28/05/2021 às 17h41min - Atualizada em 28/05/2021 às 17h41min

ESCONDER FUGITIVO DA POLÍCIA É CRIME

AB Notícia News
 
O cidadão que esconde ou facilita a fuga de criminoso procurado pela polícia ou pela justiça, responderá pelo chamado ‘crime de homizio’, previsto no artigo 348 do Código Penal, e poderá ser condenado a uma pena de 1 a 6 meses de detenção.
Todavia, aquele que esconde ou auxilia na fuga de criminoso que é seu filho, filha, pai, mãe, irmão, irmã, cônjuge ou companheiro, não será condenado, pois, nestes casos, dados os laços de afeto existentes entre o parente e o fugitivo, a lei entende que não se pode exigir que o familiar faça a entrega do criminoso às autoridades.
Mas, atenção: se, além de esconder o criminoso ou lhe ajudar empreender fuga, o cidadão também cooperar para esconder o produto do crime, ou seja, se o sujeito auxiliar na ocultação de bens, entorpecentes e valores, por exemplo, responderá tanto pelo crime de homizio como também será processado pelo denominado ‘delito de favorecimento real’, previsto no artigo 349, do Código Penal, cuja pena é também de 1 a 6 meses de detenção.
O autor de ambos os crimes ora citados será processado no âmbito dos Juizados Especiais Criminais, e responderá segundo os ditames da Lei 9.099/95. Portanto, meus amigos, nesses tempos de alta criminalidade, inclusive nas pequenas cidades do interior, fiquem vigilantes! Afinal, a justiça é para todos!!!
 
 
 
 
Link
Leia Também »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia