20/01/2022 às 10h50min - Atualizada em 20/01/2022 às 10h49min

Como andar pela cidade de São Paulo?

​Além de ônibus, metrô, táxis e aplicativos de transporte, a capital paulista é um bom lugar para fazer várias coisas caminhando ou de bicicleta

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Músico, escritor, formado em investigação forense e perícia criminal

AB Notícia news
São Paulo é a maior cidade do Brasil. Na verdade, é também a maior da América Latina e uma das maiores do mundo. É uma cidade gigante, com mais de 12 milhões de habitantes e gente de todo canto, o que faz com que seja um lugar interessante para se visitar, com opções de programas para todos os públicos.
 
No entanto, justamente o que a metrópole tem de mais interessante também assusta a qualquer visitante que compra uma passagem de ônibus para SP pela primeira vez: o tamanho. São 1.521,110 km² de território, o que quer dizer que muitos lugares ficam a uma longa distância de outros.
 
Apesar do enorme desafio, a mobilidade urbana da cidade é referência em comparação com outras cidades brasileiras. Se estamos falando do centro expandido, região mais visitada da cidade, onde fica a Avenida Paulista e a região da 25 de março, por exemplo, mais ainda, pois há muitas opções.
 
No centro ainda é possível fazer várias coisas caminhando ou de bicicleta, e o clima ameno da cidade favorece a atividade em boa parte dos dias, pelo menos quando não chove. Vários pontos turísticos ficam próximos uns dos outros, o que também é um atrativo para quem prefere o prazer de caminhar pela cidade.
 
É possível alugar bikes nas principais avenidas e pontos turísticos e há ciclovias em todo o centro, o que também é um diferencial da capital paulista. Aliás, é possível ir de bicicleta mesmo para áreas afastadas do centro, mas para isso você vai precisar de um mapa (ainda bem que o Google Maps ajuda) e um bom preparo físico.
 
A cidade tem táxis, que têm exclusividade em alguns corredores em determinados horários, mas o visitante precisa estar atento à distância, sob o risco de acabar tendo que pagar caro pelo deslocamento. O mesmo vale para os aplicativos de carro, ótimos para pequenas distâncias, mas nem tanto para as longas.
 
As opções de transporte público também são várias. Essa diversidade pode confundir quem não vive na capital paulista; no entanto, não é tão complexo quanto pode parecer. A gente explica tudo a seguir.

Metrôs, trens e ônibus para os 4 cantos

Dentro da capital, circulam ônibus da prefeitura, ônibus intermunicipais da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), o metrô e os trens da Companhia Paulista de Trens Urbanos (CPTM). Esse sistema é integrado e, por um prazo determinado, é possível pagar tarifa reduzida na integração entre eles.
 
O valor da tarifa para os ônibus da região metropolitana é unificado e até o dia em que esse artigo foi escrito custava R$ 4,40. Os bilhetes de trem e metrô podem ser comprados nas estações ou pela internet e os ônibus têm cobradores que facilitam a transação.
 
O metrô roda por mais de 100 quilômetros de extensão em linhas que ligam praticamente todas as regiões da cidade, complementadas pelos trens, que chegam também a outras cidades, como as do ABC paulista, Santo André, São Bernardo e São Caetano.
 
Para andar de metrô e trem é bom que você tenha um mapa, que é disponibilizado online por um aplicativo e nas próprias estações. Também existem aplicativos que te informam quais ônibus você deve pegar e também os horários em que eles passam em cada local, uma mão na roda para os visitantes.
 
Um detalhe importante que os visitantes precisam saber é que as principais estações de metrô/trem e pontos de ônibus costumam ficar lotadas nos horários de pico, porque é muita gente. Assim, quem tem a agenda mais flexível, deve preferir os horários alternativos para se deslocar, fugindo também do trânsito.
 
 
Link
Leia Também »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia