05/01/2022 às 15h41min - Atualizada em 05/01/2022 às 15h40min

Fisioterapia respiratória: o que é?

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Músico, escritor, formado em investigação forense e perícia criminal

AB Notícia news

Pode ser que você esteja procurando fisioterapia respiratória em Itaim Bibi, Alphaville ou em qualquer outra localização. Mas, antes de fazer uma escolha, é importante entender sobre o que se trata esse tipo de fisioterapia. 

 

Muitas pessoas não sabem que a fisioterapia respiratória existe, mas sabem que existem doenças que atingem o sistema respiratório, já que elas atingem vários indivíduos.

 

Algumas dessas doenças são muito conhecidas, como bronquite e asma. A fisioterapia respiratória tem como objetivo prevenir e tratar determinadas condições que afetam a respiração. 

 

Ela é aplicada para auxiliar na inspiração e expiração dos pacientes. Isso é possível porque essa terapia possui determinadas técnicas e métodos que ajudam pacientes que possuem pulmões sensibilizados. 

 

Quer saber mais sobre a fisioterapia respiratória? 

 

Continue a leitura e entenda para quais casos ela é indicada e como funciona! 

 

Boa leitura! 

 

Para que serve a fisioterapia respiratória? 

Bem, você já deve ter compreendido que a fisioterapia respiratória é indicada para a prevenção e tratamento de doenças relacionadas ao sistema respiratório (pulmão). 

 

Dito isso, também é importante que entenda que ela tem como objetivo:

 
  • Remover secreções do pulmão e das vias aéreas;

  • Melhorar a oxigenação do sangue;

  • Auxiliar na expansão pulmonar;

  • Reduzir o trabalho respiratória;

  • Conduzir para a reeducação da função respiratória;

  • Tratar doenças respiratórias;

  • Evitar complicações de determinadas doenças. 

 

Indicações da fisioterapia respiratória

A fisioterapia respiratória pode ser indicada para a prevenção e tratamento das seguintes doenças:

 
  • As brônquica;

  • Bronquite crônica;

  • Enfisema pulmonar;

  • Bronquiolite;

  • Fibrose cística;

  • Outras condições respiratórias. 

 

Além disso, esse tipo de fisioterapia é indicado para pacientes que irão passar por determinados tipos de cirurgias. 

 

Isso porque ela consegue atuar de forma preventiva, tanto melhor o condicionamento físico do paciente pré-cirurgia, quanto para que ele não tenha sua capacidade respiratória afetada no pós-cirurgia. 

 

Outra indicação da terapia respiratória é para pessoas que possuem distúrbios de sono. Ou seja, por exemplo, pessoas que possuem apneia do sono. 

 

Técnicas da fisioterapia respiratória 

Dependendo da condição do paciente, a fisioterapia respiratória pode ser aplicada durante curto, médio e longo prazo. 

 

Também é importante deixar claro que o paciente pode se beneficiar com esse tipo de fisioterapia mesmo que ele não tenha sido diagnosticado com alguma doença. Afinal de contas, ela é capaz de aumentar a capacidade pulmonar. 

 

Veja a seguir algumas das técnicas da fisioterapia respiratória: 

 

1. Estímulo da respiração diafragmática

Esse nada mais é do que um exercício aplicado com o objetivo de fortalecer o diafragma do paciente. 

 

Pode ser que você saiba ou não, mas o diafragma é um músculo que "empurra" o abdômen, o que auxilia na inspiração e expiração. 

 

O exercício da fisioterapia respiratória é aplicado da seguinte maneira: o paciente precisa levantar ou abrir os braços no momento de inspirar o ar e voltar os braços ao normal ao expirar. 

 

Também é possível fazer o exercício de outra forma. Basta abrir os braços quando inspirar, segurar por 10 segundos e, depois, soltar o ar. 

 

2. Uso do incentivador respiratório

Existe um aparelho chamado incentivador respiratório que é ótimo para aplicar a fisioterapia respiratória. 

 

Basicamente, ele é um tubo que ajuda nas inspirações profundas. O aparelho conta com esferas que se movimentam sempre que o paciente respira por meio do seu bocal. 

 

Nesse caso, o objetivo é que ocorra a inspiração e expiração para que as esferas subam. Com isso, é possível incentivar a força muscular, o que é muito importante para o sistema respiratório.

 

Fisioterapia respiratória e Covid-19

Como já citamos, a fisioterapia respiratória é indicada para pessoas que possuem certas doenças que afetam o sistema respiratório, e são muitos pacientes que sofrem com essas condições. 

 

Especialmente quando se trata de idosos, é muito importante ter cuidado com o sistema respiratório, já que eles são mais frágeis — o que também afeta os pulmões. 

 

Como pessoas idosas costumam passar muito tempo deitadas, também pode acontecer do pulmão acumular secreções, o que pode provocar problemas de saúde. 

 

No entanto, existe mais uma questão importante desde o ano passado: a pandemia de Covid-19. 

 

Devido a quarentena, muitas pessoas ficaram em casa, deitadas, sem fazer exercícios físicos. Os resultados desse comportamento são diversos, mas um deles é o acúmulo de secreção no pulmão e a redução da capacidade pulmonar. 

Além disso, claro, tem a questão dos sintomas, complicações e sequelas provocadas pela Covid-19, atinge especialmente os pulmões. 

Portanto, a fisioterapia respiratória é mais necessária do que nunca! Ela tem um papel extremamente importante durante e depois da Covid-19.
 

Últimas considerações

A fisioterapia respiratória é muito importante para diferentes objetivos, seja para ajudar pessoas com doenças respiratórias, quanto para quem sofre com distúrbios do sono. 

 

Além disso, é importante reforçar que ela não é aplicada somente para tratar doenças, mas também para preveni-las, já que pode deixar os músculos mais fortes, melhorar a respiração e assim por diante. 

 

Esperamos que tenha gostado do conteúdo e que agora esteja mais claro o que é fisioterapia respiratória. 

 

Porém, lembre-se que é sempre importante consultar um médico para obter mais informações e receber as recomendações adequadas para a sua necessidade. 

Link
Leia Também »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia