17/11/2023 às 11h22min - Atualizada em 17/11/2023 às 11h21min

Entenda o que são criptomoedas e como elas funcionam

Mais de 4 milhões de brasileiros estão investindo em criptomoedas em 2023

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Músico, escritor, formado em investigação forense e perícia criminal

O mercado de criptomoedas atrai diversos investidores em busca de alta rentabilidade. Mesmo com a oscilação do mercado, criptomoedas mais rentáveis como o Bitcoin e o Ethereum surpreendem com a longevidade de seu valor e o potencial de crescimento dos ativos nos últimos anos. 

 

Mas como investir? É importante entender o mercado de criptomoedas antes de investir. Aqui, vamos te explicar como esse mercado funciona e quais são as suas principais vantagens. 

 

O número de investidores brasileiros neste mercado cresceu 22 vezes nos últimos quatro anos, segundo dados da Receita Federal. Ainda de acordo com o órgão, foram registrados mais de 4,1 milhões de investidores pessoa física em criptomoedas em julho deste ano. 

 

Além de investidores pessoas físicas, já existem mais de 92 mil empresas brasileiras investindo em ativos digitais no Brasil. De acordo com a Receita Federal, R$ 18 bilhões foram relatados em declarações de imposto de renda. 

O que são criptomoedas? 

As criptomoedas são moedas digitais que se utilizam de um sistema criptografado e descentralizado, a blockchain, para validar as transações financeiras. Por ser um sistema descentralizado, todo ele é de responsabilidade pública, sendo administrado pelos próprios usuários. 

 

Dessa forma, todas as negociações de criptomoedas na blockchain são públicas, registradas e precisam da validação da maioria simples dos usuários. Então, não há qualquer interferência de instituições financeiras ou órgãos governamentais nesse mercado. 

 

A primeira e mais famosa criptomoeda é o Bitcoin. Esse foi o primeiro ativo digital do mundo e surgiu em 2008, por Satoshi Nakamoto, pseudônimo do seu criador. 

Como funcionam as criptomoedas? 

Já falamos um pouco no tópico acima sobre o funcionamento do mercado de criptomoedas. Mas recapitulando, blockchain é o sistema que criptografa e valida todas as transações financeiras de criptomoedas. Não há nenhuma versão física dessas moedas, ou seja, o sistema funciona 100% no ambiente virtual. 

 

Numa analogia simples, a blockchain é como se fosse um livro de contabilidade virtual, entende? Com a diferença de que não envolve terceiros, sendo descentralizada e pública para todos os usuários. 

 

E onde são guardadas as criptomoedas? Quem compra criptomoedas armazena os ativos em carteira virtual, que pode ser acessada pela internet. Também há a opção de usar uma exchange (corretora de criptomoedas) para guardar os ativos. 

Mineração 

Você já deve ter se perguntado: como as criptomoedas são geradas? A resposta é mineração! Os mineradores são usuários da blockchain que cedem seus equipamentos físicos para gerar novas moedas digitais e ganham ativos por isso. 

 

Assim, por meio da mineração, é possível criar novas criptomoedas com códigos criptografados para serem negociadas no mercado. Os mineradores são os responsáveis por manter o mercado de criptomoedas sempre aberto, ou seja, a todo momento há negociações e novos ativos digitais são gerados. 

Volatilidade 

Outra característica importante do mercado de criptomoedas é a sua alta volatilidade. O mercado é muito volátil, permitindo forte variação dos ativos. Então, é comum ouvir que tal criptomoeda cresceu absurdamente em alguns dias e/ou semanas ou perdeu todo o seu valor em pouquíssimo tempo. 

 

Diferente da Bolsa de Valores que fecha quando há uma forte queda na valorização de seus ativos, o mercado de criptomoedas está sempre aberto. Isso gera um grau de volatilidade muito maior. A liquidez é global e instantânea, o que gera negociações em todo o mundo e na hora, o que ajuda a turbinar a volatilidade. 

Vale a pena investir em criptomoedas em 2023? 

O mercado de criptomoedas traz diversas possibilidades para o investidor. O alto potencial de rentabilidade é a principal vantagem das criptomoedas. Para um investidor que estuda o mercado, há possibilidades de multiplicar investimentos em poucos dias ou mesmo horas. 

 

Agora é importante pensar que, pela alta volatilidade, é preciso ter muito cuidado com esse mercado. A dica é estudar bastante, buscar as melhores fontes de análise e ter o suporte de uma exchange para realizar negociações da forma correta e aproveitar os fatores positivos de se investir em criptomoedas.

 
Link
Leia Também »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia