27/02/2024 às 22h34min - Atualizada em 27/02/2024 às 22h33min

Quais são as práticas que o Google penaliza?

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Músico, escritor, formado em investigação forense e perícia criminal

A otimização para mecanismos de busca (SEO) é uma das disciplinas do marketing digital que mais se transformou ao longo dos anos. Muitas empresas optam por contratar uma agência de SEO para dar vazão aos projetos nessa frente, mas ainda assim é necessário estar atento ao que o Google considera como boas práticas e saber como isso é aplicado no seu site. 

 

Em pleno 2024, os profissionais de SEO voltam sua atenção para o impacto das inteligências artificiais nos buscadores (principalmente em relação à SGE do Google). Por outro lado, o conteúdo volta a ser um pilar de extrema importância como fator de rankeamento, lado a lado com as novas diretrizes dos buscadores.

Overview de atualizações importantes no algoritmo do Google

Não é preciso dizer que a internet se transformou por completo desde a chegada dos smartphones e outros dispositivos móveis. Desde 2011, o Google realizou diversas atualizações em seu algoritmo, obrigando profissionais de SEO a seguirem boas práticas para a construção de sites, a fim de melhorar a experiência do usuário.

Conteúdo duplicado ou irrelevante

Atualizações como Helpful Content e E-E-A-T (Experiência, Expertise, Autoridade e Confiança) buscam aumentar a relevância dos conteúdos encontrados pelos usuários. Nesse sentido, sites com conteúdos duplicados ou que utilizam de técnicas clickbait são menos priorizados no ranking de buscas, ou até mesmo penalizados.

Keyword stuffing 

O Google aprimorou muito o seu algoritmo, principalmente a partir da atualização Panda de 2011. Sites que usavam palavras-chave em excesso passaram a ser penalizados, caindo posições no ranking ou tendo páginas desindexadas. Isso já indicava a preocupação do Google de entender cada vez mais o contexto geral da busca, no lugar de apenas o termo utilizado.

 

Backlinks artificiais

Os links internos e externos de um site são extremamente importantes para um SEO bem-feito. No caso dos backlinks, a recomendação para evitar penalidades é remover menções de sites não confiáveis, investir em estratégias de PR e não acreditar que é possível burlar o Google ao alimentar uma rede de blogs por conta própria, gerando backlinks de forma constante.

Como evitar penalizações do Google no seu site

A melhor maneira de não ser penalizado de forma grave pelo Google ou qualquer outro buscador é acompanhar as atualizações no algoritmo e seguir as boas práticas de SEO recomendadas pela empresa. Pode parecer óbvio, mas focar em um site de qualidade, que reflita a imagem da marca, já contribui enormemente para um bom desempenho de SEO.

Invista na experiência do usuário

Versões do site para dispositivos móveis, velocidade adequada e inclusão de recursos de acessibilidade são alguns aspectos de SEO Técnico que impactam na experiência do usuário. Entretanto, hoje o Google considera uma experiência favorável quando o site, além da parte técnica, entrega relevância no conteúdo para a intenção de busca do usuário.

Pesquise palavras-chave e intenção de buscas

Para ter mais assertividade na produção de conteúdo, melhorando a experiência do usuário, e, é claro, alcançando seu público, fazer uma pesquisa de palavras-chave de forma estratégica ainda é o melhor caminho. Com a popularidade das buscas generativas, entender a intenção de busca do usuário para cada termo é a saída para otimizar o site conforme a jornada.

Construa autoridade de marca

O SEO é uma ramificação já antiga do marketing digital, mas uma das que mais se modifica com o tempo. Em 2024, combinar SEO com estratégias de branding e até mesmo cruzar oportunidades com ações de mídia paga pode refletir em melhores resultados orgânicos. Isso porque uma marca fortalecida reflete em aspectos como qualidade de backlinks, visibilidade de marca e autoridade.

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