29/09/2021 às 14h47min - Atualizada em 29/09/2021 às 14h44min

Quais são as modalidades do ciclismo

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Músico, escritor, formado em investigação forense e perícia criminal

Você não precisa ser um especialista ou ter uma empresa como a Treep Bike para compreender quais são as modalidades do ciclismo e colocá-las em prática na sua vida. Se você quer aproveitar a tendência de crescimento dessa atividade física e começar a praticar com a sua bicicleta mais focadamente, então é importante conhecer as suas opções.

Normalmente, andar de bicicleta é visto como uma atividade para emagrecer ou um meio de transporte. Não há nada de errado nisso, claro. Na verdade, é ótimo que as pessoas se interessem por bicicletas e as utilizem no dia a dia. No entanto, andar de bike é diferente de praticar ciclismo. As diferentes modalidades do esporte são destinadas a quem quer realmente praticar o ciclismo no seu ritmo mais profundo.

Quer saber quais são as modalidades do ciclismo e ver se alguma interessa a você? Então siga a leitura do artigo abaixo com atenção!
 

Quais são as modalidades do ciclismo? 4 opções

 

1. Ciclismo de estrada

A modalidade mais comum de ciclismo é o ciclismo de estrada. Nessa modalidade, as provas e campeonatos são disputados de forma individual ou por equipe, focando em desempenhos por resistência ou tempo. Nas competições por resistência, todos os competidores largam juntos e, quem concluir o percurso primeiro, vence. No entanto, as competições são de longuíssima distância: nas provas masculinas a distância é de 150 a 200 quilômetros em média, enquanto nas provas femininas são de 60 a 100 quilômetros em média.

No entanto, já nas competições contra o tempo, os atletas largam em momentos diferentes e precisam completar o percurso total (normalmente de 40 quilômetros par ahomens e 20 quilômetros para mulheres) no menor tempo possível. Quem fazer a disputa no menor tempo, vence.

As bikes de ciclismo de estrada são chamadas de Speeds, sendo caracterizadas por terem pneus muito finos e leves, o que permite maior velocidade e até mais estabilidade.

2. Mountain Bike

O Mountain Bike é uma modalidade de ciclismo mais focada em aventura, emoções e manobras. Ela é caracterizada pela participação do ciclista em percursos de terra em montanhas, com muitas decidas e subidas, com possibilidade de ter obstáculos ou não. Existem muitos tipos de competições internas dentro do Mountain Bike, como a Downhill, Freeride ou Trip Trail, cada uma com um objetivo diferente.

Pode ser que um atleta seja o melhor do mundo em uma categoria, mas não tão bom assim em outra, por exemplo.
Para participar do Mountain Bike, é necessário ter bicicletas específicas para isso, que são mais resistentes e com pneus mais largos, mas tentando ser mais leves por causa das manobras.

É vital que os atletas consigam maior estabilidade naquels tipos de terrenos e possam evitar quedas que são muito perigosas.
 

3. BMX

O BMX é uma modalidade de ciclismo que é muito focada em habilidade, técnica e manobras. O foco das competições de BMX é, de fato, terminar o percurso da pista (que pode ter de 300 a 400 metros, em média) no menor tempo possível, mas lidando com todos os obstáculos e dificuldades que terão pelo caminho (esse é o nome da modalidade BMX Racing).

Já outra categoria do esporte é o BMX Freestyle, que é focado apenas em fazer manobras radicais em uma pista preparada. Quem faz as manobras de maior nota segundo os juízes, vence. É, de certa forma, semelhante ao surf ou ao skate park, esportes que fizeram sucesso nas Olimpíadas de Tóquio.

Para competir no BMX, é necessário usar bicicletas com pneus maiores para ter mais estabilidade do que nunca para as manobras. As próprias bicicletas tendem a ser bem menores em comparação a outras modalidades do ciclismo.

4. Ciclismo de pista

Uma das versões mais emocionantes do Ciclismo é o Ciclismo de Pista. Ele é composto por uma pista oval (parecido por aquelas de corridas nos EUA) onde os ciclistas devem correr uns contra os outros. São muitos tipos de competições no Ciclismo de Pista, como os de perseguição de equipes (os atletas devem alcançar os membros da equipe rival e ficar a 1 metro de proximidade), sprint e muito mais.

Um detalhe muito especial sobre o Ciclismo de Pista é que as bicicletas destinadas a essa modalidade não possuem freio. A sua frenagem é feita pelo pedal, especialmente pela queda natural de velocidade. Isso faz com que as partidas sejam muito mais emocionantes.

Pronto! Agora você já sabe quais são as modalidades do ciclismo e já pode começar a procurar praticar aquela que faz mais sentido para você. Considerando que não é fácil achar infraestrutura para o ciclismo de pista no Brasil, a modalidade de etrada costuma ser a mais comum, seguida de perto pelo BMX, muito praticado nos grandes centros urbanos. A Mountain

Bike também é popular, mas um pouco mais arriscada para iniciantes.

Gostou do conteúdo? Então compartilhe o artigo nas suas redes sociais e veja a opinião dos seus amigos sobre essas modalidades!
Link
Leia Também »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia