É evidente que o Instagram, atualmente, não é somente uma rede social de fotos para os usuários mostrarem e exibirem seu dia a dia, suas viagens e momentos com amigos e familiares, não é mesmo?
Hoje, essa plataforma tornou-se um poderoso aliado de marketing e vendas para aqueles que desejam abrir um negócio online, levando em consideração a grande capacidade de atrair clientes.
Para transformar o Instagram em uma excelente vitrine de vendas, é imprescindível adotar algumas estratégias.
Afinal, independente do tipo de produto escolhido para vender, é preciso saber como divulga-los no Instagram através do Stories.
Por isso, não importa se é
juul, vape, celulares ou móveis, é preciso usar as metodologias adequadas.
Para saber quais são elas, continue a leitura deste artigo e confira!
Como interagir no Instagram Stories de loja?
Para ter sucesso no seu negócio, é importante ter alguns cuidados quando optar usar o Instagram. Veja:
1- Imagens adequadas
Para que a sua marca seja bem vista é importante fazer a associação com o branding, em que a imagem é um dos elementos chave para a
criação de uma identidade visual que, de fato, a represente.
Nesse sentido, procure entender e fazer a definição conceitual da sua loja a fim de atrair o público-alvo certo. Feito isso, você deve começar a publicar as fotos!
Além de divulgar seus produtos, utilize as fotos de modo criativo e informativo também, demonstrando, por exemplo, um estilo de vida o qual condiz com os ideais do seu negócio.
É extremamente importante que você busque sempre explorar as imagens do que você deseja vender de forma humanizada para criar uma identificação e uma aproximação com o seu público-alvo.
Além disso, não deixe de prezar por uma boa iluminação, de utilizar técnicas básicas de fotografia e de até mesmo de usar um filtro o qual já é capaz de tornar a foto mais atraente.
2- Hashtags coerentes
Para alcançar melhor o seu público-alvo, uma boa forma é utilizar as hashtags, que são uma espécie de palavras-chave as quais exercem a função de marcadores de conteúdo.
As hashtags são um grande diferencial no que diz respeito ao engajamento no Instagram, mas não abuse dessa ferramenta, não exagere na quantidade (o recomendável é utilizar cinco, no máximo, sempre após a descrição) e escolha as palavras que realmente tenham ligação com o seu nicho.
3- Local e horário
Uma das formas de gerar maior visibilidade é utilizando a opção do Instagram “adicionar o local” em suas publicações, com o objetivo de despertar o interesse dos clientes próximos.
Outro ponto o qual você deve atentar-se, a fim de melhorar o engajamento, é fazer o estudo e análise dos melhores horários para fazer uma publicação.
Embora não exista uma recomendação oficial de horário para postagem, existem períodos do dia e da semana que possuem um maior volume de pessoas online, o que é imprescindível para seu negócio crescer.
4- Sorteios e parcerias
Você pode conquistar mais clientes promovendo sorteios e parcerias, haja vista ser uma ótima uma maneira de aumentar a audiência da marca.
Fechar parcerias com influenciadores digitais os são referências e que são coerentes aos valores de sua marca pode ser uma grande aposta e uma excelente estratégia de marketing.
5- Stories
Por fim, mas não menos importante, utilizar os stories é uma escolha eficiente de divulgar sua marca. Com esse recurso, você pode:
- Utilizar filtros divertidos e animados que são disponibilizados pelo próprio Instagram e até mesmo criar o seu próprio filtro;
- Inserir links, a fim de encaminhar os seus seguidores para o local correto para acessar a sua loja e comprar determinado produto ou serviço;
- Fazer enquetes e abrir caixinhas de perguntas para interagir com os seus seguidores;
- Criar um espaço fora do feed, chamado de destaques;
- Colocar nos stories os feedbacks e depoimentos positivos de seus clientes para incentivar outras pessoas a comparem;
- Dar algumas dicas do seu produto e/ou serviço, com ideias de como usar, combinar ou aplicar;
- E muito mais.
Conclusão
Agora que você está por dentro de tudo sobre explorar os recursos do Instagram, incluindo os stories, está na hora de colocar todo esse aprendizado em prática.