19/10/2023 às 09h46min - Atualizada em 19/10/2023 às 09h43min

Como usar o Google Analytics para melhorar seu site

Isabella stephano

Isabella stephano

Colunista Isabella Stephano, responsável pelo blog Markplan, onde escrevemos sobre Turismo, negócios e Dicas

Google Analytics é uma ferramenta gratuita do Google para analisar dados. É usada para acompanhar e entender o desempenho de um site ou aplicativo, fornecendo informações valiosas sobre os visitantes e seu comportamento na web.

 

Os proprietários dessas plataformas conseguem medir uma grande quantidade de métricas importantes, como o número de visitantes, taxas de conversão, tempo médio gasto no site e páginas visualizadas.

Observar esses aspectos é importante para avaliar a eficácia do canal e identificar áreas que podem precisar de melhorias.

O Analytics também fornece informações demográficas sobre os visitantes, como localização geográfica, idade e interesses, aspectos fundamentais para melhorar a segmentação do público para as campanhas de marketing.

A ferramenta também rastreia a origem do tráfego, ou seja, de onde os visitantes vieram, tanto de mecanismos de busca, quanto das redes sociais, links de referência ou campanhas de marketing.

Ter essa informação é muito importante para determinar quais canais estão gerando tráfego relevante para a empresa.

Mas além de compreender o conceito de Analytics, também é importante saber como usá-lo para melhorar o desempenho do site, alguns tipos de ferramentas do Google, a importância do analytics e as estratégias que podem ser usadas nele.

Como usar o Google Analytics?

O Google Analytics é uma ferramenta que melhora o desempenho do site, pois fornece informações sobre o comportamento dos visitantes.

Para otimizar o desempenho da plataforma, a primeira coisa é definir objetivos claros, como aumentar as vendas, capturar leads, aumentar o tempo gasto nas páginas, entre outras possibilidades.

Uma clínica veterinária mais próxima de mim precisa fazer isso para configurar as metas no Google Analytics e rastrear o progresso em relação aos seus objetivos.

Outra coisa muito importante é monitorar métricas-chave, como o número de visitantes, taxa de rejeição, tempo médio na plataforma e taxas de conversão, pois essas informações ajudam a avaliar o desempenho do canal.

O usuário deve utilizar a seção “Origem/Mídia” para entender de onde vem os visitantes e com isso direcionar recursos para os canais de marketing mais eficazes.

Também é importante descobrir quais páginas da plataforma têm o melhor desempenho em termos de tráfego e conversões, pois isso ajuda a criar conteúdo semelhante para outras partes da plataforma.

O relatório “Comportamento do Usuário” pode ser usado para ver como os visitantes navegam pelo site, identificar páginas com altas taxas de rejeição e fazer melhorias para aumentar o engajamento.

Deve-se fazer testes A/B para experimentar diferentes elementos da plataforma, como títulos, imagens e chamadas para ação, e analisar todos os resultados para fazer melhorias com base no desempenho.

Uma clínica veterinária pode usar as informações demográficas e interesses do público fornecidas pelo Google Analytics para segmentar campanhas de marketing e personalizar os conteúdos, assim, vai atender às preferências dos visitantes.

Também é muito importante verificar como o site é acessado em dispositivos móveis e navegadores, certificando-se de que seja responsivo e funcione bem em qualquer aparelho.

O tempo de carregamento é outro ponto importante, por isso, é necessário usar o relatório de velocidade para identificar problemas de desempenho e otimizá-los.

Tipos de Google

Existem alguns aplicativos e ferramentas do Google que são fundamentais para as estratégias de marketing de uma empresa, e entre os principais estão:

  • Google Ads;

  • Search Console;

  • Google Meu Negócio;

  • Google Trends;

  • Google Keyword Planner;

  • Google Tag Manager;

  • Google Optimize.

O Google Ads é uma plataforma de publicidade online que permite criar anúncios de pesquisa, display, vídeo e aplicativos para alcançar o público certo, além de ser uma ferramenta essencial para a publicidade online.

O Search Console ajuda a monitorar e otimizar a visibilidade do site nos resultados de pesquisa, fornecendo dados sobre palavras-chave, erros no site e o desempenho geral nos resultados de pesquisa.

O Google My Business, também conhecido como Google Meu Negócio, pode ser usado por uma empresa que oferece curso NR11 e NR12 para que as organizações possam gerenciar suas informações de perfil nas pesquisas.

Além disso, é uma ferramenta fundamental para que as organizações locais possam atrair clientes.

Quanto ao Google Trends, é um aplicativo para identificar tendências de pesquisa e palavras-chave populares ao longo do tempo, sendo muito útil para criar conteúdo relevante e oportuno.

O Keyword Planner auxilia na pesquisa de palavras-chave para campanhas de anúncios e otimização de materiais.

Se uma empresa quiser gerenciar e implementar tags de rastreamento em seu site, deve usar o Google Tag Manager, pois ele também ajuda a acompanhar conversões e rebentos.

Já o Google Optimize é uma excelente plataforma para testes A/B que ajuda a criar e testar diferentes versões de uma página da internet para melhorar a taxa de conversão.

Importância do Google Analytics

O Google Analytics é importante por várias razões, por exemplo, ele consegue gerar impactos positivos para as estratégias de uma marca de ventilador pulmonar portátil.

Além disso, permite rastrear o tráfego do site, incluindo o número de visitantes, páginas visualizadas, tempo gasto na plataforma e taxas de rejeição, fornecendo informações valiosas sobre como os usuários interagem com o canal.

A companhia também pode acompanhar o desempenho das campanhas online, como os anúncios no Google Ads, estratégias nas redes sociais e e-mail marketing, podendo calcular o retorno sobre os investimentos e ajustar as ações com base em dados reais.

A ferramenta também fornece informações demográficas e geográficas sobre os visitantes, falando um pouco mais sobre seus interesses online para ajudar na segmentação de público e personalizar conteúdos e campanhas.

Ao analisar o comportamento dos visitantes, a empresa consegue identificar problemas em seu canal, como páginas com alto índice de rejeição ou pontos de abandono em funis de conversão, podendo melhorar a experiência do usuário.

Para uma clínica de gluteoplastia masculina, outra possibilidade é configurar metas e acompanhar conversões, como compras, cadastros ou download de recursos, o que ajuda a compreender quais partes do site estão contribuindo para o sucesso do negócio.

O Analytics também fornece informações detalhadas sobre a origem do tráfego, o que inclui mecanismos de busca, redes sociais, sites de referência e campanhas de marketing para que a empresa possa direcionar recursos aos canais eficazes.

É uma ferramenta que permite analisar como os usuários interagem com o canal em diferentes dispositivos, sendo algo essencial diante de consumidores que utilizam várias plataformas para acessar informações e fazer compras.

Estratégias usadas no Google Analytics

Existem diversas estratégias que as empresas utilizam com o Google Analytics, e entre as que mais se destacam estão:

Monitoramento do tráfego

Uma agência de bartender para festa precisa acompanhar o tráfego do site e o comportamento dos visitantes, pois se trata de uma estratégia fundamental.

É necessário analisar o número de visitas, páginas visualizadas, taxa de rejeição, tempo gasto no site e número de conversões, pois são dados que ajudam a avaliar a eficácia do canal em atrair e envolver os usuários.

Análise de conversões

A organização precisa configurar metas e funis de conversão no Google Analytics para monitorar o progresso em direção a objetivos específicos.

Entre os propósitos que podem ser alcançados está o aumento das vendas, quantidade de leads gerados, download de recursos, entre outras possibilidades.

Ao fazer uma análise das conversões, é possível identificar gargalos e áreas de melhoria dentro da estratégia.

Segmentar o público

Uma empresa de pressostato KPI35 pode usar as informações demográficas, interesses e dados geográficos disponíveis na ferramenta para segmentar seu público.

É uma maneira inteligente de direcionar campanhas de marketing para grupos específicos de usuários e otimizar os resultados.

Avaliar as campanhas de marketing

Rastrear as campanhas de marketing é uma estratégia crucial e o Analytics permite analisar o desempenho de anúncios nos mecanismos de busca, redes sociais, e-mail marketing e outras fontes de tráfego.

Isso é muito importante para medir o retorno sobre os investimentos da campanha e ainda ajustar as estratégias usadas.

Testes A/B

É possível usar essa plataforma em conjunto com outras ferramentas de teste A/B para testar diferentes versões de páginas e elementos do site.

Em uma autoescola com aulas para motoristas habilitados, esta é a melhor forma de identificar qual versão funciona melhor em termos de conversão e engajamento.

Monitoramento de dispositivos

Outra estratégia interessante é analisar como os visitantes acessam o site em diferentes dispositivos e navegadores.

Essa informação é primordial para garantir que o canal seja responsivo e ofereça uma boa experiência em todas as suas páginas.

Considerações finais

O Google Analytics é uma ferramenta essencial para qualquer pessoa que queira entender melhor o desempenho de um site ou aplicativo.

Ele ajuda as empresas a tomarem decisões informadas com base em dados e melhorar a experiência do usuário.

É amplamente usado por organizações, profissionais de marketing e proprietários em todo o mundo para otimizar as estratégias.

Com as ações certas, fica muito mais fácil alcançar o público que a organização deseja e obter os melhores resultados com suas ações de marketing.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Link
Tags »
Leia Também »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia