23/02/2024 às 14h24min - Atualizada em 23/02/2024 às 14h23min

Orientações práticas para a rotina de higiene diária do seu bebê

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Músico, escritor, formado em investigação forense e perícia criminal

A higiene diária é essencial para manter a saúde do bebê, afinal, um recém-nascido demanda uma série de cuidados, desde alimentação regrada até uma boa noite de sono e higienização adequada. Essa rotina de cuidados envolve não só o banho, mas também a higienização de partes como os ouvidos, os olhos, as narinas, entre outras partes do corpo.

 

Para manter essa rotina de cuidados, é necessário contar com itens como  lenço umedecido infantil, fraldas, cotonete, toalha, sabonete e produtos de higiene voltados para essa idade. Confira algumas dicas para a rotina de higiene do seu bebê!

Banho

A água utilizada para o banho da criança deve ser mantida a uma temperatura de 37ºC. Uma dica simples e eficaz é testá-la com o cotovelo. Outra recomendação importante é filtrar e ferver a água do banho no primeiro mês de vida do bebê. 

 

Também é importante verificar as condições da banheira, que deve estar limpa e em bom estado de uso, devendo ser colocada em local que garanta uma posição confortável a quem der o banho.

 

Por fim, é recomendado deixar todos os materiais que serão utilizados durante o banho em local de fácil acesso para evitar acidentes ou movimentações da criança, impedindo que ela se machuque. 

 

É importante evitar deixar a criança sozinha e virar as costas para ela. Também é importante que o banho ocorra em um mesmo período do dia, em determinado horário, antes de alguma mamada. Uma vez finalizado o banho, é recomendado enxugar e vestir o bebê no mesmo local, para evitar variações bruscas de temperatura.

Limpar as orelhas

Além dos pés, genitais e virilhas, outra parte do corpo do bebê que exige mais atenção são as orelhas. É importante secar bem cada uma delas após cada banho e manter a cera no interior do ouvido, já que esta é uma secreção protetora, que não deve ser removida.

 

Para higienizá-las, é recomendado lavar as orelhas do bebê durante o banho com água e sabão, evitando a entrada de água no canal auditivo. Ao utilizar chumaços de algodão, é importante  não introduzi-los nesse canal.

Cabelos

Já os cabelos devem ser lavados uma vez ao dia e penteados com uma escova específica para bebês, pequena e delicada. Penteie os fios devagar e tome cuidado com a moleira, uma espécie de cavidade rasa no alto da cabeça do recém-nascido. 

 

Nos primeiros meses de vida, é comum que os bebês produzam uma espécie de caspa sobre a moleira, chamada crosta láctea. Para remover esse tipo de dermatite, muito comum nessa fase, basta passar um pouco de óleo de amêndoas com um pedaço de algodão.

Olhos e narinas

Os olhos também devem ser higienizados diariamente, na hora em que o bebê acordar ou quando tomar banho. Primeiramente, molhe um pedaço de algodão em água morna, previamente fervida. Depois, faça  movimentos suaves de dentro para fora em direção ao canto externo dos olhos, a fim de remover possíveis secreções.

 

O nariz também produz secreções, que costumam provocar ruídos e podem dificultar ao bebê respirar e mamar. Por isso, elas devem ser removidas, com aplicação de soro fisiológico com uma seringa ou com uma toalhinha umedecida em água fervida.

 

Se a secreção estiver em excesso e a criança não conseguir sequer assoar o nariz, utilize um aspirador de secreção nasal em  cada narina e aspire as secreções delicadamente.

 

Por fim, no que se refere a mãos, pés  e unhas do bebê, é importante mantê-las bem limpas para evitar que contaminem outras partes do corpo do pequeno. Além da pele, é importante manter as unhas cortadas e sempre limpas para evitar arranhões e infecções. Um momento propício para cortar as unhas é quando o bebê está prestes a adormecer.


 
Link
Leia Também »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia