28/12/2021 às 08h48min - Atualizada em 28/12/2021 às 08h43min

Como funciona o mercado digital para designers?

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Músico, escritor, formado em investigação forense e perícia criminal

AB Notícia news

O mercado digital segue crescendo através da grande quantidade de negócios e vendas realizados diariamente através dele. Com tantas empresas convivendo em um mesmo espaço, elas precisam encontrar formas de se destacar, de chamar a atenção do cliente através da comunicação visual.

 

Nesse sentido, entra o trabalho do designer. Esse profissional é responsável pela programação visual nos diversos meios digitais. Sendo assim, o designer trabalha com  textos e ilustrações a fim de compor soluções criativas através dos fundamentos do design para comunicar algo.

 

Diante disso, na medida em que o mercado digital se expande com cada vez mais negócios sendo realizados através do mercado digital, este se torna uma opção de visibilidade e de trabalho para o designer.

 

Assim, cabe ao designer planejar, e produzir a comunicação visual para:

  • redes sociais;

  • sites;

  • e-books;

  • e outros.

 

No entanto, o designer também pode atuar com UX, UI, direção de arte, identidade visual e arquitetura de informação, entre outros.

 

Oportunidades de trabalho no mercado digital para designers

O mercado digital é uma transposição do mercado tradicional para a internet. Logo, as mesmas demandas que existem para um designer tradicional são exigidas para o mercado digital pois os fundamentos da profissão não mudam. 

 

Então, o designer pode desenvolver projetos de comunicação visual em:

  • agências de publicidade;

  • departamento de comunicação e marketing de empresas;

  • produtoras de games e animações;

  • entre outros.

 

Mas, como o mercado digital está em expansão, muitos designers estão empreendendo. Isto é, montando seus próprios negócios no mercado digital.

 

Portanto, além de oferecerem seus serviços diretamente para clientes que precisam deles, eles também criam cursos para quem deseja se capacitar em design.

 

E a demanda por esses cursos cresce diariamente, uma vez que as oportunidades de trabalho são tantas e os ganhos atraentes, levando muitas pessoas a mudar de área e especializar-se em Design para aproveitar a boa maré.

 

Tendência do mercado digital para os designers 

Além de oferecer muitas oportunidades de trabalho, o mercado digital exige novas competências e não apenas para os designers. 

 

Desta forma, os designer atuam também com o UX Design e UI Design, por exemplo.

 

O UX Design é focado na experiência do usuário. Assim, o profissional de UX Design trabalha para garantir a satisfação dos clientes em relação a um produto, além de atrair e manter sua atenção.

 

Já o UI Designer trabalha para garantir a criação de interfaces funcionais para os clientes, ou seja, que sejam fáceis de navegar e usar.

 

Assim concluímos que UX Design e UI Design se complementam para oferecer a melhor experiência para o usuário, através de soluções criativas, e potencializar os negócios de seus clientes.

 

Portanto, o profissional de design precisa atualizado sobre as novidades, tanto relacionadas ás competẽncias, como ferramentas e programas que o mercado digital exige.

 

Conclusão

O mercado digital segue crescendo em termos de novas empresas e usuários. Sendo assim, torna-se necessário um número cada vez maior de profissionais que ofereçam soluções criativas para esses negócios digitais. E entre as várias profissões está o designer.

 

Assim, o designer é o responsável por oferecer soluções criativas para as empresas de forma a atrair e cativar a atenção dos clientes e aumentar a quantidade de vendas.

 

O mercado digital mostra-se muito promissor para o designer, que deve manter-se atualizado, uma vez que no mercado digital as coisas mudam muito rápido. Além disso, o mercado digital também exige novas competências desses pŕofissionais como o UX Design e UI designs.

 

Além do mais, também cresce o número de designers que empreendem no mercado digital, vendendo seus serviços ou cursos para quem deseja se tornar um designer. 

 

Portanto, o mercado digital é hoje um dos grandes locais de atuação do designer e que mais demanda seus serviços. Se você ainda não está no mercado digital, chegou  a hora de também fazer parte dele.

 
Link
Leia Também »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia