25/08/2021 às 11h04min - Atualizada em 25/08/2021 às 11h01min

Facebook quer analisar mensagens criptografadas do WhatsApp para segmentar publicidade, mas sem descriptografá-las

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Músico, escritor, formado em investigação forense e perícia criminal

O Facebook está procurando uma maneira de analisar mensagens criptografadas para continuar segmentando a publicidade, mas sem comprometer a privacidade dos usuários do WhatsApp.

Encontrar o equilíbrio entre privacidade e publicidade é complicado e no Facebook eles trabalham com esse objetivo. Como a maioria das grandes empresas de Internet, seus benefícios vêm principalmente da publicidade, e a publicidade precisa ser o mais segmentada possível para que possam pagar por ela.

Últimas atualizações sobre o assunto

As últimas notícias sobre isso vêm do site The information e, conforme publicado, o “Facebook permite que a equipe de pesquisadores de inteligência artificial, incluindo o contrato principal da Microsoft, estude maneiras de analisar dados criptografados sem decifrá-los ”.

O objetivo do projeto é claro: analisar e aproveitar todas as informações que passam por seus servidores. Aplicativos como o WhatsApp adicionaram a criptografia de mensagens solicitada há muito tempo, mas a multinacional não quer desperdiçar todas as informações às quais pode ter acesso.

Ser administrador de um chat em grupo no WhatsApp ou Telegram pode parecer simples, mas pode se tornar uma tarefa complicada no caso de um crime.
O plano incluiria estudar o uso de criptografia homomórfica e não comprometer a privacidade do usuário, um projeto que pode ser complicado e no qual o Facebook sabe que será particularmente examinado por causa de seu histórico nessas questões. Questões delicadas e pressão crescente no nível político estão por vir!

Por enquanto, informações muito detalhadas não foram transmitidas, mas o parecer que está em andamento neste ponto significa que há um interesse forte e eles querem preparar o terreno para essa possível implementação.

Perspectivas da empresa

Vale lembrar que um dos desejos do negócio de Mark Zuckerberg é adicionar anúncios personalizados no WhatsApp, e não faria sentido se eles não pudessem ser segmentados. Mais ainda por ser um aplicativo usado por muita gente sem conta no Facebook ou Instagram que ajuda no mínimo a conhecer os usuários.
A varredura de conteúdo criptografado é uma atividade muito sensível que pode levantar grandes suspeitas sobre os usuários. Se o projeto for bem-sucedido, eles precisarão esclarecer em detalhes como funciona o sistema usado e em que medida as mensagens estão sendo estudadas.

Por hora, nos resta aguardar sobre as deliberações desse projeto! No entanto, é certo que o assunto se tornará uma nova polêmica em torno do famoso aplicativo de mensagens, assim como ocorreu com a atualização da Política de Privacidade no início de 2021.

Exatamente por esse motivo, inclusive, muitos usuários estão migrando para outros aplicativos de mensagens, como o Signal, Telegram e outros, com receio das brechas na segurança de dados, chegando até a aplicativos modificados como WhatsApp GB 2021 atualizado.
Link
Leia Também »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia