14/01/2022 às 16h23min - Atualizada em 14/01/2022 às 16h22min

Realizar a vistoria do veículo garante a sua segurança. Entenda

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Músico, escritor, formado em investigação forense e perícia criminal

AB Notícia news
Reprodução
Existem procedimentos que têm o objetivo de garantir o perfeito funcionamento dos veículos. O principal deles é a vistoria veicular, que além de verificar o funcionamento dos equipamentos dos automóveis, também faz uma checagem sobre a documentação.
 
Assim, o motorista sabe não apenas que seu carro está em condições de transitar, mas também tem segurança na hora de comprar um veículo seminovo. Neste texto, entenda do que se trata o procedimento e como ele garante a segurança do seu automóvel.

O que é vistoria veicular?

Essa é uma exigência prevista pela legislação brasileira definida para alguns casos específicos. Esse termo é utilizado para quando se faz uma avaliação do estado dos automóveis, verificando suas condições de conservação e manutenção, entre outros aspectos.
 
Esse procedimento é feito por um profissional com experiência de algum dos órgãos executivos de trânsito dos estados. A avaliação é feita visualmente, sem o uso de equipamentos de testes mais avançados. Além de avaliar o veículo e partes como motor, carroceria e gravações do chassi, também é feita uma conferência dos documentos do veículo e de seu histórico.
 
O principal objetivo da vistoria é assegurar que o automóvel esteja em boas condições para transitar pelas vias públicas do país, não oferecendo riscos ao motorista e aos demais. Por meio dela, evita-se que veículos sem condições de trânsito ou fora das especificações dos fabricantes sejam legalizados e possam circular.
 
Além disso, a vistoria assegura a legitimidade da propriedade e autenticidade dos documentos do veículo, o que é fundamental na hora de vender um automóvel para outra pessoa.

Vistoria e inspeção veicular são a mesma coisa?

Apesar de utilizarem termos parecidos, esses são dois processos distintos. A vistoria, além das características citadas, é obrigatória para casos de transferência e regularização veicular, além de permitir o licenciamento dos modelos que tenham mais de 5 anos de fabricação.
 
Já a inspeção é feita por um técnico, habilitado no CREA, que avalia as condições do veículo utilizando equipamentos para testar as diferentes partes do automóvel, a fim de assegurar seu correto funcionamento. Normalmente, a inspeção é necessária quando o proprietário altera uma característica do carro, como mudança no motor, na roda ou, ainda, a implantação do GNV (Gás Natural Veicular).

Tipos de vistoria

Existem diferentes tipos de vistorias, cada uma com uma finalidade específica. Conheça um pouco mais sobre elas.

Vistoria para transferência de veículo

Nesse caso, a vistoria tem o objetivo de avaliar as condições gerais do carro, assegurando que está tudo em ordem e que o número do chassi não foi adulterado. É um procedimento feito pelo Detran ou por empresas credenciadas.
 
Além da transferência veicular para um novo dono, ela também acontece quando há transferência de cidade, financiamento de carro e quando o veículo é procedente de busca e apreensão. Também deve ser feita quando o automóvel teve ocorrência de sinistro ou sofreu alterações em suas características.

Laudo Veicular

Feita pelo Detran ou por empresas autorizadas, é um tipo feito para atestar as condições técnicas e gerais do automóvel. Ela acontece quando há mudança de qualquer característica do carro ou quando o veículo tenha tido qualquer ocorrência de sinistro.

Laudo de Vistoria

Esse procedimento, além de avaliar as condições gerais do veículo, também atesta a ocorrência de adulteração no número do motor e/ou do número do chassi. Nesse caso, a vistoria é realizada apenas pelo Detran e acontece quando o motorista solicita a 2ª via do CRV e CRLV.

O que fazer caso meu veículo seja reprovado na vistoria?

Caso o Detran emita um relatório reprovando o seu veículo na vistoria, a orientação do órgão é que o motorista solicite um novo teste. Se o problema aponta persistir, ele será reprovado novamente e terá 30 dias para regularizar a situação e realizar uma nova vistoria.
 
Caso o problema detectado seja em um equipamento obrigatório, o veículo será retido até que a situação seja regularizada pelo proprietário. Vale destacar que a vistoria só é possível caso o IPVA do automóvel esteja em dia.
 
Link
Leia Também »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia