17/09/2021 às 15h44min - Atualizada em 17/09/2021 às 15h43min

4 Principais motivos de desvalorização de um imóvel

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Músico, escritor, formado em investigação forense e perícia criminal

Você que procura por um imóvel sabe que existem aspectos decisivos para a desvalorização desse tipo de bem. Apesar de algumas características serem evidentes, há quatro motivos que mais desvalorizam um imóvel. Você arrisca dizer quais são?
Vamos esclarecer de uma vez por todas os principais motivos da desvalorização dos aptos baratos em Salvador, pode ser que algum deles não seja aquele que passou em sua cabeça.
Boa leitura!

Localização

Esse é um motivo que pode jogar a favor ou contra o valor do imóvel. O bairro que aparece com frequência na primeira página dos portais de notícias por causa de acontecimentos negativos, como violência e problemas sanitários, certamente sofrerá desvalorização. Bem diferente do lugar que é sinônimo de segurança, oferecendo boa infraestrutura para os seus moradores e visitantes, que se valoriza com novos empreendimentos todos os anos.
Da mesma maneira levamos em consideração a proximidade, ou a maior distância, do centro e outros pontos importantes da cidade. Se o acesso de carro até o imóvel é feito por ruas largas bem pavimentadas, a motivação do comprador aumenta. Em contrapartida, regiões com poucas alternativas de transporte público, além de trânsito pesado pelas ruas nem tão bem pavimentadas, desvalorizam qualquer imóvel.

Falta de manutenção

O imóvel pode até ser bem localizado em um bairro que cresce com investimentos públicos e privados, contudo, as condições estruturais precisam corresponder às expectativas. O lance aqui é a falta de manutenção pedindo por reformas urgentes e, claro, desvalorizando o imóvel que tão logo seja vendido, precisa de gastos em reparos.
A falta de manutenção não abala apenas o aspecto visual do imóvel, que pode “enganar” no primeiro momento com uma pintura na fachada do prédio. O tempo costuma ser implacável com instalações elétricas e hidráulicas malfeitas, assim como nos acabamentos. Ainda, fechaduras de portas e janelas merecem uma conferida a fim de atestar que tudo está funcionando perfeitamente.   

Não ter garagem

A família que possui carro deseja ter a sua garagem coberta e segura, eliminando a necessidade de alugar um espaço para deixar o bem de alto valor. O apartamento pode ser muito bom, do tamanho que a família necessita, mas se não tiver garagem disponível, é certo que vai se desvalorizar.
Mesmo os imóveis que possuem garagem, é importante analisar as condições do espaço. Garagem apertada, com infiltrações ou difícil de estacionar, também costumam desvalorizar o imóvel. Então, a melhor escolha para quem tem mais de um carro, por exemplo, será pelo condomínio com vagas generosas de garagem. 

Problemas na documentação

Esse é um embaraço que não só desvaloriza o imóvel, como aumenta as chances de uma negociação de venda nem sair. Muitas vezes, a pessoa anuncia o imóvel à venda na internet e espera os possíveis compradores aparecerem, quando, em meio às conversas, se dá conta de que os documentos não estão em dia. Nesse momento, a empolgação diminui e a correria para atualizar a documentação começa, entretanto, o comprador pode já ter desistido, ou ainda, pechinchar para que baixe o preço.
Os problemas mais comuns são o atraso no pagamento de impostos, matrícula do imóvel desatualizada, herdeiros que não concordam com a venda, casais separados que não chegaram a um acordo quanto ao bem, entre outros.
A burocracia está aí para ser cumprida e, independente de gostarmos ou não, é um dos quatro motivos para a desvalorização de um imóvel.
 
Um imóvel bem localizado é valorizado, desde que esteja com a manutenção em dia, ofereça condições de moradia e segurança para a família e seus pertences. As casas novas à venda, belas e com os cômodos que os novos moradores precisam, terão a sua venda dificultada se a documentação não estiver em dia.
Portanto, na hora de vender ou comprar um imóvel, preste atenção nesses motivos que o desvalorizam. Lembre-se de que a boa pesquisa é sua aliada.  
 
Então, gostou do artigo? Siga também os posts em nossas redes sociais!
Link
Leia Também »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia