O consumo de suplementos está em pleno crescimento no Brasil. Dessa forma, mais e mais empresas entram nesse mercado, e o marketing se torna um diferencial importante para as lojas desse setor.
Seja loja virtual ou física, a verdade é que não se pode ignorar o potencial de vendas das redes sociais. Aliás, elas deixaram claro que o real valor das ações de marketing está no engajamento - uma das palavras mágicas dos tempos modernos.
Está um pouco perdido? Veja 7 dicas de marketing para lojas de suplementos!
É difícil encontrar uma pessoa que não tenha pelo menos uma conta em rede social. Aliás, vale lembrar que o Brasil é um dos países que mais usam essas plataformas, chegando a números realmente altos.
Em um estudo divulgado pela Cuponation apontou que cerca de 120 milhões de brasileiros usaram o Facebook em abril de 2020. Isso corresponde a mais de 50% da população, representando um número impressionante.
Além disso, por serem plataformas gratuitas e com diversos recursos para empresas, simplesmente não há desvantagens em usá-las.
Na era da internet, o engajamento é a métrica mais importante das ações de marketing. Afinal, ficou claro que um público engajado é mais facilmente convertido em clientes - daí a importância do engajamento.
No entanto, engajar é uma tarefa que requer tempo e muito tato para lidar com os usuários. Responder comentários, seguir usuários de volta e ficar atento às mensagens privadas são algumas atitudes interessantes.
O engajamento tem tudo a ver com humanização de marca, um conceito que vai contra a “robotização” dos negócios. Você pode procurar ajuda de uma empresa como a Chilli agência de marketing digital.
Um erro bastante comum dos lojistas é pensar que os clientes compram produtos. Ledo engano. Na verdade, o público quer resultados, experiências e coisas do gênero.
Na hora de vender Vitamina D, por exemplo, vale informar os usuários sobre quais benefícios ela traz à saúde. Da mesma forma, deixar claro os resultados de seu uso também é bastante válido, facilitando a tomada de decisão do consumidor.
Tome cuidado: não quebre a expectativa de seu cliente. Evite prometer resultados que o produto não entrega, dado que isso diminui a confiança dos consumidores.
O marketing convencional tende a ser muito distante dos consumidores. Ou seja, o foco principal costuma ser as ofertas da empresa e seus diferenciais competitivos. Não está errado, é claro, mas o mercado atual requer abordagens modernas.
É importante, por exemplo, trazer seus produtos para o contexto do cliente, apontando quais problemas ele resolve. Além disso, quanto mais canais de comunicação, mais próximo da empresa o consumidor vai se sentir.
Ter atendimento personalizado também é fundamental para sobreviver no mercado atual, ainda mais no ramo de suplementos.
Se você vai investir em exposição de ofertas, as chamadas técnicas de push, comece apresentando os produtos com maior demanda primeiro. Isso é um incentivo para que o consumidor procure sua loja, ou pelo menos veja as demais ofertas de seu negócio.
No caso dos produtos para academia, a maior demanda se concentra no Whey Protein. Produtos mais em conta são chamarizes para vender itens menos conhecidos, aumentando seu faturamento sem grande esforço.
A maioria dos empreendedores iniciantes têm medo dos anúncios patrocinados, pois estes requerem dinheiro para ficarem ativos. Todavia, quando comparamos essa modalidade com as demais existentes, vemos que se trata de uma ótima oportunidade.
Vale dizer que o orçamento é flexível, ou seja, você nunca vai gastar além do planejado - e ainda pode mensurar seus resultados. Da mesma forma, é possível fazer testes de performance, aumentando seus resultados.
Por fim, os anúncios podem atuar nas redes sociais ou no Google. Cada sistema de anúncio tem suas particularidades, portanto é válido contratar um especialista.
Por fim, há uma nova modalidade de investimento em marketing digital no mercado: você pode contratar influencers para divulgar seus produtos.
Note que, assim como acontece com os anúncios patrocinados, o orçamento é bastante flexível, pois há milhares de influencers no mercado. Basta escolher o melhor para seu objetivo e fechar negócio.
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