23/08/2021 às 10h07min - Atualizada em 23/08/2021 às 10h02min

Gestão para médicos e clínicas: dicas essenciais

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Músico, escritor, formado em investigação forense e perícia criminal

Conseguir dar conta de toda a rotina de uma clínica médica parece uma coisa impossível, afinal, são inúmeros médicos trabalhando simultaneamente, com atendimentos aos pacientes de forma presencial e a distância. Além disso, uma clínica médica possui parcerias com diversos convênios médicos, o que acaba gerando uma série de transtornos financeiros, muitas vezes.

 

Por isso, a gestão para médicos e clínicas é tão essencial para que o trabalho ocorra de maneira tranquila e organizada.

Separamos algumas dicas de como você  pode gerir seu próprio negócio ou da sua clínica com eficiência e comodidade. As dicas funcionam desde terapias alternativas como acupuntura, até a áreas mais delicadas e complexas como psiquiatria. Confira!

 

Agendas e calendários

Uma agenda de trabalho de um médico individual já é agitada, imagina de uma clínica toda.

Com atendimento a diversos pacientes e em diferentes especialidades, possuir uma agenda bem organizada é essencial para que o planejamento da sua rotina de trabalho transcorra de forma organizada e simplificada.

Marcar a quantidade certa de pacientes evita o transtorno nas consultas, além de evitar reclamações.

Uma secretária ou uma equipe de atendentes bem capacitados podem tornar o trabalho mais simples e eficaz.

 

Atendimento

Os atendimentos precisam ser personalizados, afinal, o objetivo final é esse: melhor atender.

Os atendimentos costumam ser feitos de maneira presencial no consultório ou na clínica médica, mas por conta da pandemia que ainda vivenciamos, muitas clínicas médicas passaram a realizar consultas online.

Através de plataformas digitais, o encontro entre paciente e médico é possível, podendo através do diálogo prescrever exames e remédios.

O que fica a desejar em uma consulta online é o exame clínico. Feito muitas vezes durante a consulta presencial, o médico consegue identificar problemas com seu paciente, mesmo não tendo exames laboratoriais em mãos.

Mas, foi uma excelente forma, que clínicas e médicos encontraram de atender seus pacientes ainda que estivessem em casa.

 

Confidencialidade

Essa característica bem marcante na gestão médica e de clínicas desse segmento é fundamental para que o paciente sinta confiança no trabalho do serviço médico prestado.

Saber que as informações colhidas durante a consulta precisam ficar apenas no prontuário do paciente e que esses documentos precisam ficar arquivados em locais específicos para que não haja manuseio por parte de qualquer pessoa, findo futuramente alguma informação confidencial ser transmitida a pessoas de fora da instituição médica.

A privacidade e a proteção de dados do paciente, bem como complicações de saúde ou suspeitas precisam ficar bem seguras no local da clínica.

 

Documentações

Exames laboratoriais, exames de imagens, anotações médicas com relação à saúde do paciente precisam de um local próprio para arquivamento.

Outros documentos como contratos com prestadores de serviços e equipamentos também precisam ser arquivados corretamente.

Eles podem até integrar o mesmo, porém, a disposição de cada um deles precisa estar visível para quando necessitar pesquisar algo.

Uma das atribuições no quesito gestão é a escolha apropriada para essa necessidade. Um local com ventilação, longe de umidade, além de ficar bem localizado para fácil manuseio das secretarias e médicos é essencial para o andamento rápido dos serviços.

 

Gestão financeira 

Gerir o financeiro de uma instituição desse porte não é nada fácil. São parcerias com diversos convênios, além das consultas e procedimentos particulares.

Seguir a mesma linha de faturamento de guias e conferir os pagamentos não é tarefa para qualquer um.

Por isso, é tão necessário um gestor nessa área. Dando continuidade nas parcerias e atendimentos aos conveniados.

Além disso, é preciso pagar por equipamentos, colaboradores, prestadores de serviço entre outros aspectos que exigem uma gestão administrativa e financeira bem organizada.

 

Conclusão

Uma gestão para médicos e clínicas precisa ser planejada. Contar com a colaboração de pessoas formadas e capacitadas contribui para que o serviço seja feito de maneira simplificada e arrumada.

Gerir agendas, consultas e atendimento, além de procedimentos que por vezes o paciente precisa é uma tarefa bastante árdua.

Controlar o financeiro, questões como documentações de clientes e fornecedores, além de parcerias e convênios com planos de saúde é uma atividade que envolve organização e entendimento do assunto.

Uma das empresas que leva a sério a gestão de médicos e clínicas é a Clínica Reabilitando Vidas  https://www.reabilitandovidas.com.br que promove um atendimento humanizado, além de uma gestão responsável e íntegra da sua administração.

Portanto, se você é médico ou gestor de uma clínica, a dica é procurar por pessoas que contribuam com esses serviços, capacite-os se necessário, para oferecer o melhor atendimento e fidelizar pacientes.

 
Link
Leia Também »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia