09/02/2022 às 10h20min - Atualizada em 09/02/2022 às 10h13min

Como cuidar da pele do rosto com cravos e espinhas

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Músico, escritor, formado em investigação forense e perícia criminal

AB Notícia News

Cravos e espinhas na pele do rosto também é um problema conhecido como acne. Consiste em uma inflamação nas suas glândulas sebáceas e nos folículos pilossebáceos. Os nomes são complicados, mas a forma de prevenir e curar cravos e espinhas não precisa ser um desafio.

 

Os cravos e as espinhas aparecem com mais frequência no seu rosto. É comum também ter esse tipo de inflamação em locais como ombros, peito e costas.

O aparecimento de cravos e espinhas é mais comum na juventude, época da pré-adolescência e adolescência.

 

O aparecimento de espinhas e cravos na juventude está relacionado com a fabricação de hormônios sexuais que alteram as características da pele e afetam as glândulas sebáceas, que começam a produzir mais secreção.

 

As glândulas sebáceas são partes de nosso organismo responsáveis por produzir o sebo. O nome pode parecer nojento, mas é isso mesmo. O sebo faz a lubrificação da pele e dos pelos.


As glândulas sebáceas possuem ductos que terminam nos folículos pilosos. Em algumas ocasiões, as células da pele nos folículos pilosos fabricam muita queratina. Isso ocasiona na obstrução dos buracos.

Essa obstrução acumula sebo e é por isso que os cravos se formam. Já quando bactérias são desenvolvidas dentro dos folículos, ocorre a inflamação e o aparecimento de espinhas.

 

Como cuidar da pele com cravos e espinhas?

 

Há maneiras de prevenir cravos e espinhas, além de curá-las definitivamente. Há muitas circunstâncias em que esse tipo de inflamação pode aparecer em diversos lugares do corpo, mas o problema geralmente é mais aparente na pele do rosto. Entenda como cuidar da pele com cravos e espinhas.
 

1.     Escolha realizar limpeza de pele com um especialista

Uma limpeza de pele é um procedimento realizado por um especialista para tirar impurezas do rosto. Há maneiras caseiras de realizar uma limpeza de pele.

No entanto, procure por um profissional qualificado. A limpeza de pele previne o aparecimento de cravos e espinhas, mas pode tratá-las também.

A frequência para realizar a limpeza depende do seu tipo de pele. 

 

Caso você tenha pele oleosa, mas não tem muitas inflamações de cravos e espinhas, você pode fazer o tratamento a cada 3 meses. Caso você tenha espinhas e cravos, o ideal é realizar o procedimento mensalmente.


Se você tiver dúvidas sobre seu tipo de pele e a frequência para realizar a limpeza, consulte o profissional especializado, cujo mais indicado é um dermatologista.
 

2.    Mantenha o hábito de deixar a pele limpa

Ter uma boa rotina de skincare é uma ótima opção para deixar seu rosto saudável. Skincare é um termo em inglês que significa “cuidar da pele”.
Ou seja, uma rotina de
skincare é a utilização de produtos para cuidados com seu rosto, tanto durante o dia quanto à noite.


É recomendado que você passe por uma consulta com um dermatologista para entender qual seu tipo de pele e quais são os cuidados que você deve ter com o rosto.

Há produtos específicos para cada tipo de pele. Além disso, cada rosto precisa de cuidados diferentes.

 

Uma boa skincare conta com um sabonete para lavar o rosto, hidratante de rosto e outros produtos indicados por um especialista. Manter a pele sempre limpa evita cravos e espinhas, além de ajudar a curá-las.


3.     Utilize protetor solar mesmo durante à noite

Todas essas dicas valem para mulheres de todas as idades, desde as mais jovens, até adultas ou acompanhantes trans. Um cuidado essencial nos dias de hoje é passar protetor solar diariamente, não apenas no rosto.

 

Não acredite no senso comum de que aplicar protetor solar favorece o aparecimento de cravos e espinhas. É totalmente o contrário. O sol aumenta a quantidade de sebo no seu rosto.

Conforme já visto, quanto mais sebo obstruindo as passagens dos folículos pilosos, maior é a incidência de cravos e espinhas. Por isso que em estações com altas temperaturas, os cravos e espinhas tendem a aparecer mais.

 

Dessa forma, utilize protetor solar mesmo durante à noite e em casa. Isso porque os vidros não protegem você contra os raios UVA, além de luzes artificiais também causarem mal ao rosto, entre outros fatores.

Consulte um dermatologista para saber qual é o melhor protetor solar para sua pele.

 
Link
Leia Também »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia