26/01/2022 às 09h59min - Atualizada em 26/01/2022 às 09h58min

O Brasil tem Salto de Crescimento no Comércio Eletrônico

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Músico, escritor, formado em investigação forense e perícia criminal

AB Notícia news
O setor de vendas online registrou um salto recorde em 2021, refletindo o aumento na demanda, não só por conta da pandemia de coronavírus, mas se deve também ao maior número de empresas que decidiram entrar no comércio eletrônico.
Isso não ocorre por acaso, a mudança de hábitos da população brasileira já é algo notável, a média de uso de celulares aqui no Brasil é de 5,4 horas por dia, a maior média diária do mundo. Em um cenário como esse, é quase impossível não pensar no quanto a nossa vida está ligada à praticidade que o smartphone proporciona, através dos seus mais variados tipos de apps.
Falando em números recentes, o comércio eletrônico chegou a R$35,2 bilhões em vendas entre janeiro e março de 2021, registrando um aumento de 72,2% na comparação com 2020. Além disso, o tíquete médio das compras aumentou 9,4% e atingiu R$447,90 no período. Um relatório da NeoTrust aponta que março de 2021 foi o maior mês da história em volume de vendas do comércio eletrônico no país.
 
Tendencias do Mercado de e-commerce
Devido ao desenvolvimento tecnológico e ao ambiente de pagamentos em rápida mudança, fazer compras online está muito mais fácil para os consumidores. A maneira como compramos e pagamos por nossos produtos e serviços segue em reinvenção. Não é à toa, que as demandas têm feito empresas gigantes do setor de varejo focarem totalmente no comércio online, como é o caso da Netshoes e da Amazon.
Mas essa tendência não serve somente para as grandes varejistas, atualmente, existem vários outros tipos de serviços disponíveis para compra e venda online, entre eles estão: a revenda de hospedagem (Locaweb, Hostgator), o mercado de venda de fotos para websites (Shuttershock) e as apostas esportivas (https://casino.netbet.com/br/).
 
Experiência dos consumidores deve ser prioridade para as empresas
O comércio online é, sem dúvida, um dos principais pontos de contato das marcas com os usuários. Por isso, a experiência do consumidor deve ser prioridade para as empresas e, com as expectativas dos consumidores em torno da experiência de comércio eletrônico mais altas do que nunca, a necessidade das empresas de fornecer uma experiência de e-commerce excepcional para seus clientes nunca foi tão essencial — desde uma entrega barata e eficiente no dia seguinte até provadores virtuais onde você pode experimentar roupas no conforto da sua própria sala de estar.
Uma das opções para colocar o cliente no centro das ações é usar soluções analíticas para conhecer e entender a jornada dele no empreendimento. Para isso, é preciso aliar conteúdo, usabilidade e dados, mapear e lançar mão de métodos que satisfaçam, com precisão, as necessidades dos clientes, é o novo desafio do comércio eletrônico.
Para conhecer bem o cliente, as soluções utilizadas pelas empresas devem incluir ferramentas analíticas e de big data, Isso serve de ponto de partida para a próxima jornada, que abrange a integração da jornada do cliente em múltiplos canais.
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