27/03/2024 às 12h05min - Atualizada em 27/03/2024 às 12h03min

Corrida: como pode ser importante na prevenção de doenças

A corrida é uma modalidade de exercício físico muito boa para quem quer emagrecer, manter a forma e melhorar a resistência muscular. No entanto, essa atividade física não ajuda apenas a manter o peso saudável.

 

Correr também é uma das melhores atividades para o cérebro, sendo capaz de melhorar o humor, o aprendizado e a memória.

De acordo com o psiquiatra John Ratey, da Harvard Medical School, apenas 10 minutos de atividade física por dia são suficientes para aprimorar o cérebro.

De modo geral, os exercícios físicos são indispensáveis para melhorar o humor, o condicionamento físico, a circulação do sangue, os batimentos cardíacos, o fortalecimento muscular, a qualidade do sono e a saúde dos ossos.

Eles também ajudam a prevenir diversos tipos de doenças, como diabetes, problemas cardíacos e vários tipos de câncer. As pessoas podem escolher entre diferentes tipos de atividades, e entre as preferidas está a corrida.

Tanto é que os praticantes podem participar de competições e eventos voltados para essa modalidade, que os incentivam a continuar investindo nesse exercício.

Visto isso, este conteúdo vai mostrar os principais efeitos da corrida no corpo, quem pode praticar esse esporte, falar sobre as vantagens de correr e de que maneira isso pode aumentar o ânimo do indivíduo.

Efeitos da corrida no corpo

Correr é um tipo de atividade física que pode trazer vários benefícios para o corpo e a mente, e entre eles estão:

  • Redução do estresse;

  • Redução da ansiedade e depressão;

  • Estímulo cerebral;

  • Aumento da autoestima.

Correr cerca de 30 minutos por dia, seja na esteira ou na rua, é uma forma de reduzir consideravelmente a tensão, uma vez que o estresse é originado pelos hormônios.

Um fisioterapeuta perto de mim recomenda a corrida por aumentar substâncias químicas calmantes no cérebro, como a serotonina, a dopamina e a norepinefrina. Além disso, correr é uma forma de reverter o impacto do estresse no envelhecimento.

Pessoas que correm também são mais felizes, visto que, de acordo com pesquisas, as atividades aeróbicas realizadas, pelo menos, três vezes por semana, reduzem sintomas de depressão e ansiedade.

Isso também estimula o crescimento de neurônios em várias partes do cérebro que são danificadas pela depressão. Estudos feitos com animais também mostraram que essa atividade melhora a produção de moléculas cerebrais que conectam as células nervosas.

Isso significa que a corrida pode funcionar como um antidepressivo natural, além disso, consegue estimular a criação de células cerebrais e conexões entre neurônios que melhoram a atenção e a concentração.

Esse exercício físico também é muito bom para a autoestima, uma vez que melhora o condicionamento, a aptidão física e o fôlego.

Um profissional de fisioterapia domiciliar idoso recomenda a corrida diariamente para aumentar a autoconfiança e a maneira como o indivíduo se enxerga.

Quem pode praticar corrida?

Qualquer pessoa pode praticar corrida, desde que tenha um bom condicionamento físico, uma vez que o exercício exige um esforço maior e a capacidade funcional deve estar de acordo.

Pessoas que fazem caminhada ou qualquer outro tipo de exercício físico se encontram em uma boa condição, com isso, fica mais fácil começar a correr e manter a mesma frequência cardíaca durante a prática da modalidade.

Contudo, antes de começar a correr, é necessário procurar um profissional para orientar o ritmo dos treinos. Também é crucial ir ao médico para se certificar de que não existem limitações clínicas pré-existentes.

Depois de um tempo praticando, o indivíduo consegue notar mudanças benéficas na qualidade do sono e em sua capacidade de memória e atenção. Isso acontece porque o organismo começa a reduzir os hormônios de estresse e ansiedade.

O ideal é começar a correr aos poucos para não sofrer lesões ou provocar problemas de saúde. Além disso, é fundamental ter atenção com a alimentação, dando preferência para alimentos nutritivos e equilibrados.

Quem nunca praticou atividade física, pode começar aos poucos, por exemplo, caminhando com o animal de estimação até um pet shop perto de mim. As caminhadas diárias vão ajudar a preparar o corpo para iniciar a nova modalidade.

É uma maneira de estimular a frequência cardíaca e aumentar a resistência física, uma vez que é mais difícil correr por um longo período quando o corpo não está acostumado.

Por outro lado, pessoas que já praticam esportes há um tempo ou frequentam academias, podem começar a correr entre 15 a 20 minutos, desde que não tenham restrições médicas.

Vantagens da corrida para o corpo e a mente

A corrida é uma modalidade de exercícios físicos que não exige investimentos financeiros. Uma roupa confortável e um bom par de tênis são suficientes para entrar de cabeça em uma nova rotina saudável. Aos poucos, a corrida traz vantagens como:

Emagrecimento

A corrida é um excelente exercício físico para pessoas que querem emagrecer, pois ela estimula o número e o tamanho das mitocôndrias, fazendo com que essas estruturas sejam mais eficientes para gerar energia.

Esse tipo de exercício reduz a gordura visceral que fica alojada próximo aos órgãos vitais e que pode desencadear doenças cardiometabólicas.

Reduz o risco de doenças

Por atuar na gordura visceral, a corrida também diminui os riscos de diabetes, infarto, AVC e hipertensão. O coração fica mais forte e consegue bombear o sangue para todo o corpo com mais facilidade.

Uma clínica especializada em terapia ocupacional para AVC pode recomendar a corrida para pacientes hipertensos, pois ajuda a controlar a pressão quando é praticada regularmente.

O paciente também diminui a resistência à insulina, uma vez que os mecanismos de captação de glicose pelos músculos se tornam mais eficientes. Além disso, correr também é uma forma de prevenir diversos tipos de câncer.

Aumenta o fôlego

O processo cardiorrespiratório que acontece durante a corrida potencializa os pulmões, melhorando a capacidade de oxigenação e distribuição de oxigênio no organismo.

Ao longo do tempo, a pessoa percebe uma melhora gradual no fôlego devido aos treinos. Lembrando que isso depende de uma frequência de exercícios no cotidiano.

Melhora a mente

Juntamente com uma dieta elaborada por um nutricionista particular, a corrida consegue melhorar o foco e a concentração, além de estimular a rapidez de raciocínio.

Uma pessoa que corre todos os dias consegue melhorar sua memória e as funções cognitivas essenciais para as atividades do cotidiano.

Fortalece os músculos

Correr também é uma forma de fortalecer e ganhar musculatura na parte inferior do corpo, ou seja, glúteos, coxas e panturrilhas, desde que exista uma frequência adequada.

Entretanto, a corrida não é capaz de trazer os mesmos resultados do que um treinamento de força, como no caso da musculação.

Movimentar-se no dia a dia, seja para instalar uma cortina em casa, ir para o trabalho caminhando ou frequentar uma academia, é fundamental para perder peso e ver a tonificação muscular por meio da corrida.

Benefícios mentais da corrida

A corrida é uma forma de melhorar o autoconhecimento, principalmente quando a pessoa corre sozinha e consegue se concentrar melhor em seus pensamentos.

A vida moderna e a correria do dia a dia impedem que uma pessoa consiga se conectar com ela mesma, mas ao criar uma rotina de treinos, é possível fazer isso.

Quem corre tem mais tempo para percorrer uma verdadeira jornada do autoconhecimento, pois os minutos dedicados às passadas são acompanhados pelos pensamentos sobre a própria vida.

Um nutricionista especialista em idosos recomenda essa prática para que a pessoa tenha mais ânimo no cotidiano e ainda possa refletir sobre sua própria existência.

Outro fato é que as dores que surgem ao longo da prática ajudam a aumentar a resiliência, fazendo com que a pessoa tenha uma capacidade melhor para lidar com os problemas, se adaptar às mudanças e resistir à pressão do dia a dia.

Tudo isso faz com que o praticante consiga ir mais longe em outros aspectos, como na vida profissional e pessoal. Além disso, os Tombos durante a corrida ajudam a pensar em maneiras de mudar o comportamento no esporte.

Eles são como as frustrações da vida e podem ensinar como lidar com experiências negativas para acertar no futuro.

Até mesmo um acompanhante de idosos em hospitais que pratica essa atividade todos os dias consegue se preparar melhor para os desafios diários e se sente mais disposto para o que precisa ser feito.

Considerações finais

Os exercícios físicos são essenciais para qualquer pessoa que queira ter mais qualidade de vida, saúde e disposição.

Existem várias modalidades que se encaixam perfeitamente ao cotidiano, e entre as preferidas está a corrida. Além de movimentar o corpo, também ajuda o cérebro a se concentrar e permite que os pensamentos fluam com mais facilidade.

Tudo isso ajuda a equilibrar a saúde do corpo e da mente, essenciais para uma vida muito mais plena e saudável.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Link
Tags »
Leia Também »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia