25/09/2023 às 17h05min - Atualizada em 25/09/2023 às 17h02min

Airfryer: Você pode fazer muito mais que Batata Frita Sem óleo!

Playrene

Playrene

Jornalista/ Analista de SEO/ Web writing/ Content Marketing

Lucas - Lucas Aloise
Freepik

A Airfryer, também conhecida como fritadeira elétrica sem óleo, tornou-se um eletrodoméstico indispensável nas cozinhas modernas.

 

Embora até hoje muitas pessoas associem o termo fritadeira sem óleo a um equipamento cujo único objetivo seria fritar batata frita sem o uso de óleo, a verdade é que é possível fazer muitas receitas na airfryer, ou seja, se trata de um equipamento muito versátil.

 

Neste artigo, exploraremos as inúmeras vantagens da airfryer e mostrar como é possível preparar uma grande variedade de alimentos nela, desde pratos saudáveis até deliciosas sobremesas.
 

 

Como uma Airfryer Funciona?

 

Para que você entenda como é possível fazer diversos tipos de alimentos diferentes na air fryer basta entender como ela funciona, compreendendo isto vai ficar fácil de ver como esta fritadeira pode ser uma ótima aliada na cozinha.

 

Todas air fryers funcionam da mesma forma, é um equipamento que possui uma resistência elétrica que aquece o ar dentro da câmara de cocção e um ventilador que circula o ar quente ao redor dos alimentos. Isso cria um ambiente semelhante ao da fritura, mas sem a necessidade de por os alimentos em óleo quente.

 

A principal vantagem desse processo é que ele reduz drasticamente a quantidade de óleo necessária para cozinhar, tornando as refeições mais saudáveis e com menos calorias. Além disso, a air fryer é muito eficiente em termos de tempo de cozimento, o que a torna uma escolha conveniente para quem tem uma vida agitada.

 

Vantagens da Air Fryer

 

Aqui estão algumas das principais vantagens de ter uma Air Fryer na sua cozinha:

 

1. Alimentos Mais Saudáveis

 

A fritadeira sem óleo permite preparar alimentos fritos com até 80% menos óleo do que os métodos tradicionais. Isso significa que você pode desfrutar de batata frita crocante, frango frito e outros pratos fritos sem a preocupação com o alto teor de gordura. É uma opção excelente para quem deseja manter uma alimentação mais saudável.

 

2. Versatilidade

 

Embora seja famosa por fazer batata frita, a Airfryer é surpreendentemente versátil. Ela pode assar, grelhar, cozinhar legumes, frutos do mar, carnes e até mesmo fazer sobremesas. Você pode preparar uma ampla variedade de pratos, desde hambúrgueres e peixe até bolos e muffins.

 

3. Economia de Tempo

 

A Airfryer é conhecida por seu tempo de cozimento rápido. Ela pré-aquece rapidamente e cozinha os alimentos de maneira eficiente. Isso é particularmente útil para famílias ocupadas que desejam preparar refeições saudáveis em menos tempo.

 

4. Facilidade de Limpeza

 

Muitos modelos de airfryer possuem peças removíveis e laváveis na máquina de lavar louça, o que facilita a limpeza após o uso. 

 

5. Redução de Odores

 

Ao contrário da fritura tradicional, que pode deixar sua cozinha com um cheiro persistente de óleo, a Airfryer minimiza os odores indesejados. Isso é uma vantagem para manter sua casa com um aroma agradável.

 

6. Menos Bagunça

 

Sem respingos de óleo quente e sem a necessidade de descartar grandes quantidades de óleo usado, a air fryer resulta em menos bagunça na cozinha. É uma opção mais limpa e segura para cozinhar.

 

O Que Você Pode Cozinhar na Airfryer?

 

Agora que você conhece as vantagens da Air Fryer, é hora de explorar o que é possível cozinhar nela. A resposta é: praticamente tudo! Aqui estão alguns exemplos de pratos deliciosos que você pode preparar na Air Fryer:

 

1. Batata Frita Crocante

 

Começando com a clássica, embora não seja usada apenas para isto, a Airfryer é perfeita para fazer batata frita crocante. Basta cortar as batatas em palitos, temperar a gosto e cozinhar na air fryer até que fiquem douradas e crocantes.

 

2. Frango Frito

 

Você pode preparar pedaços de frango frito na airfryer sem óleo. Basta passar o frango em uma mistura de farinha e temperos, colocá-lo na cesta e deixar ela fazer o trabalho. O resultado é uma casquinha crocante e deliciosa.

 

3. Legumes Grelhados

 

As air fryers são são excelentes para grelhar legumes, como abobrinha, berinjela, pimentões e cogumelos. Basta cortá-los em pedaços, temperar com azeite e especiarias, e grelhá-los na fritadeira até que fiquem dourados e saborosos.

 

4. Peixes e Frutos do Mar

 

Peixes e frutos-do-mar são perfeitamente cozidos na airfryer. Você pode fazer filés de peixe, camarões, vieiras e muito mais. O resultado é um prato leve e saboroso.

 

5. Bolos e Sobremesas

 

Sim, você pode fazer bolos e sobremesas na Airfryer! Existem receitas específicas para preparar muffins, brownies, bolos de caneca e até mesmo churros na Air Fryer. O resultado é uma sobremesa deliciosa e mais saudável.

 

6. Asas de Frango

 

As asas de frango são um petisco popular e podem ser preparadas de forma saudável na air fryer. Tempere as asas a gosto e cozinhe até que fiquem crocantes por fora e suculentas por dentro.

 

7. Pizza

 

Sim, você também pode preparar pizzas na Airfryer! Use massa pré-pronta ou faça a sua própria, adicione molho de tomate, queijo e seus ingredientes favoritos, e cozinhe até que a massa esteja crocante e o queijo derretido.

 

8. Vegetais Assados

 

Além dos legumes grelhados, você também pode preparar vegetais assados na Airfryer. Cenouras, batatas, brócolis e couve de Bruxelas ficam deliciosamente caramelizados e crocantes.

 

Estes são apenas alguns exemplos do que é possível cozinhar usando uma Airfryer, mas existem muitas outras opções, é por isto que vale a pena ter uma air fryer em sua cozinha!

 
Link
Tags »
Leia Também »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia