31/01/2022 às 09h07min - Atualizada em 31/01/2022 às 09h06min

Como manter as consultas agendadas de uma clínica médica dentro do horário marcado

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Músico, escritor, formado em investigação forense e perícia criminal

AB Notícia News

Saber como manter as consultas agendadas de uma clínica médica dentro do horário marcado é algo essencial para todo gestor médico. Afinal de contas, consultas atrasadas costumam gerar prejuízos de vários tipos: é um horário pago ao médico que ele não trabalha, é prejuízo da qualidade da consulta, atrapalha os outros pacientes, reduz a imagem da sua marca e por aí vai. É por isso que todo bom sistema para clínica médica tem uma análise de atrasos e o seu impacto nas finanças da empresa.

Mas como agir para conseguir evitar atrasos e faltas no seu planejamento? O que fazer e como manter as consultas agendadas de uma clínica médica dentro do horário marcado? Existe alguma coisa a fazer ou será que depende muito da sorte? Se você tem sofrido com muitos atrasos ou faltas na sua empresa, o melhor a fazer é traçar alguns planos para resolver a situação. É claro que é impossível ter 0 faltas na sua clínica, já que grande parte delas são completamente alheias aos seus esforços, mas dá para reduzir bastante esse número com algumas ações básicas.

Quer saber como manter as consultas agendadas de uma clínica médica dentro do horário marcado? Então siga a leitura do artigo abaixo com atenção!

Como manter as consultas agendadas de uma clínica médica dentro do horário marcado: 5 ações

1. Avise o seu paciente com antecedência e relembre-o um dia antes da consulta 

Muitos dos atrasos e faltas acontecem por esquecimento dos pacientes, o que quer dizer que é possível criar ações para ajudá-los a se lembrarem das consultas marcadas. Por exemplo, você pode usar o WhatsApp para comunicar-se com os clientes e confirmar a presença um dia antes (o app está em 99% de todos os smartphones no Brasil). Você pode ir além ainda e, caso tenha o endereço do paciente, é possível linká-lo com o endereço da clínica, usando o Google Maps, e enviar um lembrete dizendo "você deve sair x minutos antes de casa para poder chegar a tempo"

 

2. Entenda o tempo médio de atendimento de cada médico

Há também os casos em que o atraso parte da quantidade de consultas agendadas naquele dia. Se cada médico atrasar 5 minutos, em um dia com 4 consultas, o último horário terá 20 minutos de atrasos acumulados.

Para driblar esse problema, busque conhecer a rotina de cada médico atuante em sua clínica e o tempo médio que cada um leva em suas consultas. Quando efetuar os agendamentos, acrescente um intervalo para dar margem para possíveis atrasos e remanejamento de horários.

3. Não sobrecarregue a agenda do médico

Não marque consultas grudadas umas às outras, mesmo se o médico tiver o hábito de não se prolongar em atendimento. É importante deixar espaço para que tanto o paciente quanto o especialista possam parar para ir ao banheiro, beber água, ou atrasar-se sem afetar as outras consultas.  

Os médicos também precisam de espaço na agenda para não se sentirem pressionados com o tempo e poderem exercer corretamente suas funções, com calma e atenção, sem se sobrecarregarem com a quantidade de pacientes diários.

4. Tenha uma política clara de cancelamento de consultas

Cada clínica tem a sua própria política de cancelamento ou adiamento de consultas dentro do que a lei permite, de acordo com cada tipo de atendimento. Determine qual é a política de sua clínica a respeito dos cancelamentos, e lembre-se de comunicar os pacientes quando efetuarem o agendamento, além de deixar essa informação à vista no site, redes sociais e em sinalizações dentro da clínica. 

Educar seus pacientes a respeito das políticas do local reduz drasticamente o número de faltas e atrasos, além de evitar descontentamento e situações de conflito no futuro.

5. Prepare relatórios dos clientes e tenha procedimentos padronizados

Uma forma de agilizar as consultas é criando um relatório de pré-atendimento com as principais queixas de cada paciente e a pré-avaliação com medição de temperatura, peso e pressão arterial. Essa ação, além de poupar tempo e preparar os médicos para cada caso, também mantém os pacientes ocupados, o que diminui a sensação de espera pelo atendimento. 

Criar esse e outros procedimentos padronizados deixa o tempo de consulta mais previsível e evita que um atendimento interpole o outro, causando uma bola de neve de atrasos. 

Pronto! Agora que você viu como manter as consultas agendadas de uma clínica médica dentro do horário marcado, é hora de adotar algumas dessas medidas para garantir menos atrasos e mais previsibilidade dentro do seu negócio. Não esqueça que, apesar de estar na área da Saúde, uma clínica é uma empresa e precisa de um fluxo estável e previsível de receita para ser bem administrada. Sem isso, ficará difícil garantir que o negócio seguirá prosperando e ajudando as pessoas que se consultam ou fazem tratamento por lá.

Gostou do conteúdo? Então comente abaixo dizendo quais dicas você acha importante para reduzir atrasos nas consultas.

Link
Leia Também »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia