Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, a maioria dos profissionais buscam formas de vestir a camisa da empresa. Isso é muito importante, pois garante um diferencial competitivo na organização.
Para ajudá-lo a conquistar ótimos resultados, desenvolvemos uma lista com diversas orientações que podem ser aplicadas durante a rotina. Após a leitura deste artigo, você estará mais preparado para surpreender não só o seu líder, mas todas as pessoas que estão à sua volta.
1- Busque atualização na área
Um profissional de sucesso é aquele que nunca para de estudar. É impressionante como o mercado evoluiu nos últimos anos e a falta de conhecimento pode prejudicar a sua reputação na empresa. Por isso, acompanhe quais são as principais tendências da área e o que pode ser aplicado de diferente em sua companhia.
Engana-se quem pensa que a atualização está direcionada somente em relação a cursos. Pelo contrário, é possível aprender mais detalhes interessantes sobre a sua área com o apoio de podcasts, vídeos no
youtube, grupos de profissionais na internet, entre outros recursos.
2- Vá além do básico
Ao delegar uma determinada tarefa ou projeto, os líderes já esperam que o profissional consiga cumprir a missão de uma forma que seja necessário poucos ajustes ou nenhuma correção.
No entanto, para se destacar na empresa, pense em ir além do básico. Se você é um profissional de recursos humanos e tem como desafio cuidar da motivação dos colaboradores, por exemplo, trabalhe com outros recursos que vão além dos treinamentos corporativos. Uma
camiseta personalizada ou outro tipo de brinde pode criar um ambiente bastante descontraído no ambiente.
3- Use os livros ao seu favor
Existem diversas obras que impactam positivamente no desenvolvimento profissional. Esses conteúdos trazem dicas valiosas para se destacar na empresa e nos projetos que terá que enfrentar ao longo da carreira. Abaixo, selecionamos as melhores alternativas. Acompanhe.
- A arte de fazer acontecer - David Allen;
- A coragem de ser imperfeito - Brené Brown;
- As armas da persuasão - Robert Cialdini;
- Desvendando os segredos da linguagem corporal - Allan e Barbara Pease;
- Inteligência Emocional: A teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente - Daniel Goleman.
4- Aprenda a ouvir as pessoas
Uma das características mais valorizadas entre grande parte das organizações é a capacidade de saber ouvir. Não adianta ter muitas ideias interessantes se o profissional não permite que o outro colaborador da equipe apresente o seu ponto de vida em relação a um determinado problema.
Ao abrir espaço para o diálogo, você conseguirá receber orientações incríveis e que podem impactar diretamente no sucesso do seu projeto. Além disso, é possível perceber o quanto você respeita a opinião das outras pessoas e compreende a importância delas na organização.
5- Mantenha a organização
Em um primeiro momento, essa dica pode parecer óbvia, mas ela traz diversos benefícios para a sua rotina, como: mais credibilidade na empresa, mais produtividade, eficiência, entre outros.
6- Facilite o desenvolvimento do trabalho
Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, não é necessário ser líder de um time para desenvolver um bom relacionamento com os colegas de trabalho. Para isso, transmita a ideia de facilitador, mostrando o quando consegue solucionar conflitos e problemas que podem parecer complexos na organização.
Precisamos ser sinceros, caro leitor. É complicado adquirir as habilidades que foram mencionadas da noite para o dia. O mais indicado é ter paciência para entender como aperfeiçoar cada uma durante a sua rotina. Aos poucos, perceberá uma evolução interessante na rotina de trabalho.
Após descobrir as melhores dicas para aprender como vestir a camisa da empresa, siga-nos nas redes sociais e conheça outras orientações para construir uma carreira de sucesso.