O mercado de lojas on-line cresce diariamente. Por conta disso, a
administração para lojas virtuais é crucial para o crescimento e sucesso dessas lojas.
Como acontece no off-line, muitas lojas virtuais são abertas, mas poucas conseguem se sustentar por mais de 3 anos.
Isso se deve à falta de planejamento, organização e um sistema de gestão. Em outras palavras, o problema está na administração do negócio.
Por que a administração para lojas virtuais é importante
Uma loja virtual, ou e-commerce, é uma empresa que tem fins lucrativos, criada para crescer e ter sucesso. Mas isso nem sempre acontece.
Isso porque os empresários desconsideram a importância de saber administrar a sua loja virtual, desde a sua concepção. Um dos motivos é a falsa concepção de que as coisas na internet são mais fáceis, crença que induz ao erro.
A administração de lojas virtuais envolve etapas como :
- planejar e criar a sua loja virtual;
- elaborar estratégias de marketing;
- controle de estoque;
- determinar como será a logística e checkout.
A seguir te mostramos como estabelecer uma boa
administração para lojas virtuais. Como começar a administração para lojas virtuais na prática
O primeiro passo de uma boa
administração para lojas virtuais é planejar a criação da loja. Os empresários costumam subestimar o
plano de negócios. Não siga esse mesmo pensamento.
1.Quem são os seus clientes e onde eles estão
Toda loja precisa de clientes e você precisa saber quem são e onde estão os seus.
A resposta para essa pergunta está na criação de sua
persona, ou seja, o seu cliente ideal. Você vai criar a sua durante a elaboração de seu plano de negócios. Se você tem uma
empresa de racks, necessariamente vai procurar vender para quem necessita desse produto.
2.Escolher a plataforma ideal
Esta etapa é muito importante pois a plataforma é o seu espaço na internet. É nela que todas as operações do seu negócio ocorrerão.
Além de se visualmente agradável, precisa:
- ser segura;
- proporcionar boa experiência de uso ao cliente;
- ter integração com outros sistemas.
A escolha da plataforma pode determinar o sucesso ou fracasso da sua loja virtual.
3.Atenção à gestão do estoque
É preciso estar sempre atento ao estoque quando se trabalha com produtos.
A gestão do estoque controla a quantidade ideal de produto disponível para venda.
Para facilitar a gestão, procure por sistemas de gestão de estoque com integração a outros sistemas, como o de logística.
4.Logística
Este é outro ponto importante da administração para lojas virtuais. É aqui que você pensa em como o produto chegará até as mãos do seu cliente.
Isso quer dizer, pensar em preço, frete e prazo de entrega. Uma boa dica é estabelecer parcerias com transportadoras, de forma que o frete seja mais atrativo para o seu cliente.
5.Criar ações de marketing
A internet é gigante, assim como o número de lojas virtuais. Sendo assim, você precisa se destacar em meio a tantas opções.
Para isso existem as estratégias de marketing como publicidade paga (Google Ads e Facebook Ads, por exemplo). Mas também é possível se destacar organicamente produzindo conteúdo, através das redes sociais.
6.Processo de pagamento
Em todo processo que envolve a
administração para lojas virtuais, você deve sempre pensar em proporcionar a melhor experiência de uso para o seu cliente.
No caso do pagamento, ou checkout, a escolha da plataforma influencia bastante na conclusão da compra.
- Dê preferência a plataformas que não exigem criação de conta.
- Ofereça todas as formas de pagamento possíveis, mas estabeleça uma forma de pagamento padrão. Pode ser aquela que é a mais usada.
- Disponibilize a opção de salvar as informaçẽs de cobrança, envio e pagamento. Isso facilita a próxima compra do cliente.
Mostramos que pode até ser fácil criar uma loja virtual, mas seu sucesso e crescimento exigem uma boa administração.
Ficou claro com as dicas acima que o uso de um sistema que integre pagamento, logística e gestão de estoque será um facilitador para o processo de
administração para lojas virtuais. Sendo assim, pesquise e faça a melhor escolha para o seu negócio e o seu cliente.