas dicas indispensáveis que farão que seu peixe fique mais feliz e confortável.

Adquira um aquário espaçoso

Peixes demandam cuidados especiais, de forma que seja possível trazer um pouco do seu habitat natural para dentro de casa. No caso deles, o conforto deles depende de estarem em um aquário que seja grande e espaçoso, que permitam que eles possam nadar, explorar e se divertir.
 
Portanto, não pense que só porque terá um peixe de pequeno porte ou que serão poucos que o aquário precisa ser pequeno. Nesses casos, a melhor escolha é sempre pegar uma opção maior, que dê o máximo de liberdade possível para eles.

Tenha atenção para a altura do aquário

Apesar da recomendação de ter um aquário grande, o dono precisa ter atenção quanto à altura do modelo escolhido. Existem espécies, como os peixes betta, que respiram o ar atmosférico e, por isso, costumam subir até a superfície sempre que necessário. Assim, quando se tem um aquário muito alto, é mais difícil que eles possam fazer isso.

Deixe o aquário decorado

Uma das formas de fazer com que seu peixe fique mais feliz é decorar o interior do aquário, como uma maneira de despertar a curiosidade do animal. Assim, ao colocar objetos no fundo do aquário, o peixe ficará curioso e irá investigar as novidades. Outro ponto importante é que vários peixes gostam de se esconder e relaxar entre esses objetos, o que torna mais vantajoso tomar essa decisão.
 
Entre as opções, o dono pode colocar conchas que permitam que eles entrem e saiam, pedrinhas pequenas para explorar e até mesmo casinhas de diversos tamanhos, formando um túnel. Mas fique atento: deposite apenas objetos apropriados para serem utilizados em aquário, que não ofereçam risco de serem tóxicos para os peixes.

Aposte em objetos flutuantes

A decoração do aquário não se resume aos objetos que ficam no fundo. Uma outra alternativa para tornar o ambiente mais agradável para os peixinhos é também colocar alguns pequenos objetos flutuantes, que podem ser tanto bolinhas próprias para os peixes e até mesmo alguns tipos específicos de ração, que eles interagem para consumir.
 
Esse tipo de decoração pode ser encontrado em lojas especializadas. Mas não exagere, já que esses objetos não devem preencher toda a superfície do aquário.

Equipe o aquário adequadamente

A atenção com o interior do aquário vai além da decoração para os animais. O proprietário precisa se certificar de que os equipamentos que tornam a vida viável e agradável dentro d’água estejam instalados e funcionando corretamente, garantindo o bem-estar dos seus animais.
 
Esses equipamentos incluem o termostato, que irá aquecer a água e mantê-la em uma temperatura estável, e o filtro, responsável por filtrar e oxigenar o interior do aquário. A iluminação também é importante, pois é ela que proporciona o fotoperíodo, que causa a sensação de dia e noite dentro do aquário.

Faça a manutenção da água

Um dos cuidados mais importantes é a água do aquário, que deve ser monitorada constantemente. Diariamente, o tutor deve verificar sua temperatura, certificando-se de que ela está na média confortável das espécies que vivem ali.
 
Já semanalmente, deve-se remover cerca de 10% de água e adicionar água sem cloro. Nesse momento, o proprietário também pode utilizar kits prontos para checar os níveis de nitrito, nitrato, amônia e pH da água, verificando se está tudo dentro dos parâmetros indicados.
 
Agora, mensalmente, a recomendação é que se remova 25% da água e substitua por uma nova água, também sem cloro. Em nenhuma hipótese o dono deve fazer a troca total da água do aquário, pois isso remove os componentes biológicos e químicos que os peixes já estão acostumados. Uma troca brusca dessa natureza pode ser intolerável para os peixinhos.
Link
Leia Também »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia