14/12/2023 às 18h00min - Atualizada em 14/12/2023 às 17h49min

Saiba o que esperar da construção civil para 2024

br.freepik.com

A construção civil tem um papel crucial no desenvolvimento econômico e social, por ser um setor que gera empregos e ainda se responsabiliza pela infraestrutura de base para o funcionamento das cidades.

A construção de residências, prédios comerciais, pontes, estradas e outras estruturas é fundamental para atender as necessidades habitacionais e impulsionar o crescimento econômico.

Trata-se de um dos pilares da economia por envolver uma rede de profissionais, que vão desde arquitetos e engenheiros até trabalhadores no canteiro de obras.

É um setor que contribui para o PIB do país, pois promove investimentos em infraestrutura e estimula outras áreas associadas, como os fabricantes de material de construção.

Esse setor é imprescindível para melhorar a qualidade de vida, pois consegue criar moradias adequadas, espaços urbanos planejados e uma infraestrutura eficiente que gera impactos no bem-estar da população.

No entanto, a construção civil também tem alguns desafios ambientais, entretanto, existem avanços na sustentabilidade e práticas construtivas conscientes que estão se destacando.

Com isso em vista, este artigo vai explicar o objetivo da construção civil em 2024, qual é a importância da tecnologia no ramo, quais são os tipos de projeto existentes atualmente e qual foi o balanço da construção civil em 2023.

Objetivos do setor em 2024

Em 2024, o principal objetivo da construção civil é criar e desenvolver infraestruturas que atendam às necessidades das pessoas. Trata-se de um setor essencial na edificação de moradias, edifícios comerciais, estradas, escolas, entre outros.

Essas construções são fundamentais para o funcionamento da sociedade, por isso, o setor busca fornecer espaços habitáveis e úteis, além de garantir projetos seguros, duráveis e sustentáveis.

Gradualmente, as construções precisam de reparos e cuidados, como no caso da manutenção de portão de garagem . Porém, independentemente disso, o objetivo em 2024 é satisfazer demandas que contribuem com o desenvolvimento econômico.

É assim que o setor consegue gerar empregos em várias áreas e impulsionar a inovação, o que é feito por meio de avanços contínuos em técnicas construtivas, materiais e práticas sustentáveis.

Esse setor consegue moldar o ambiente construído, por isso é capaz de trazer mais qualidade de vida para as pessoas, promover o crescimento urbano ordenado e contribuir para o desenvolvimento de comunidades seguras e funcionais.

Em linhas gerais, seu objetivo é criar ambientes construídos que atendam às necessidades da sociedade atual e das gerações futuras, para promover bem-estar e progresso.

Importância da tecnologia na construção civil

A tecnologia tem um papel primordial na construção civil porque consegue transformar a maneira como os projetos são concebidos, executados e gerenciados.

Tanto na fase de planejamento, quanto na de construção e manutenção, os recursos tecnológicos conseguem melhorar a eficiência, a segurança e a sustentabilidade do setor.

Várias outras áreas, incluindo a de produção de empacotadora de açúcar , podem aproveitar a tecnologia. No que diz respeito à construção civil, uma das ferramentas mais importantes é conhecida como BIM (Building Information Modeling).

Ela está mudando completamente a maneira como os projetos são visualizados e gerenciados, pois permite criar modelos digitais tridimensionais detalhados de construções e infraestrutura.

Isso facilita a colaboração entre equipes multidisciplinares, reduz os erros e melhora o planejamento e a execução da construção.

Outra área com impactos positivos é a gestão de projetos, pois softwares de gerenciamento ajudam a acompanhar prazos, alocação de recursos e a comunicação entre os membros da equipe, o que resulta em cronogramas precisos e eficientes.

O uso de maquinaria e equipamentos de construção avançados impulsiona a eficiência no canteiro de obras. Por exemplo, os drones podem ser usados para monitorar projetos, fazer inspeções visuais e o levantamento topográfico com rapidez.

As impressoras 3D ajudam a criar componentes personalizados, o que reduz os custos e os desperdícios da construção.

Seja na hora de usar concreto para laje de isopor ou realizar qualquer outro processo no canteiro de obras, a tecnologia também é muito útil para garantir a segurança.

O uso de sensores e dispositivos wearable monitoram a saúde dos trabalhadores e ajudam a identificar condições perigosas.

A realidade aumentada e a realidade virtual podem ser usadas durante treinamentos de segurança para simular situações de emergência.

Em relação à sustentabilidade, a tecnologia é muito útil para criar projetos eficientes e ecologicamente corretos. Muitas construtoras usam sensores inteligentes e sistemas de automação que ajudam a monitorar o consumo de energia e água.

De modo geral, a tecnologia traz mais eficiência operacional e, ao passo que os recursos evoluem, é possível melhorar ainda mais os processos, fazendo com que o setor seja mais resiliente e inteligente.

Tipos de projetos na construção civil

A construção civil possui uma grande variedade de projetos que são concebidos e executados para atender várias necessidades dentro da sociedade.

Cada um deles tem suas próprias características e requisitos únicos, e entre os que mais se destacam estão:

  • Residências;

  • Prédios comerciais;

  • Projetos industriais;

  • Infraestrutura;

  • Saneamento;

  • Restauração.

Muitos edifícios comerciais, seja para estabelecimentos com banner lanchonete , lojas, entre outras possibilidades, possuem design para atrair os clientes e proporcionar um ambiente funcional para as atividades do comércio.

Por outro lado, os projetos residenciais de casas, apartamentos e condomínios, variam consideravelmente, podendo ser uma residência unifamiliar ou um grande empreendimento habitacional.

Quanto às construções industriais, envolvem instalações para fábricas e plantas de produção, e por isso dependem de considerações específicas para processos produtivos e normas de segurança.

Os projetos de infraestrutura são obras de grande escala, como aeroportos, túneis, pontes e estradas, com o objetivo de melhorar a conectividade e a mobilidade urbana.

Além disso, existem as construções de saneamento para abastecimento de água, esgoto e gestão de resíduos que favorecem a saúde pública e o desenvolvimento sustentável.

As obras de restauração e renovação tratam da revitalização de edifícios históricos e estruturas antigas. Contudo, eles precisam de cuidados específicos para preservar suas características arquitetônicas e históricas.

Também existem outros tipos de projetos, como as construções de escolas e universidades, com a projeção de ambientes propícios ao aprendizado.

Enquanto os projetos industriais, para o funcionamento de uma prestadora de serviços de guindaste , precisam ter as características necessárias para esse tipo de negócio, as construções de hospitais seguem a mesma premissa.

Inclusive, precisam atender padrões rigorosos para garantir a segurança e o bem-estar dos pacientes e dos profissionais.

Ademais, existem construções específicas para usinas elétricas, parques eólicos e instalações de geração de energia, da mesma forma como é necessário projetar teatros, arenas esportivas, parques temáticos e complexos de lazer.

As construções resilientes são voltadas para edificações e infraestruturas que conseguem resistir aos desastres naturais, como terremotos e inundações, por meio de tecnologias e práticas eficientes.

Para o funcionamento de uma companhia que trabalha com sucata industrial , o projeto pode ser sustentável, com foco total em eficiência energética, uso responsável de recursos e redução dos impactos ambientais.

Balanço da construção civil em 2023

Estima-se que a construção civil feche 2023 com uma retração de 0,5% em suas atividades, diferentemente das altas expectativas no setor.

Isso se dá pelo fato de que a atividade perdeu o ritmo ao longo do ano, principalmente no terceiro trimestre, devido a um recuo de 3,8% no PIB.

Na opinião da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), as altas taxas de juros podem ser o principal motivo da queda.

No final de 2022, a previsão era de crescimento no PIB setorial, de cerca de 2,5% para 2023. Em julho, a alta foi de 1,5%, mas durante a divulgação da projeção de fechamento para 2023, o resultado foi negativo.

Embora a construção civil seja importante para vários outros setores, por exemplo, para projetar o prédio de funcionamento de uma autoescola e despachante próximo , as expectativas foram frustradas.

Houve uma desaceleração de obras e reformas que alcançaram seu auge durante a pandemia de 2020. O resultado abaixo do esperado também se agravou por conta da demora na divulgação das novas regras do Minha Casa, Minha Vida.

As medidas eram esperadas pelo setor para melhorar as atividades, como o aumento no teto para financiamento e o aumento nos subsídios.

Entretanto, mesmo diante dessa queda depois de 2 anos de crescimento provocado pela pandemia, outras empresas, como uma especializada em licença CETESB microempresa , não foram prejudicadas.

Isso porque o PIB do setor está 14% superior ao de 2019, além do mais, a quantidade de trabalhadores aumentou, chegando a 2,67 milhões de empregos formais, o que corresponde a uma alta de 10,5% em comparação com o ano de 2022.

Considerações finais

Como foi possível ver, a construção civil é fundamental para a urbanização e a construção das cidades e comunidades, e pode contar com avanços tecnológicos e práticas sustentáveis.

São recursos que estão revolucionando o setor, trazendo mais eficiência e garantindo a responsabilidade ambiental.

Mesmo com um crescimento desacelerado, a área da construção civil representa inovação contínua e é uma das maiores geradoras de emprego do mundo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento , onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Link
Tags »
Leia Também »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia