20/02/2024 às 11h17min - Atualizada em 20/02/2024 às 11h09min

Nanotecnologia: aplicações e implicações na Engenharia

Nanotecnologia é o controle de matéria em nanoescala, sendo uma escala atômica e molecular, que ajuda a desenvolver materiais e componentes em diversas áreas, como medicina, eletrônica, ciências, ciência da computação e engenharia de materiais.

 

Um de seus princípios é construir estruturas e novos elementos a partir dos átomos, para com isso elaborar elementos estáveis e melhores do que em sua forma original. Isso acontece porque os compostos se comportam de maneira diferente na nanoescala.

O ser humano conseguiu visualizar os átomos individualmente em 1981, por meio do Microscópio de Varredura por Tunelamento (STM), uma importante ferramenta de nanotecnologia.

Com ele, foi possível observar átomos e moléculas em nível atômico, mas também surgiu outra ferramenta de nanotecnologia que ajudou a explorar os materiais, sendo o Microscópio Eletrônico de Varredura (MEV).

O objetivo da nanotecnologia é desenvolver materiais e componentes de boa qualidade para que sejam mais fortes ou até mesmo ganhem propriedades como condução de calor e eletricidade.

Com base nesse conceito, o texto vai mostrar quais são as principais atividades da nanotecnologia, quais são os impactos positivos para a engenharia e mostrar o objetivo desse recurso.

Principais atividades da nanotecnologia

A nanotecnologia pode desenvolver diferentes atividades em vários setores industriais, e entre eles estão:

  • Eletrônica;

  • Energia;

  • Biomedicina;

  • Meio ambiente;

  • Alimentação;

  • Têxtil.

Os nanotubos de carbono podem substituir o Silício como material para fabricar dispositivos menores e microchips, que também são mais rápidos e eficientes, assim como nanofios quânticos mais leves e resistentes.

A composição do grafeno faz com que sejam ideais para desenvolver telas flexíveis e sensíveis ao toque.

Uma clínica veterinária próximo de mim pode aproveitar os benefícios da nanotecnologia na energia. A Universidade de Quioto desenvolveu um semicondutor que permite fabricar painéis solares que aumentam a quantidade de luz solar convertida.

Além do mais, a nanotecnologia reduz os custos, melhora o desempenho de combustíveis e produz turbinas eólicas mais leves, devido ao isolamento térmico dos componentes, e isso também economiza energia.

As propriedades dos nanomateriais melhoram o diagnóstico precoce e o tratamento de doenças neurodegenerativas e do câncer. Elas atacam as células cancerígenas sem prejudicar as células saudáveis.

Além disso, existem nanopartículas que foram utilizadas para melhorar produtos farmacêuticos, como no caso do protetor solar.

O recurso também está presente no meio ambiente, como na purificação do ar com íons, de água residual com nanobolhas e dos sistemas de nanofiltração para metais pesados.

Além disso, também existem os nanocatalisadores que fazem as reações químicas serem mais eficientes e menos poluentes.

Na indústria alimentícia, os nanobiossensores ajudam a identificar a presença de patógenos nos alimentos e nanocompostos que melhoram a produção de alimentos, além de aumentar a resistência mecânica e térmica.

Assim como a nanotecnologia pode ser muito útil para detectar a necessidade de cirurgia de patela em cachorro , a indústria têxtil também pode aproveitá-la para desenvolver tecidos inteligentes que são mais leves e duradouros.

Impactos positivos na engenharia

Supondo que uma empreiteira queira construir um prédio onde a fachada é toda feita por placas de aço, precisa usar um tipo de material inoxidável, e para isso, é possível aplicar filmes finos compostos por nanopartículas.

Eles formam um tipo de barreira de proteção contra a oxidação na chapa, além disso, além de usar a nanotecnologia, como os nanotubos de carbono e o grafeno, as placas serão indiferentes aos agentes degradantes.

Isso acontece porque a microestrutura passa por um reforço que aumenta sua resistência, performance e durabilidade.

Aumentar a vida útil das construções é muito importante nos dias de hoje, principalmente quando se trata da preservação do meio ambiente. Se antes um prédio era projetado para durar 50 anos, hoje ele pode durar o dobro.

No mundo todo, o consumo dos recursos naturais é muito alto, principalmente na engenharia civil, mas com o uso da tecnologia, esse consumo vai diminuir, o que é muito bom para a sustentabilidade.

Em vez de construir dois prédios para o funcionamento de uma clínica que faz tratamento com ondas de choque para tendinites que dure 50 anos, é possível construir uma edificação muito maior, que vai durar mais tempo e consumir menos.

O próprio concreto se torna muito mais resistente, além de possuir características sustentáveis fundamentais para a sociedade agora e no futuro.

Otimizações como melhoria no desempenho e alta produtividade do cimento ajudam a diminuir gases e consumo de água. Também existe uma redução considerável nos investimentos de concretagem, uma vez que as estruturas são mais reforçadas.

A nanotecnologia tem contribuído muito para o desenvolvimento de sensores que controlam os sistemas elétricos e mecânicos dos ambientes, por meio de sistemas de monitoramento de fatores como temperatura, fumaça e ruído.

Durante a construção de um asilo perto de mim , sensores sofisticados também fornecem informações sobre as propriedades do concreto para saber se é necessário adotar uma medida corretiva na estrutura.

Agora, sobre o futuro da nanotecnologia, existem vários pontos positivos que contribuem para seu uso. Por exemplo, espera-se um crescimento mundial devido aos avanços tecnológicos.

Além disso, cada vez mais existem apoios governamentais, investimento privado e uma demanda maior de dispositivos menores.

Objetivo da nanotecnologia

A nanotecnologia pode ser considerada como atividades e mecanismos que acontecem em uma escala muito pequena, mas que podem ser aplicados de várias formas.

Não podem ser vistos a olho nu e operam em uma escala conhecida como nanométrica. Isso abre possibilidades para a manipular átomos e moléculas que já são empregados na fabricação de semicondutores e circuitos integrados.

É o caso de computadores e telefones celulares, além de poder ser usado na confecção de dispositivos que combinam porções orgânicas e inorgânicas.

A biologia integrada com tecnologia eletrônica e mecânica é um dos maiores mercados para a tecnologia e traz a possibilidade de desenvolver ferramentas analíticas e implantar computadores e dispositivos avançados com conexões neurais.

Isso vai beneficiar os seres humanos, tanto uma pessoa que esteja pesquisando sobre exame otológico veterinário preço , quanto muitas outras e em diferentes setores.

Entre as tantas inovações possíveis, a nanociência e a nanotecnologia surgem como alternativas para estudar fenômenos e manipular os materiais em escala atômica, molecular e micromolecular.

Isso acontece, principalmente, quando as propriedades diferem significativamente do que foi observado em uma escala macro e na realização de desenho, caracterização, produção de estruturas, forma na escala nanométrica, entre outros.

A nanotecnologia está presente no cotidiano em vários produtos, e além dos protetores solares, também está nos calçados esportivos, medicamentos, automóveis, cosméticos, tecidos e telefones celulares.

Uma clínica de cirurgia de catarata canina pode aproveitar esse recurso, visto que é muito útil na medicina. Também pode ser aplicado na energia, agropecuária, medicamentos, área têxtil, aeroespacial, plásticos e polímeros, entre outros.

Benefícios para o mundo

A humanidade pode aproveitar vários benefícios oferecidos pela nanotecnologia, e um deles é a entrega efetiva de medicamentos.

Conhecidos como nanomedicinais ou nanofármacos, são medicamentos encapsulados que seguem uma espécie de algoritmo molecular e que são entregues na medida certa e na sequência exata, o que reduz os efeitos colaterais.

Além da farmacologia, também pode ser aplicada para resolver diagnósticos, como no caso dos sensores que conseguem ler células, enzimas, anticorpos e bactérias, e que pode até mesmo detectar tumores precocemente.

Em uma clínica para dependentes químicos , o recurso colabora com cirurgias menos invasivas, de modo a evitar a sutura tradicional e permitir a cicatrização efetiva da pele.

Outra possibilidade consiste na prevenção de aneurismas, de modo a eliminar as gorduras nos vasos sanguíneos e permitir o fluxo correto dos medicamentos.

Para o meio ambiente, o grande benefício da nanotecnologia é o tratamento da água por meio de pequenas bolhas que liberam corrente estática para extrair bactérias e metais.

Outro grande benefício está na agricultura, devido à possibilidade de encapsular os próprios pesticidas, o que favorece a diminuição da substância com um recurso que tem a mesma capacidade.

Isso é muito importante para garantir a segurança alimentar dos consumidores e até mesmo dos trabalhadores na zona rural.

Além de ajudar a equipe de profissionais de um hospital com cuidador de idosos meio período , existem estudos para produzir plantas biônicas que expandem a capacidade de fotossíntese dos vegetais e permite a conversão de CO2 em oxigênio.

Isso é muito útil para detectar a presença de gases nocivos e poluentes no meio ambiente, portanto, é uma prática sustentável para o planeta.

Considerações finais

A nanotecnologia é uma revolução científica que traz várias possibilidades de aplicações em diferentes áreas.

Por meio da manipulação precisa de materiais em escala nanométrica, surgem diversas possibilidades para desenvolver novos materiais, dispositivos e tratamentos médicos.

Para que seus benefícios continuem surgindo, é imprescindível ter responsabilidade sobre os desafios éticos e ambientais relacionados ao seu desenvolvimento.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento , onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Link
Tags »
Leia Também »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia