30/01/2024 às 09h55min - Atualizada em 30/01/2024 às 09h53min

Trabalho remoto: como balancear a produtividade?

Trabalho remoto: como balancear a produtividade?

O trabalho remoto é a prática de realizar as atividades profissionais fora da empresa, ou seja, os profissionais executam suas tarefas de qualquer lugar, por meio de tecnologias de comunicação online.

 

Esse modelo de trabalho se deve aos avanços na conectividade, ferramentas de colaboração virtual e o acesso remoto aos sistemas usados no dia a dia.

Quem trabalha dessa forma consegue realizar suas funções em casa, em espaços coworking ou em qualquer lugar que consiga atender suas necessidades.

Hoje em dia, existem tecnologias de videoconferência, compartilhamento de documentos em nuvem e plataformas de mensagens instantâneas que facilitam a comunicação e aumentam a colaboração entre profissionais em várias partes do mundo.

Trata-se de um formato flexível que traz benefícios, como aumento da autonomia, flexibilidade de horários e a possibilidade de conciliar vida profissional e pessoal. Mas também exige disciplina e organização por parte dos colaboradores.

É uma tendência que tem crescido consideravelmente, além de ser impulsionada por avanços tecnológicos e pela busca de modelos de trabalho mais eficientes e adaptáveis.

Pensando nisso, este artigo vai mostrar o que esperar do trabalho remoto em 2024, quais são as vantagens que essa modalidade oferece e as diferenças entre trabalho remoto e híbrido.

Tendências do trabalho remoto em 2024

A maior tendência do trabalho remoto em 2024 é que essa modalidade se expanda ainda mais. Isso se deve ao surgimento de tecnologias como realidade virtual, realidade aumentada e inteligência artificial.

Em muitos países, esse conceito foi acelerado pela pandemia da COVID-19, desde então, muitas empresas optaram por continuar dessa forma.

Por exemplo, muitos colaboradores de uma fábrica que produz toldo eletrico conseguem ter mais qualidade de vida, pois são mais produtivos e felizes.

Para as organizações, a opção é muito benéfica porque ajuda a economizar com as despesas de escritório, além da possibilidade de contratar pessoas em qualquer lugar do mundo.

Mesmo com todos esses indícios, não é fácil prever o futuro do home office com precisão, mas existem muitas pesquisas que sugerem sua continuidade em boa parte do planeta nos próximos anos.

Os espaços coworking também estão crescendo continuamente, e à medida que mais pessoas trabalham remotamente, a demanda por esses locais é ainda maior.

São espaços que oferecem um ambiente sem a necessidade de compromisso de longo prazo, o que é ideal para freelancers, startups e organizações que adotam o trabalho remoto.

Além disso, as pesquisas também apontam que até 2027, o mercado global de ferramentas de colaboração cresça consideravelmente, o que se mostra como um indício claro do crescimento do home office.

Até mesmo uma empresa de portaria 24 horas pode optar por essa modalidade, tendo em vista as mudanças significativas que está trazendo para a distribuição da força de trabalho.

Com menos restrições geográficas, é possível recrutar profissionais em qualquer parte do mundo, o que torna as companhias muito mais diversificadas.

As pessoas terão mais liberdade para escolher onde morar, o que pode provocar uma migração em massa de grandes centros urbanos para áreas rurais ou suburbanas.

O mundo está cada vez mais conectado, e juntamente com o avanço da inteligência artificial, automação e tecnologias de comunicação, pode-se esperar muitas mudanças.

Muitos empregos tradicionais estão passando por transformações ou até mesmo sendo substituídos, uma vez que várias habilidades humanas passarão a ser substituídas por máquinas.

No entanto, independentemente do quanto a tecnologia avança, ainda não consegue substituir a criatividade, a empatia e o pensamento crítico do ser humano, o que também vai mudar o universo corporativo.

Tendo tudo isso em vista, a maior mudança que se pode esperar é um aumento significativo do trabalho remoto, e estima-se que em 2024, seja uma prática comum para muitas empresas, fornecendo flexibilidade e redução de custos.

Vantagens do trabalho remoto

O trabalho remoto, impulsionado pelos avanços tecnológicos e as transformações nas dinâmicas profissionais, traz diversas vantagens que estão mudando a maneira como as pessoas abordam o ambiente de trabalho. Entre elas estão:

  • Flexibilidade de horário;

  • Diminuição do estresse;

  • Autonomia;

  • Fácil globalização;

  • Redução de custos operacionais;

  • Sustentabilidade.

Trabalhar no escritório pode trazer muitas vantagens para os profissionais, por exemplo, quando a companhia oferece almoço empresarial, mas no caso do trabalho remoto um dos maiores benefícios é a flexibilidade de horário.

Isso não é possível no escritório porque o funcionário deve cumprir o horário da empresa, mas quem trabalha em home office consegue escolher os próprios horários e por isso pode se adaptar à sua própria produtividade.

Outra vantagem é que fica mais fácil eliminar o estresse associado ao deslocamento. Em outras palavras, quem trabalha em casa não precisa enfrentar o trânsito ou o transporte público, o que economiza um tempo precioso e reduz o estresse.

O gestor de uma entidade que oferece aluguel de refresqueira de suco também consegue controlar melhor seu ambiente de trabalho, o que permite personalizar o espaço, ter mais conforto e aumentar a concentração.

Quem faz isso se sente muito mais satisfeito, uma vez que sabe que pode controlar a própria carreira e seu cotidiano.

Até mesmo a globalização fica muito mais fácil com essa modalidade porque as organizações podem contratar talentos de qualquer parte do, independentemente de onde eles estão.

Isso acaba por ampliar as opções de contratação, além de promover uma diversidade de perspectivas e habilidades dentro da equipe.

Os negócios conseguem reduzir os custos operacionais, uma vez que não é necessário espaço de escritório, gastar com infraestrutura e arcar com custos relacionados ao fornecimento de benefícios físicos.

Além de todas essas vantagens, é inegável que o trabalho remoto é muito mais sustentável, pois não é necessário se deslocar todos os dias, além de diminuir o uso de instalações físicas, o que diminui a pegada de carbono.

Contudo, assim como uma empresa de içamento, todas as outras entendem que, embora o trabalho remoto traga inúmeras vantagens, também tem seus desafios, e eles precisam ser compreendidos antes da implementação.

A organização deve garantir uma comunicação eficiente, ensinar seus funcionários a equilibrar vida pessoal e profissional, promover o engajamento e garantir a coesão da equipe mesmo à distância.

A boa notícia é que, à medida que a tecnologia evolui e as organizações se adaptam às mudanças, o trabalho remoto se torna cada vez mais uma opção viável para os negócios e os profissionais.

Diferenças entre trabalho remoto e híbrido

O trabalho remoto e o trabalho híbrido são opções flexíveis e que estão mudando consideravelmente as dinâmicas tradicionais de emprego.

Quem trabalha remotamente executa suas funções fora do ambiente convencional, ou seja, fora da empresa, e para isso aproveita tecnologias que ajudam a realizar as atividades de qualquer lugar.

Para uma companhia que faz serviço de copeira em escritório, é uma forma de oferecer mais flexibilidade e autonomia para seus colaboradores em termos de localização e horários, mas eles não precisam se deslocar.

Por outro lado, o trabalho híbrido é uma combinação do trabalho remoto com a presença física dentro do escritório, mas tudo de maneira flexível e intermitente.

Nessa opção, os colaboradores conseguem alternar entre trabalhar em casa e comparecer no escritório, para que se possa integrar os benefícios presenciais e virtuais.

Muitas organizações adotaram essa modalidade para encontrar um equilíbrio entre os benefícios do trabalho remoto, como autonomia, e os benefícios da colaboração presencial, para que todos possam interagir em determinados momentos.

Dentro de um fabricante de scanner de plantas, tanto um quanto o outro oferecem flexibilidade para os colaboradores, distinguindo-se apenas pela frequência da presença física.

Isso porque enquanto trabalho remoto resulta em uma ausência permanente do escritório, o trabalho híbrido consegue manter a possibilidade das interações presenciais, o que ajuda a criar uma colaboração direta e a construir relacionamentos interpessoais.

A escolha entre eles vai depender das necessidades específicas da corporação e das preferências de seus funcionários.

A pandemia acelerou a adoção de ambos, pois conseguiu evidenciar a eficácia do trabalho remoto e a importância de adotar estratégias flexíveis que estão de acordo com as mudanças nas prioridades e no estilo de vida das pessoas.

Muitos negócios optaram por fazer reuniões presenciais esporádicas para oferecer um coffee break para 50 pessoas, enquanto outros gostam de reunir seus funcionários toda semana.

Independentemente disso, o fato é que tanto o home office quanto o trabalho remoto trazem flexibilidade e exigem adaptabilidade para que o ambiente profissional seja dinâmico e satisfatório.

Considerações finais

O trabalho remoto não apenas redefiniu os paradigmas tradicionais de emprego, mas também trouxe mais flexibilidade e autonomia.

Ele consegue evidenciar a eficácia de modelos de trabalho mais adaptáveis, o que fez com que muitos negócios passassem a adotá-lo.

Essa realidade está presente em muitas empresas, o que destaca a importância de equilibrar as necessidades individuais e organizacionais.

A promessa é que esse novo cenário continue influenciando a maneira como as pessoas encaram o trabalho, por meio de uma abordagem mais flexível e voltada para o bem-estar.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


 
Link
Tags »
Leia Também »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia