06/12/2021 às 15h18min - Atualizada em 06/12/2021 às 15h09min

Tecnologia na indústria: conheça as tendências para os próximos anos

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Músico, escritor, formado em investigação forense e perícia criminal

AB Notícia News
Acompanhar as tendências de tecnologia na indústria é um caminho sem volta. As empresas que insistem em ignorar esse tipo de conhecimento podem ter consequências graves para o seu negócio.
 
De acordo com um levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI), desde a pandemia causada pelo novo coronavírus, as organizações que investiram em indústria 4.0 tiveram mais lucros. Para completar, conseguiram permanecer ou ampliar o número de colaboradores.
 
Mas quais são os tipos de investimentos mais indicados para a indústria?
Quais são os impactos que eles trazem para a organização?
 
É isso que vamos discutir a partir de agora.

Sensores industriais

Um sensor industrial nada mais é que um dispositivo capaz de registrar informações sobre variáveis físicas, entre as quais: temperatura ou velocidade. A partir daí, esses dados são convertidos para que sejam lidos e compreendidos pela máquina ou pelo funcionário.
 
No mercado industrial, você pode encontrar vários modelos de sensores, em que são capazes de identificar um certo tipo de grandeza. Depois, ele transforma essa grandes em diversos tipos de sinais, como: elétricos, sonoros ou em dados.
 
O mais interessante é que as informações são lidas e convertidas por controladores, que podem estabelecer o funcionamento de partes fundamentais das máquinas, trazendo mais assertividade e controle dos processos.
 
A indústria 4.0 ganha um diferencial competitivo com os sensores, pois eles emitem dados essenciais para o processamento. Sem dúvidas, é uma ótima ferramenta oriunda do conceito de IoT (Internet Industrial das Coisas).
 
No site Ballast, você encontra ótimos sensores industriais.

Internet das Coisas (IOT)

A Internet das Coisas (IOT) nada mais é que a conexão entre dispositivos e sistemas que têm poder de trocar dados entre si por meio de sensores acoplados nesses dispositivos. Assim, você transforma informação em dados, garantindo uma tomada de decisão mais assertiva.
 
Um ponto positivo da Internet das Coisas é que ela pode ser aplicada de várias formas na indústria.
 
  • Substituir mão-de-obra em processos repetitivos;
  • Reduzir manutenções urgentes nas máquinas;
  • Acompanhar a produtividade dos equipamentos;
  • Monitorar processos por temperatura e umidade;
  • Evitar acidentes.

Inteligência artificial

A Inteligência Artificial (IA) tem um papel muito importante nas fábricas. Ela ajuda a diminuir os gastos do processo de produção.
 
Isso é possível porque ela aumenta o nível de assertividade, identificando a quantidade ideal de produtos que devem ser fornecidos aos distribuidores. De forma resumida, a IA permite errar menos, com menos gastos.

Cloud computing

Trata-se da computação em nuvem que está revolucionando diversos setores da sociedade, inclusive, a tecnologia na indústria. Ela permite o acesso remoto a sistemas, plataformas e documentos em qualquer do mundo. Não é necessário ir até a empresa para identificar uma informação importante.
 
Não é de hoje que a computação em nuvem é considerada uma tendência e, provavelmente, ela deve seguir na lista por muito anos, uma vez que ela traz diversos benefícios para a indústria.
 
Para se ter uma ideia, esse tipo de investimento reduz os gastos com infraestrutura, pois não é necessário adquirir compras, como hardware e software. Ele também garante economia de espaço físico e é capaz de melhorar a centralização de informações.

Robótica

No setor industrial, um robô pode desenvolver vários tipos de atividades. Dentre as mais comuns, encontram-se: fabricação, limpeza e manutenção.
 
Outro ponto positivo é que o robô consegue trabalhar com demandas que necessitam de precisão, força e repetição.
 
Esse tipo de investimento não está relacionado com a demissão em massa de outros colaboradores. Com os chamados COBOTS, ou robôs colaborativos, a sua indústria pode criar um espaço híbrido, garantindo um diferencial competitivo no mercado.
 
Após descobrir quais são as principais tendências da tecnologia na indústria, siga-nos nas redes sociais e conheça outras dicas que podem impactar o sucesso do seu negócio.
Link
Leia Também »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia