21/11/2023 às 17h11min - Atualizada em 21/11/2023 às 17h08min

Tendências da sustentabilidade e negócios em 2024

Isabella stephano

Isabella stephano

Colunista Isabella Stephano, responsável pelo blog Markplan, onde escrevemos sobre Turismo, negócios e Dicas

Existem várias tendências que permeiam a sustentabilidade nos negócios em 2024, mas antes de saber quais são elas, é fundamental compreender a importância de ser uma empresa sustentável.

 

Essa linha de pensamento transcende a responsabilidade ambiental, pois se mostra como pilar essencial para o sucesso de longo prazo.

Organizações sustentáveis são aquelas que reconhecem a interconexão entre práticas éticas, impacto ambiental e prosperidade econômica.

Ao adotar práticas sustentáveis, a companhia consegue reduzir seus impactos ambientais, contribui para a preservação dos recursos naturais e consegue diminuir os resíduos.

Também é uma forma de demonstrar compromisso com valores éticos, conquistar a confiança dos consumidores e adotar processos mais conscientes.

A prática também impulsiona a inovação, visto que um negócio que busca soluções ecologicamente amigáveis descobre outras maneiras de garantir a eficiência operacional e economizar recursos.

Isso acaba por trazer diversos benefícios econômicos significativos, além do mais, a sustentabilidade é muito valorizada pelos consumidores que compartilham princípios ambientais e sociais.

Mais do que atrair clientes, essa ação também ajuda a atrair investidores e parceiros de longo prazo.

Dada essa importância, este artigo também vai mostrar o que esperar da sustentabilidade em 2024, quais são os tipos de negócios que podem crescer esse ano e quais são as vantagens de incluir práticas sustentáveis.

O que esperar da sustentabilidade em 2024?

Existem diversas tendências que as organizações podem esperar em termos de sustentabilidade para o ano 2024, e entre as principais estão:

  • Foco nas mudanças climáticas;

  • Tecnologia sustentável;

  • Economia circular;

  • Cadeia de suprimentos transparente;

  • Foco em questões sociais;

  • Políticas governamentais;

  • Expansão da sustentabilidade.

Espera-se um aumento contínuo na atenção às mudanças climáticas, fazendo com que empresas e governos intensifiquem esforços para reduzir as emissões de carbono e adotar processos conscientes.

Uma clínica de recuperação para alcoólatras poderá utilizar inovações tecnológicas voltadas para a sustentabilidade, tais como energia renovável, armazenamento de energia e soluções de transporte conscientes.

A economia circular promove a reutilização e reciclagem de recursos, e em 2024 vai ganhar ainda mais destaque. Com ela, as empresas vão reduzir desperdícios e promover modelos de negócios mais circulares.

A demanda por transparência nas cadeias de suprimentos vai aumentar, pois os consumidores buscam informações detalhadas sobre a origem e as práticas utilizadas nos produtos que consomem.

Além das questões ambientais, haverá uma preocupação maior com as questões sociais. Nesse contexto, as empresas serão desafiadas a adotar práticas éticas, promover diversidade e inclusão, além de apoiar comunidades locais.

Os próprios governos vão implementar políticas rígidas relacionadas à sustentabilidade, por meio de incentivos e regulamentações que promovem práticas amigáveis ao meio ambiente.

Diversos tipos de negócios, como um fabricante de prancha para carreta, vão integrar as práticas sustentáveis em suas estratégias. Isso porque a responsabilidade social e ambiental será parte fundamental das operações e tomadas de decisão.

Tipos de negócios que podem crescer em 2024

Existem diversos tipos de negócios que tendem a crescer muito mais em 2024, e um deles são as empresas voltadas para a tecnologia da saúde.

Devido ao envelhecimento da população e a crescente ênfase nos cuidados com a saúde, companhias que oferecem soluções tecnológicas inovadoras para o setor terão um grande potencial de crescimento.

Isso inclui recursos como telemedicina, dispositivos médicos inteligentes e plataformas digitais de saúde.

Também existe uma grande demanda por educação online, assim sendo, plataformas de ensino à distância, cursos online e tecnologias educacionais que proporcionam métodos de aprendizagem interativos vão crescer exponencialmente.

Por ter um foco e sem sustentabilidade, negócios que oferecem soluções eco-friendly, como energias renováveis e práticas sustentáveis, também vão crescer consideravelmente.

É o caso das empresas de reciclagem e aquelas que se envolvem com tecnologias de energia limpa. Outra grande tendência é a tecnologia blockchain que passa a ser cada vez mais integrada em diversas indústrias, trazendo mais segurança e transparência.

As casas de repouso para senhores poderão investir em criptomoedas, visto que elas vão ajudar as organizações a explorar suas transações financeiras.

Existe uma crescente conscientização sobre saúde e sustentabilidade que impulsionou o interesse por alimentos alternativos, desse modo, organizações envolvidas na produção de alimentos à base de plantas também vão crescer muito.

Com a ampla implementação da tecnologia 5G, espera-se um aumento na demanda por dispositivos e serviços conectados. Nesse cenário, negócios que oferecem soluções de internet das coisas vão conseguir prosperar.

Quanto ao comércio eletrônico, vai continuar em expansão, principalmente com a evolução dos modelos de entrega de última milha. São plataformas que oferecem soluções eficientes e sustentáveis para entregar produtos e que vão crescer consideravelmente.

A biotecnologia, principalmente aquela que é focada em tratamentos inovadores, assim como o setor de saúde mental, vai trazer soluções digitais e terapias online, uma vez que são áreas onde se esperam avanços significativos.

Um centro de estética automotiva profissional poderá contar com a economia do compartilhamento, que mesmo já estando estabelecida, vai continuar se expandindo em 2024.

Plataformas que oferecem serviços compartilhados em setores como transporte, hospedagem e coworking vão continuar a crescer.

Devido à evolução da tecnologia, o entretenimento digital que engloba jogos, streaming de vídeo, realidade virtual e aumentada, trará oportunidades para organizações que querem inovar nesse espaço.

Mas é importante ter em mente que o sucesso de uma empresa não depende apenas do setor em que está inserida, na verdade, é preciso considerar a sua capacidade de adaptação, inovação e respostas às demandas do mercado.

O cenário de negócios é bastante dinâmico, e as companhias que conseguem se identificar e abraçar as mudanças emergentes são aquelas que realmente vão prosperar no futuro.

Vantagens da sustentabilidade

Incluir a sustentabilidade nos negócios não é apenas uma escolha ética, mas também um planejamento estratégico inteligente que traz benefícios significativos para os negócios.

Por meio dessa abordagem, um fabricante de persiana elétrica controle remoto consegue atender as demandas dos consumidores conscientes, além de aumentar seu sucesso de longo prazo. Entre as principais vantagens estão:

  • Melhora da reputação;

  • Atendimento às expectativas do cliente;

  • Maior eficiência operacional;

  • Diferencial competitivo;

  • Acesso a novos mercados;

  • Inovação;

  • Resiliência;

  • Atendimento a requisitos legais;

  • Redução de pegada ambiental;

  • Funcionários mais engajados.

Empresas que adotam práticas sustentáveis desfrutam de uma reputação positiva, tendo em vista que o consumidor moderno valoriza marcas socialmente responsáveis, o que acaba por aumentar a fidelidade do cliente e atrair consumidores.

Por conta da conscientização ambiental em ascensão, as pessoas esperam que as companhias adotem práticas sustentáveis.

Assim sendo, integrar a sustentabilidade nos negócios atende às expectativas das pessoas e demonstra comprometimento com seus valores.

Durante uma reunião em uma mesa de reunião simples, os gestores podem estabelecer práticas sustentáveis que aumentam a eficiência operacional.

Elas são primordiais para reduzir o desperdício, otimizar processos e adotar fontes de energia renovável que beneficiam o meio ambiente e proporcionam economias significativas de custos.

A sustentabilidade é um diferencial competitivo, principalmente em setores saturados, por que faz com que a organização se destaque e consiga atrair consumidores e parceiros.

Ao passo que a sustentabilidade se torna uma prioridade global, diversos mercados estão exigindo práticas conscientes por parte das organizações.

Elas devem ser incorporadas pelas companhias em suas operações para que assim possam ter acesso a novos mercados e oportunidades de negócios.

Buscar soluções amigáveis ao meio ambiente proporciona inovação, ou seja, organizações que se comprometem com práticas sustentáveis conseguem atrair talentos e inovar em seus processos internos.

Um fabricante de transportador helicoidal vertical considera os aspectos ambientais e sociais em suas operações, por isso, ele está mais preparado para enfrentar desafios futuros, como mudanças regulatórias, pressões da sociedade e escassez de recursos.

Ao passo que as regulamentações ambientais se tornam mais rigorosas, corporações que já adotam práticas sustentáveis estarão bem posicionadas para cumprir as exigências e vão evitar penalidades que podem prejudicar sua reputação.

É importante lembrar que adotar práticas sustentáveis muitas vezes envolve a redução da pegada de carbono da empresa.

Isso é fundamental não apenas por contribuir com a preservação ambiental, mas também por ajudar o negócio a cumprir metas globais de redução de emissões.

Em um fabricante de mesa de buffet infantil, os colaboradores são mais engajados e motivados porque trabalham em uma organização com a qual podem compartilhar valores sustentáveis.

De modo geral, o comprometimento com a sustentabilidade resulta em equipes mais produtivas e coesas para a companhia.

Considerações finais

Integrar sustentabilidade nos negócios não é apenas uma questão de escolha, na verdade, é um caminho ético para conquistar resiliência e prosperidade de longo prazo.

Também é assim que a marca vai conseguir atender as expectativas do consumidor, ganhar diferencial competitivo e demonstrar compromisso ambiental.

Tudo isso fortalece sua reputação e ainda contribui para a construção de um futuro mais equilibrado.

Esse processo deve ser visto não apenas como uma responsabilidade corporativa, mas também como uma estratégia que impulsiona o sucesso.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


 
Link
Tags »
Leia Também »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia