23/03/2022 às 14h08min - Atualizada em 23/03/2022 às 14h07min

Saiba diferenciar cada tipo de vinho

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Músico, escritor, formado em investigação forense e perícia criminal

AB Notícia News

Tomar um bom vinho é algo que faz parte da cultura de muitos lugares do mundo. A Itália é obviamente o primeiro lugar que vem à nossa cabeça, já que lá é comum tomar vinho praticamente todos os dias, mas nós brasileiros também não decepcionamos quando o assunto é degustar um bom vinho.


Se você está interessado em entrar nesse mundo dos vinhos, mas não entende muito bem como saber qual é qual, hoje você vai ter as melhores dicas para entender como diferenciar cada tipo de vinho.

Vinho tintos

Vamos começar com tudo falando do tipo de vinho que provavelmente é o mais bebido entre os brasileiros. O vinho tinto talvez seja o melhor ponto de início na sua jornada de degustações, já que seu gosto encorpado tende a agradar a grande maioria das pessoas.

 

Pelo número alto de Tanino presente, o vinho fica bem potente, já que o Tanino é uma substância que interfere diretamente no quão encorpado o vinho fica, e é do tipo que pode ser conservado por muito tempo, o que é outro fator que costuma atrair bastante o público.

As suas uvas tendem a ser a Cabernet Sauvignon, que é extremamente popular e fácil de se cultivar, e também Merlot, que deixa um gostinho de passas no vinho, fazendo ser mais fácil ainda a identificação.

 

Especialistas acreditam que tomar uma taça de tinto por dia pode ajudar no combate às toxinas presentes em alimentos gordurosos, e nesse caso o Pinot Noir e o Malbec estão entre os mais populares.

Vinhos brancos

O Vinho branco pode ser percebido por sua coloração tipicamente mais dourada, mas principalmente por seu sabor mais frutado. É o tipo de vinho perfeito para se tomar enquanto se come frutos do mar em geral.

 

Esse é um vinho em franca expansão no Brasil, não tendo sido muito apreciado no começo, mas que vem ganhando muito mercado recentemente.

 

E muito desse crescimento se dá ao fato de que esse é um vinho perfeito para se tomar no calor, e ele vem assumindo as taças de muitos lugares à beira da praia, sendo a bebida refrescante do momento.

A sua uva tradicional é a Chardonnay e os vinhos mais famosos do gênero são o Sauvignon Blanc e o Riesling.

Vinhos rosés

Por falar de vinhos bons para se tomar no calor, temos que falar dos vinhos Rosé, que também são muito populares quando as temperaturas estão elevadas.  E assim como o seu parente próximo, o branco, está cada dia mais popular aqui na terra tupiniquim. 

 

Ele também é um dos vinhos prediletos para se tomar em uma boa refeição, principalmente se essa refeição estiver envolvendo um bom prato de salmão grelhado, e se esse salmão for servido em um jantar romântico, o vinho estaria no lugar onde ele sempre deveria estar.

Sendo um vinho de colorações variadas, a melhor tática para identificar o vinho é através de seu sabor.

Espumantes

Você sabia que o espumante também pode ser considerado um vinho? O processo de criação de vinho é muito parecido com o de criar um espumante, tanto é que basta fermentar a bebida uma segunda vez e adicionar o gás e pronto, você tem uma bebida que é vinho e espumante ao mesmo tempo.

Durante o ano novo ou celebrações especiais é sempre muito comum ver pessoas usando espumantes para comemorar, e é muito fácil de ser reconhecido justamente por ter gás, algo que os vinhos demais não têm, então esse vai ser o mais fácil da lista para reconhecimento.

Vale lembrar que esse é mais um vinho que combina perfeitamente com os alimentos que o mar proporciona para nós.

Vinhos doces

Agora vamos falar dos vinhos que são os conquistadores de coração. Poucos vinhos são tão fáceis de cair na graça do povo do que os doces, afinal, se tem uma coisa que o brasileiro gosta é um de um gosto docinho.

 

Tão docinho que as pessoas às vezes comem acompanhado de algum doce propriamente dito. Além disso, não é estranho ver as pessoas tomando vinho doce licoroso, que apesar de ter mais álcool que os demais vinhos, é muito popular no nosso país.

 

Esse é um vinho que é mais consumido durante o frio, não só por ter a sua versão licorosa, mas também porque acaba sendo harmonizado com doces tipicamente de tempo frio, como os fondues.


Se você gostou dessa seleção de dicas aqui e quer começar a provar o seu vinho, não se surpreenda se você tiver certa dificuldade para encontrar alguns dos citados. É muito provável que você não vai encontrar alguns em lojas comuns, como mercados. 

 

Para isso você vai precisar de lojas especializadas em vinho, como a Vinoteca Portuguesa, só não pode deixar de procurar aquele vinho que você tanto quer.


 
Link
Leia Também »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia