29/10/2021 às 10h56min - Atualizada em 29/10/2021 às 10h53min

Cuidados para nadar na praia no verão

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Músico, escritor, formado em investigação forense e perícia criminal

AB Notícia News
Existem muitos cuidados para nadar na praia no verão. Afinal de contas, o mar não é como uma piscina e, portanto, oferece uma série de riscos que devemos ter em mente para nos proteger, especialmente quando vamos nadar com crianças. Isso porque o afogamento no mar ainda é uma preocupação constante das autoridades de cidades litorâneas do Brasil.

Dito isso, o fato de que há um risco no mar não é o suficiente para afastar as pessoas das praias. Afinal, o risco é relativamente pequeno e, com alguns cuidados para nadar na praia no verão, é possível evitar esses riscos e ter uma experiência mais segura e protegida. No entanto, é vital manter os cuidados para não aumentar as probabilidades de ter problemas.

Quer saber quais cuidados para nadar na praia no verão? Então siga a leitura do artigo abaixo com atenção!

5 cuidados para nadar na praia no verão

1. Fique atenta às sinalizações da praia

O mar é volátil e pode oferecer muitos riscos, principalmente em época de chuva, ou na mudança brusca de temperatura. Ao chegar na praia, fique atenta às sinalizações colocadas no mar, como de maré cheia, ondas perigosas, presença de animais como tubarões ou água viva, derramamento de óleo e outras.

Se é a primeira vez visitando uma praia nova, observe onde estão localizados os salva-vidas e procure conhecer melhor o lugar antes de ir mais fundo ao mar.

2. Evite os horários de maré alta

A movimentação da maré tem horários diferentes de região para região, e de acordo com cada estação do ano também. Geralmente a maré começa a encher no final da tarde, por volta das 17h30, mas pode variar por diversos fatores. Por isso, o ideal é pesquisar tanto na internet quanto com os locais, antes de decidir ficar muito tempo na praia.

Estar no mar quando a maré enche pode ser muito perigoso, principalmente para quem não está acostumado, pois a cheia é imperceptível e pode colocá-la em uma situação de metros mais longe da costa.

3. Use roupas de banho seguras

Muitos biquínis bonitos não passam no teste da resistência das ondas do mar, deixando sua usuária em maus bocados em pleno mar. Alguns desamarram, outros simplesmente vão embora na primeira onda. Hoje, há muitas opções para quem quer estilo na praia, mas que também gosta de praticar atividades físicas ou simplesmente se divertir no mar ou no vôlei.

Opte por maiôs, biquínis sem amarração, ou uma mistura dos dois, como o maiô engana mamãe, que tem a estrutura frontal do maiô, e ainda assim oferece um bronzeado bonito na parte traseira, por se assemelhar a um biquíni.

4. Não nade sozinha em uma praia desconhecida

Sempre que visitar uma praia nova, vá acompanhada. Apesar de toda a diversão oferecida, são muitos os perigos presentes ao estar em contato com a natureza. Você pode, por exemplo, encontrar um animal venenoso, tanto na areia quanto na água. Pode também se deparar com uma corrente marítima mais forte do que previa, levando-a para mar aberto. Neste caso, ter alguém por perto pode salvar vidas.

A companhia também é útil para revezar na hora de tomar conta das coisas que ficaram na areia, como a carteira e o celular. Afinal, algumas praias são conhecidas pelo excesso de furto. Mesmo quando não está sozinha, lembre-se de sempre verificar aonde está a guarda costeira e o posto dos salva-vidas antes de se alocar.

5. Evite a corrente de retorno

Você sabia que 80% de todos os afogamentos que acontecem no Brasil têm lugar em regiões com corrente de retorno? Esse tipo de corrente é mais rápida, estreita e forte, normalmente formada em regiões de águas rasas e bancos de areia bem sedimentados, formando um corredor na faixa em que as ondas se quebram. Ela tem esse nome porque as águas formam uma corrente muito forte quando retornam para o mar, levando com elas tudo que estiver no caminho.

Por isso, é vital evitar nadar em áreas de corrente de retorno. Normalmente, elas estão bem sinalizadas e demarcadas nas praias brasileiras, com placas avisando onde as áreas de corrente de retorno começam e onde elas terminam.

Portanto, mantenha a sua atividade na água longe dessas áreas, especialmente se você estiver com crianças. No entanto, não pense que só os mais jovens estão vulneráveis a esse tipo de situação, pois a corrente de retorno é forte o suficiente para derrubar adultos e até nadadores profissionais.

Pronto! Viu só como não são muitos os cuidados para nadar na praia no verão? Com essas medidas de segurança simples, você e sua família estarão mais seguros para curtir o mar sem riscos e poderão se divertir mais despreocupadamente. Só lembre-se de manter a atenção ao ambiente para evitar problemas.
Gostou do conteúdo? Então compartilhe o artigo para que seus amigos e familiares também saibam se proteger no verão!
 
Link
Leia Também »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia