15/02/2024 às 11h23min - Atualizada em 15/02/2024 às 11h20min

4 Estratégias Criativas para Desenvolver a Identidade Visual do seu Website

Estratégias Criativas para Desenvolver a Identidade Visual do seu Website

A identidade visual é muito importante para as empresas porque trata da representação gráfica dos elementos visuais que compõem sua imagem. É a expressão visual do negócio e abrange vários aspectos.

 

Entre eles está o logotipo, cores, tipografia e outros recursos gráficos que trabalham em conjunto para criar uma identidade única e conhecível.

Por meio da identidade visual, um negócio consegue comunicar sua personalidade, valores e visão de maneira mais consistente.

Isso porque os elementos visuais não apenas facilitam o reconhecimento da marca, mas também influenciam a percepção do público.

Eles conseguem estabelecer uma conexão emocional e memorável, por essa razão, a identidade visual precisa ser bem elaborada para refletir a essência do negócio e ajudá-lo a construir uma presença visual bem estruturada em diferentes meios.

Isso significa que a organização poderá trabalhar com materiais impressos, digitais e de marketing com mais facilidade, ao mesmo tempo em que reforça a presença e a credibilidade da marca no mercado.

Assim sendo, este conteúdo vai falar um pouco sobre a importância da imagem de um site, mostrar quais são os tipos de identidade visual, o que é necessário para criar uma plataforma simples e fácil e explicar o objetivo do website.

Importância da imagem do site

A imagem de um site está diretamente atrelada ao design, ou seja, seus aspectos visuais, e de acordo com várias pesquisas, quase metade dos consumidores avaliam a credibilidade da plataforma pelo seu design visual.

Eles também consideram a estrutura do design e a organização das informações para saber se devem ou não confiar no canal.

É por isso que esse aspecto consegue gerar 65% mais visitas e uma quantidade maior de e-mails capturados.

O design do site institucional de um centro veterinário para pássaros é formado por elementos que criam sua identidade. Por essa razão, ele precisa ser objetivo, coerente e com informações relevantes.

Além disso, precisa saber usar as cores corretas, ter um bom espaçamento e páginas bem estruturadas para que consiga atender as expectativas do público.

A experiência do usuário na plataforma institucional precisa ser excelente, por isso, antes de colocar o site no ar, é fundamental considerar se ele realmente oferece uma boa navegabilidade e se consegue se adaptar aos dispositivos móveis.

Suas páginas também precisam ser leves e bem organizadas, o que depende de um design atraente e relacionado à identidade visual da companhia. Também deve ser capaz de mostrar os valores e responder às perguntas dos clientes.

É assim que vai cumprir seu papel e conquistar a confiança dos visitantes, o que ajuda a aumentar o engajamento e a conversão.

Tipos de identidade visual

Até mesmo uma clínica de reabilitação para alcoólatras pode adotar dois tipos de identidade visual, sendo: a direta e a indireta.

Os elementos diretos transmitem informações que podem ser percebidas e interpretadas com facilidade, por isso, são indicadas para todo tipo de público.

No entanto, os elementos indiretos são aqueles que estimulam as emoções, geram empatia e chegam a ser enigmáticos e subliminares.

Quantas empresas estão começando a trabalhar sua identidade visual podem exagerar nos elementos ocultos, tais como informações subliminares, com a intenção de influenciar o desejo do consumidor.

Isso era mais comum antigamente, mas passou a ser muito criticado e caiu em desuso. Desse modo, ao reunir elementos diretos e indiretos, o ideal é ter bom senso e pensar em uma identidade visual artística.

Porém, ela não pode abrir mão dos aspectos técnicos na hora de transmitir informações claramente. Isso porque sua função é trabalhar na esfera dos significados em sua interpretação por parte dos clientes, o que pode afetar o campo emocional.

A melhor forma de criar uma boa identidade visual é saber quais são os principais elementos que a empresa quer trabalhar e o sentimento que quer provocar nos consumidores.

De que modo criar um site simples e fácil?

Quando o cliente está pesquisando uma informação na internet, por exemplo, cremalheira do volante carro preço , prefere encontrar uma plataforma que consiga esclarecer suas dúvidas e que seja fácil de navegar.

