10/09/2021 às 17h15min - Atualizada em 10/09/2021 às 17h12min

Como criar um site usando o Wordpress

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Músico, escritor, formado em investigação forense e perícia criminal

AB Notícia News

Sendo um proprietário de uma pequena empresa, construir seu próprio site pode ajudá-lo a preservar sua margem de lucro e, se você tiver mais tempo do que dinheiro, há boas notícias: atualmente, é relativamente fácil construir seu próprio site do zero.

Existem muitos serviços disponíveis para ajudá-lo na criação de site, sendo que o WordPress é uma das melhores plataformas para criação de site. Afirma-se que 38% de todos os sites online hoje são executados nele.

Aqui, mostraremos como construir um site com WordPress.org, mas primeiro, você precisa estar ciente da diferença entre WordPress.com e WordPress.org. Com o WordPress.com, o próprio WordPress hospedará seu site, enquanto no WordPress.org você escolhe seu próprio host entre os melhores serviços de hospedagem.

O WordPress.org permite personalizações mais amplas, incluindo instalações de plug-ins, bem como personalização liberal de temas da web, portanto, muitas empresas preferem usá-lo. Leia este nosso guia passo a passo e deixe-nos ajudá-lo a decidir se o sistema de gerenciamento de conteúdo mais popular do mundo é o certo para você e sua empresa

Como criar um site usando o Wordpress – Entenda sua necessidade

Antes de construir um site com WordPress, você precisa saber qual será a finalidade e os objetivos do seu site. Você deve decidir que tipo de site deseja criar: por exemplo, se deseja que seja uma plataforma de comércio eletrônico com um blog ou uma plataforma de mídia com uma pequena loja.

Projetar um site apropriado no WordPress é um processo muito mais fácil quando você conhece a identidade da sua marca e a natureza do (s) seu (s) produto (s). Você deve considerar como os clientes usarão o site, incluindo se eles precisarão preencher formulários, se inscrever em eventos, navegar por aulas ou comprar produtos. Tudo isso ajudará a determinar as ferramentas e plug-ins que você precisará usar ou comprar.

É melhor também considerar o por quê um cliente usaria seu site e quais soluções eles estão procurando. Ter isso em mente ajudará você a criar um site sem atrito que atenda às demandas de seu público-alvo, o que acabará por fornecer a você uma melhor taxa de conversão assim que o site for lançado.


1: Escolha o nome do seu domínio

O WordPress tem seu próprio registrador de nomes de domínio, que permite que você compre seu nome de domínio enquanto constrói seu site. Como alternativa, você pode comprar um nome de domínio de outro provedor e integrá-lo.

Certifique-se de que seu nome de domínio representa sua marca ou as ambições de seu site, e que a extensão escolhida é apropriada para a região em que você está. O WordPress e outros registradores de nome de domínio ajudam você a escolher um nome de domínio que será bom para seu SEO.
 

2: Escolha um bom host 

 Os serviços de hospedagem na Web alocam o espaço do seu site na Internet, de forma que ele seja capaz de lidar com demandas, como grande número de visitantes, e permanecer online.

Se o seu site pretende ser um projeto pessoal compartilhado com poucas pessoas, você deve usar o WordPress.com em vez do WordPress.org, pois ele tem planos gratuitos que permitem que um pequeno número de visitantes acesse seu site livremente. No entanto, se você pretende construir um site para fins comerciais, você precisará escolher um host.
 

3: Instale o Wordpress

Muitos hosts automatizam o processo de instalação do WordPress. Tudo o que você precisa fazer é o login no painel de controle do WordPress ou host da web e clicar em um botão. Todo o processo leva no máximo cinco minutos.

Como alternativa, você pode instalar manualmente o WordPress baixando o pacote de software e criando um banco de dados para ele em seu servidor da web.
 

4: Escolha um tema

Os sites WordPress são infinitamente personalizáveis, com temas que permitem que os novatos adaptem elementos como cor ou fonte sem nenhum conhecimento técnico. No entanto, se você quiser fazer personalizações de design detalhadas, precisará de habilidades de codificação CSS ou contratar um desenvolvedor com essas habilidades. No entanto, com a gama surpreendente de temas personalizáveis ​​do WordPress em estilos variados, você deve ser capaz de evitar isso.

Primeiro, você precisa escolher seu tema. O WordPress oferece 8.000 temas projetados com uma variedade de nichos de negócios e mídia em mente. Alguns são gratuitos e outros são pagos. Navegue do seu painel até "Aparência" e, em seguida, "Temas" para escolher. Quando você encontrar o que te agrada, ative-o.

Se nenhum atender aos seus requisitos, você pode encontrar um em um site de terceiros, baixá-lo para o seu computador como um arquivo Zip e instalá-lo na guia Temas clicando em "Upload". Em seguida, você pode ativar o tema carregado, como faria com um que já está integrado.
 

5: Instale plugins essenciais 

Plug-ins são adições de software que aprimoram os recursos do seu site WordPress. Há uma grande variedade disponível para atender aos requisitos funcionais de quase todos os negócios, incluindo sistemas de inventário de comércio eletrônico, ferramentas de SEO e aprimoramentos de segurança do site.
 

6: Crie conteúdo

Conteúdo é o que confere autoridade ao seu site e como ele se classifica nos motores de busca. Primeiro, adicione conteúdo de informações essenciais, como as páginas Sobre nós, Perguntas frequentes e Entre em contato, bem como informações legais (remessas / devoluções, etc.).

No painel do WordPress, você pode navegar facilmente até a guia Páginas e criar conteúdo a partir daí. Depois de adicionar esse conteúdo essencial, você pode criar páginas de produtos ou blogs. A instalação de um plugin que transmite conselhos de SEO, como o Yoast, conforme você cria conteúdo, ajudará seu site a ter uma melhor classificação nos mecanismos de pesquisa.
 

7: Otimize seu site para UX 

Depois que seu site tiver o tema, o domínio e os plug-ins corretos, você precisará garantir que os clientes ou leitores que o visitam gostem da experiência. Decida o que seu público está procurando e otimize os recursos do site para atender a seus requisitos.

Primeiro, crie uma barra de menus, que torna mais fácil para os visitantes navegar exatamente para onde desejam ir. Escolha "Aparência" no painel do WordPress e clique em "Menus" para criar ou personalizar uma barra de menu.

Escolha se deseja ativar ou desativar os comentários para incentivar uma conversa. Vá para "Configurações" e depois "Discussão" para decidir se deseja que os comentários sejam ativados em todas as postagens ou apenas nos blogs.
 

Conclusão

Construir um site com WordPress é um pouco mais complicado do que com construtores de sites como Wix ou Weebly. O esforço extra compensa, porém, graças ao número quase infinito de plug-ins disponíveis para melhorar as capacidades funcionais do seu site.

Certifique-se também de evitar os maiores erros do WordPress ao construir seu site. Faça uma pequena pesquisa antes de começar, para que o processo ocorra sem problemas.

O WordPress vence muitos de seus concorrentes com sua grande variedade de temas e plug-ins. Você pode criar qualquer tipo de site que desejar a partir do seu painel. Apesar de sites como o Wix oferecerem boas opções de personalização e alguma capacidade de mexer no código CSS, eles permanecem menos adaptáveis ​​do que os hospedados no WordPress.
Link
Leia Também »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia