18/08/2021 às 15h15min - Atualizada em 18/08/2021 às 15h14min

5 dicas para gerenciar loja de roupas virtual

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Músico, escritor, formado em investigação forense e perícia criminal

Para algumas pessoas, administrar uma loja virtual soa como um desafio. Isso porque o gerenciamento de um e-commerce pede constância, organização e controle.

Quando o assunto é loja de roupas virtual, existe uma diferença. Isso porque administrar um negócio dentro do nicho de vendas traz particularidades que não encontramos em outras empresas.

Se você quer aprender mais sobre como gerencial uma loja de roupas virtual da maneira certa, esse artigo pode te ajudar durante o caminho. Vamos conferir as 5 dicas?

1. Planeje suas finanças

Ler a primeira dica pode despertar um certo desânimo. Mas calma, pode não ser tão complicado quanto soa, e é apenas o ponto de partida para que os outros aspectos entrem em cena.

Planejar seu orçamento é essencial nesse caso. Ter um bom planejamento financeiro garante a permanência e o crescimento da sua loja virtual. Você precisa nutrir uma visão panorâmica sobre o que pode investir e o que é necessário reter no momento.

Planejar suas finanças é tão importante no início como durante o processo. Lembre-se que, ainda que você lucre bastante, nada adiantará se você não souber usar seu dinheiro para os investimentos certos.

2. Como escolher bons fornecedores

Essa dica é exclusiva para lojas que necessitam de alguém para fornecer as roupas que serão vendidas. Se esse é o seu caso, uma atenção extra é crucial na hora de escolher bons fornecedores.

Preços baixos atraem, essa é a verdade. Mas não se esqueça que, se o seu intuito é fazer com que sua loja virtual lucre, optar pelo preço baixo e oferecer um serviço de baixa qualidade em troca não é, nem de longe, uma opção considerável.

Para escolher o fornecedor certo, tire como base a qualidade de seus produtos e o prazo com que as roupas chegam até você.
Não se esqueça que tempo é dinheiro.

3. Qual ferramenta escolher

Quando o desejo de gerencial uma loja virtual surge, é comum sentir-se perdido diante de tantas opções onde é possível ofertar os seus produtos.
A verdade é que a escolha deve ser feita baseada nos seus objetivos. Algumas lojas virtuais preferem anunciar suas roupas em grandes plataformas, onde competem com diversas outras empresas no mesmo ramo, efetuando todo o processo de venda dentro do meio “marketplace”.

Uma das maneiras mais indicadas, porém, é manter a originalidade, embora para isso seja necessário um investimento maior.

Mas qual seria essa maneira? É simples. Investir em um site ou aplicativo virtual é uma opção prática e organizada de realizar suas vendas no dia a dia. Isso porque é um ambiente apenas seu, que leva o seu nome e direciona os seus clientes entre os seus produtos.

No final, se o cliente quiser concluir a compra, você verá todo o processo acontecer e o dinheiro cair completo no seu bolso, sem a intervenção de grandes plataformas cobrando uma taxa de comissão.

Se quiser optar por esse modo de venda virtual, você pode anexar o link para a sua landing page na biografia de sua rede social. Assim, quando as pessoas se interessarem pelos seus anúncios na internet, elas apenas vão precisar clicar ali e pronto: serão direcionadas para a sua loja virtual. Simples e rápido. E você não corre o risco maior de desistência diante da concorrência.

Investir em uma ferramenta própria pode te levar a lucrar o dobro do que você lucra normalmente!

4. Se atente aos meios de pagamento

Não negligencie a adaptação aos meios de pagamento!

Seu cliente pode até se interessar, desejar e decidir comprar o seu produto. Mas se, no fim, você não oferecer um modo de pagamento válido, todo o esforço terá ido por água abaixo.

Verificar a necessidade da sua loja virtual é essencial nesse quesito, sem esquecer da importância de analisar quais métodos de pagamento mais combinam com o perfil dos seus clientes.

Quanto mais meios puder oferecer, melhor! É importante que você conceda espaço para o que o cliente decida. Desse modo, ele sentirá que está no controle da situação e escolherá o que mais se encaixar na realidade dele.

Que meio de pagamento você pode acrescentar? O que é necessário fazer para que este método funcione?

5. Invista no marketing de sua loja de roupas virtual

Marketing é tudo. Não possuir uma boa estratégia de marketing pode custar caro. Por isso vemos tantas pessoas oferecendo cursos e vendendo dicas de como fazer negócios crescerem, simplesmente porque elas sabem que nada tem o potencial de crescimento se não acompanhar uma boa estratégia de vendas.
Pensando nisso, chegamos à última dica. Investir no marketing de sua loja de roupa infantil virtual. Mas como é possível fazer isso?

A resposta é mais simples e mais eficiente do que parece. Você precisa estar presente na internet. E, atualmente, estar presente na internet significa ser constante nas redes sociais.

Principalmente depois da quarenta, testemunhamos uma virada de chave profissional na vida de muitas pessoas e muitos empreendedores donos de lojas físicas. A verdade é que a internet propiciou um novo mundo digital, com entretenimento, ensino e, é claro, comércio.

Estar presente nas redes sociais causa um impacto e um de profissionalismo. Isso acontece porque mostra às pessoas a sua dedicação e empolgação com o seu trabalho.

O Instagram, por exemplo, é uma rede habitat de milhares de lojas virtuais, apresentando ferramentas poderosas de engajamento. Para divulgar sua rede social no Instagram, você precisa escolher qual será a imagem que você deseja passar para o público.

Sua loja de roupas é voltada para quem? Qual é o estilo? As cores que vão marcar seu ambiente virtual? Tudo isso é importante.

Você não pode se esquecer de criar um bom logotipo e postar constantemente, no mínimo 3 vezes durante a semana. Saber os horários certos para postar é, também, muito importante, isso porque o algoritmo da rede está constantemente trabalhando na divulgação do conteúdo.

Lembre-se que o Instagram Profissional permite a divulgação de posts. Ou seja, com uma pequena quantia você consegue propagar a imagem da sua loja para um maior número de pessoas, sendo capaz de escolher o público para o qual aquela publicação será direcionada.
Gerenciar sua loja de roupas não é uma tarefa tão árdua como parece!

Você pode fazer isso da sua própria casa. Os dois pilares requeridos são, em suma, o planejamento e a criatividade!
Seguindo essas dicas básicas você estará pronto para ver seu negócio chegar em um novo nível.
 
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