Tendo isso em vista, é primordial que o principal objetivo das empresas quando se trata do site institucional é criar uma plataforma fácil e simples. Algumas formas de fazer isso são:

  1. Registrar o domínio;

  2. Contratar uma hospedagem;

  3. Escolher um CMS;

  4. Escolher um template.

O domínio nada mais é do que o nome da plataforma, por isso, é necessário muito cuidado na hora de escolher. No caso das empresas, costuma receber o nome da marca, seguido de uma terminação, como “.com.br”.

É muito vantajoso comprar o domínio ao invés de usar plataformas gratuitas, pois quando isso acontece, a empresa está transferindo a autoridade do site para elas.

Uma clínica que faz exame periódico inapto também pode registrar seu domínio em diferentes sites e os valores dependem da terminação escolhida.

Para escolher um bom domínio, é necessário que ele esteja disponível, ou seja, ainda não tenha sido registrado, além de ser simples e fácil, e com no máximo três palavras.

Quanto à hospedagem, trata-se de um serviço de armazenamento que faz com que a plataforma fique disponível para quem quiser visitá-la. É possível encontrar vários planos, desde os mais simples e baratos até os personalizados.

A hospedagem compartilhada é aquela em que o mesmo servidor abriga vários sites, portanto, cada um deles possui uma cota de memória. Por isso, são canais com um desempenho um pouco menor.

Outra opção é hospedagem dedicada, que possui custo mais elevado, mas traz mais segurança para a plataforma, principalmente sites que possuem muitos acessos simultâneos.

Por fim, um fabricante de medidor de umidade algodão pode usar uma hospedagem VPS (Virtual Private Server) para usar um servidor privado que fica isolado e que garante o melhor desempenho para o site.

O terceiro passo é construir a plataforma, e o melhor projeto é aquele que não exige conhecimentos de HTML e que também é fácil na hora de criar o template.

O uso de um CMS (Content Management System) pode aumentar a produtividade, visto que é usado para gerenciar o conteúdo e o comportamento dos elementos dentro da plataforma.

Entre as possibilidades que oferece realizar alterações e correções no conteúdo da página, mudar a ordem dos itens no menu, alterar o título da página, publicar novos posts, entre outros.

Finalmente, é essencial escolher um template responsivo porque assim a plataforma consegue se adaptar à tela do navegador que o usuário está usando.

Por exemplo, uma pessoa consegue acessar o site de um lar particular para idosos e ver todos os elementos bem organizados, independentemente de usar um computador ou um smartphone.

Existem templates que já vêm com o construtor de sites, como no caso do WordPress. Também podem ser pagos ou gratuitos, dependendo da aparência que a organização deseja para sua plataforma.

Qual o objetivo do website?

O site institucional possui vários objetivos, e um deles é conquistar a confiança do público-alvo. Inspirar confiança é muito importante para conquistar clientes e mostrar para as pessoas que a empresa é a melhor opção.

Outro propósito é garantir uma boa experiência, algo essencial para construir uma boa relação com os consumidores.

A plataforma também pode ser usada para apresentar uma oferta, tanto é que muitas organizações fazem suas vendas por meio de plataformas e-commerce.

Uma autoescola especializada em renovação CNH simplificada pode usar o blog institucional para criar conteúdos informativos e que até mesmo resolvem os problemas dos consumidores, mas no site, o material é comercial.

Isso significa que a organização é livre para usar esse canal como uma maneira de divulgar seus produtos e serviços. Ele pode funcionar como uma vitrine e até mesmo como loja virtual.

No entanto, também é muito útil para manter contato com os consumidores, tanto é que muitas pessoas preferem entrar em contato com as marcas por meio dos canais digitais, e o site institucional é um deles.

Uma autoescola que oferece curso de reciclagem carteira de motorista pode até mesmo implementar recursos, como chatbot, para melhorar ainda mais o atendimento no site institucional e estabelecer uma boa relação com os visitantes.

Além disso, as estratégias de fidelização também são muito bem-vindas nessa plataforma, de modo que a companhia consiga criar uma base de clientes fiéis.

Considerações finais

O site institucional é um elemento muito importante para as estratégias de marketing e vendas de qualquer negócio.

Só que, independentemente do segmento de atuação, ele precisa estar de acordo com a identidade visual da marca e ser construído de maneira simples e fácil.

São passos essenciais para que os consumidores consigam reconhecer o negócio na internet e se comunicar com a empresa, além de consumir seus conteúdos, comprar e receber um bom atendimento.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento , onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.




 
Link
Tags »
Leia Também »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia