12/01/2022 às 10h02min - Atualizada em 12/01/2022 às 10h00min

Meu dinheiro sumiu da conta: O que fazer?

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Músico, escritor, formado em investigação forense e perícia criminal

AB Notícia news
Se o seu dinheiro sumiu da conta e você não sabe como resolver a situação, continue essa leitura e veja como agir agora!
Atualmente, milhões de brasileiros deixam o seu dinheiro em contas correntes ou até mesmo em conta poupança.

Afinal, isso é muito mais seguro e prático do que andar com o dinheiro em espécie no bolso, não é mesmo? No entanto, o que fazer se esse dinheiro simplesmente desaparecer da sua conta?

Para te ajudar a entender melhor como agir diante desse tipo de problema, elaboramos um post completo sobre o assunto. Aproveite!

Meu dinheiro sumiu da conta. Como devo proceder?

Antes de mais nada, se você percebeu que seu dinheiro simplesmente sumiu da conta, recomendamos que você respire fundo e que tenha calma para resolver o problema.

Em seguida, siga o passo a passo que deixa abaixo para resolver essa situação. Continue a leitura.

Faça um Boletim de Ocorrência

Primeiramente, é indispensável que você procure uma delegacia física ou até mesmo uma delegacia virtual para você fazer um Boletim de Ocorrência.
O B.O. se trata de um documento que comprova que realmente houve um problema na sua conta corrente ou com a sua conta poupança e que o dinheiro simplesmente desapareceu deste local.

Entre em contato com o seu banco

Sob o mesmo ponto de vista, depois de fazer o B.O. é importante que você entre em contato com o seu banco para verificar o que aconteceu.
Infelizmente, uma ação de golpistas pode ter acontecido com a sua conta ou até mesmo algum problema da sua instituição financeira.

Em resumo, para resolver qualquer problema com a sua conta, o importante é que você entre em contato com o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) do seu banco para resolver essa situação o quanto antes.

Denuncie no Procon e em sites de defesa do consumidor

Por fim, caso um diálogo com a instituição financeira não resolva o seu problema, você pode entrar em contato com o Procon do seu estado, com o site consumidor.gov.br ou até mesmo com a plataforma Reclame Aqui para tentar resolver esse tipo de situação.

Se em nenhuma dessas abordagens você conseguir uma solução, deve procurar a Defensoria Pública da sua região ou até mesmo um advogado para lidar com tal problema bancário.

Cuidados importantes para não sofrer golpes na conta corrente ou poupança

Ao passo que você sabe o que fazer se o dinheiro da conta sumir, é imprescindível que você siga algumas dicas muito simples, mas bastante eficazes para proteger a sua conta bancária de ataque e até mesmo de golpes financeiros. Veja só!

Tenha cuidado com os seus dados

De antemão, a primeira dica é que você jamais compartilhe a sua senha com ninguém, nem mesmo com familiares ou amigos.
Ademais, tome cuidado e sempre utilize senhas bastante difíceis e jamais números repetidos, sequenciais e nem mesmo a sua data de aniversário.
Além disso, também é muito importante que você tenha cuidado na hora de utilizar a maquininha em lojas físicas. Afinal, muitos desses locais podem clonar o seu cartão de crédito.

Nesse sentido, temos um post completo sobre clonagem de cartão. Você pode ler esse conteúdo em nosso portal para saber como se proteger desse tipo de problema.

Atenção com as compras feitas no mundo virtual

Sob o mesmo ponto de vista, muita cautela com as compras online e sempre utilize o seu cartão virtual para fazer compras na internet.
Isso garante a segurança para você, para o seu cartão e, consequentemente, para o seu dinheiro.

O golpe é algo que sempre existiu e que sempre existirá. Dessa forma, é imprescindível que tenhamos bastante cuidado com as nossas informações pessoais e também com os nossos dados bancários.

Acompanhe o nosso portal e saiba mais sobre o universo do dinheiro

Se você gosta de ler sobre sistema bancário e finanças, assine a nossa newsletter. Desse modo, você poderá receber nossos conteúdos exclusivos na sua caixa de e-mail.

Assim, saberá como se proteger e como lidar com o seu dinheiro de uma forma muito mais madura e inteligente.

Nesta matéria você viu como proceder se notar que o seu dinheiro sumiu da conta; seja ela corrente ou poupança. Leia outras matérias com dicas sobre bem-estar financeiro e segurança em nosso site.
 
Link
Leia Também »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia