30/08/2023 às 10h04min - Atualizada em 30/08/2023 às 10h04min

Como impulsionar seu negócio com a estratégia da Mídia OOH

Como impulsionar seu negócio com a estratégia da Mídia OOH

Isabella stephano

Isabella stephano

Colunista Isabella Stephano, responsável pelo blog Markplan, onde escrevemos sobre Turismo, negócios e Dicas

Mídia OOH (Out of Home) é um conjunto de estratégias e mensagens publicitárias que conseguem atingir os consumidores fora de suas casas.

 

Por causa do crescimento do marketing digital, muitos gestores e empreendedores acreditam que os cartazes, outdoors e informativos foram ultrapassados, mas isso não é totalmente verdade.

Esse tipo de divulgação, embora antigo, ainda está presente e tudo indica que vai continuar sendo fundamental no futuro. Hoje em dia, já existe o DOOH (Digital Out of Home) Uma variação da técnica que utiliza monitores digitais para exibir anúncios.

Também é um engano acreditar que os espaços publicitários só podem ser ocupados por empresas tradicionais de bens de consumo. As grandes organizações já perceberam a necessidade de se firmar nas ruas.

No entanto, unir essa estratégia com as ações digitais aumenta muito os impactos, mas para fazer um bom trabalho, é necessário compreender muito bem o conceito. Investir nesse tipo de mídia sem conhecimento, pode atrapalhar a estratégia.

Para esclarecer melhor o assunto, este artigo vai explicar o que é Mídia OOH, quais são as principais estratégias desse tipo de marketing, importância do crescimento da empresa e os benefícios que oferecem para os negócios.

O que é Mídia OOH?

Mídia Out of Home é uma estratégia usada para impactar os consumidores enquanto estão trajando por ruas, avenidas e rodovias, além de outros tipos de espaços públicos, como:

  • Praças;

  • Shoppings;

  • Parques;

  • Exposições.

Basicamente, essa estratégia funciona por meio de um conjunto de mensagens que vão atingir as pessoas quando estão fora de casa.

Um dos maiores exemplos é a Times Square, uma intersecção comercial em Nova Iorque que conta com cerca de 50 painéis digitais que funcionam 24 horas por dia.

Entretanto, para fazer um bom trabalho, um fabricante de brindes corporativos criativos precisa conhecer as principais estratégias desse tipo de mídia.

Principais estratégias de OOH

Existem várias opções de estratégias OOH que podem ser usadas pelas empresas por serem relevantes e atuais. Alguns exemplos são:

Totem digital

O totem digital é um recurso muito presente em shoppings, parques e conversões, e permite reproduzir vídeos, imagens estáticas e outros conteúdos ao longo do dia.

A ação chama a atenção das pessoas porque se posicionam em lugares estratégicos e trazem bons resultados para a marca. Além dele, muitas organizações também investem em mobiliário urbano para reforçar a campanha do totem.

Busdoor e outdoor

Busdoor e outdoor são duas ações que continuam em alta, mesmo sendo bastante antigas. São boas estratégias porque ajudam a reforçar as ações de marketing exploradas em outros canais.

Se um espaço de day care canino trabalhar uma ação DOOH que pode impactar 500 pessoas interessadas em seus serviços, ao investir em busdoor e outdoor, a mensagem se fortalece ainda mais e aproxima os consumidores da compra.

Digital Out of Home

Essa estratégia utiliza recursos tecnológicos na publicidade, e por meio de ações lúdicas, como vídeos curtos, consegue atrair a atenção das pessoas.

Dependendo da campanha, é possível estabelecer uma conexão criativa com outras plataformas, como no caso das redes sociais, e aumentar o engajamento.

DOOH é uma estratégia que combina muito com mídia programática, exibindo a campanha para os usuários em dias e horários pré-estabelecidos, com o propósito de conectar o consumidor com os produtos e serviços.

Importância do crescimento da empresa

Quando um negócio é criado, o objetivo é proporcionar lucro para os empreendedores. Para alcançar esse propósito, é necessário conhecer o mercado, investir em planejamento estratégico e implementar ações efetivas.

A companhia também precisa de colaboradores comprometidos e engajados, e é justamente por isso que as pessoas são tão importantes nesse processo.

Uma corporação em crescimento é capaz de alinhar as expectativas dos colaboradores com seus propósitos, ao mesmo tempo em que fornece para a sociedade os melhores produtos e serviços, considerando suas necessidades.

Até mesmo um buffet para salão para debutantes consegue fazer isso porque possui uma liderança proativa e preparada para conduzir as pessoas e os processos internos.

Mesmo que o negócio tenha um planejamento detalhado e bem estruturado, as coisas podem dar errado se os colaboradores não forem capacitados e motivados.

Diante dessa realidade, o crescimento empresarial é uma forma de estimular os talentos da companhia, fazendo com que se empenhem cada vez mais para melhorar a qualidade das entregas.

Quando o negócio cresce, todos aqueles que contribuíram para essa mudança também conseguem avançar em suas carreiras.

O lucro continua sendo importante, mas o crescimento empresarial é algo muito mais abrangente e a boa experiência do cliente gera impactos positivos nas ações.

As pessoas se sentem satisfeitas com o tratamento recebido e são fidelizadas por causa do atendimento diferenciado.

Benefícios da Mídia OOH

Para impactar tanto aquele consumidor que está buscando informações sobre caçamba de lixo preço quanto aquele que quer apenas esclarecer dúvidas sobre o produto, é necessário investir em Mídia OOH.

Além de impactar as pessoas certas, ou seja, aquelas que realmente se interessam pelos produtos e serviços, esse tipo de mídia ainda traz outros benefícios para as organizações, tais como:

Alcance maior

Por se tratar de um modelo de mídia em que a exposição acontece em locais com um grande fluxo de circulação, o alcance da empresa é muito maior.

Além de impactar quem está buscando o produto ou serviço, também vai chamar a atenção daqueles que estão passando pelo local e vão descobrir a solução por um acaso.

Dependendo do espaço escolhido pela entidade, existe a possibilidade de alcançar milhares de pessoas todos os dias. Como resultado, uma quantidade maior de consumidores realmente interessados será atraída.

Localização estratégica

Um empreendimento que faz desbloqueio de DVD automotivo vai conseguir divulgar o seu trabalho em locais estratégicos. A escolha do espaço é fundamental e faz toda a diferença na divulgação, por isso, tudo deve ser muito bem pensado.

Entre os locais mais escolhidos para implementar uma estratégia de OOH estão os aeroportos, rodoviárias, estações de metrô, entre outros que ajudam a atrair até mesmo turistas. Como resultado, a marca consegue expandir seu público.

Exposição constante

O maior atrativo desse tipo de mídia é o fato de que a estratégia se mantém no ar 24 horas por dia nos espaços públicos.

Trata-se de uma exposição constante e prolongada que ajuda a fixar a marca na mente dos consumidores, instiga a curiosidade do público e faz com que as pessoas queiram experimentar novos produtos e serviços.

Mais interatividade

Investir em Mídia OOH traz uma variedade de opções para a empresa, pois não precisa ser algo estático. Um estabelecimento que disponibiliza cursos de banho e tosa pode explorar o espaço físico por meio de ações engajadoras com o público-alvo.

Um bom exemplo é usar QR Code, painéis interativos, mídias instagramáveis, realidade aumentada, entre outras possibilidades que aumentam a interação com a audiência.

Como mensurar os resultados?

Para saber se os resultados do investimento estão trazendo aquilo que a empresa esperava, é possível mensurar a estratégia para o meio de alguns indicadores.

O primeiro deles é o alcance, e o negócio deve buscar dados estatísticos sobre o fluxo de veículos e pessoas que circulam pela região.

O tempo de permanência também é muito importante, levando em conta a geolocalização e a integração com plataformas digitais. São recursos muito úteis para monitorar a taxa de permanência em tempo real.

Basicamente, um negócio que realiza coleta de efluentes também pode analisar a cobertura geográfica, ou seja, prever qual é a cobertura de um anúncio, tendo como base as informações levantadas anteriormente.

Os grandes centros urbanos e espaços públicos maiores costumam receber pessoas de muitos lugares diferentes. Já no caso das cidades turísticas, a marca tem a oportunidade de alcançar um público maior e de longas distâncias.

Outro indicador interessante é o engajamento nas redes sociais, pois é possível investir nesse tipo de mídia para conquistar novos seguidores ou promover uma campanha específica nessas plataformas.

Tudo o que um fornecedor de equipamento de som para igreja pequena precisa fazer é mensurar a quantidade de consumidores que foram atingidos pelo anúncio, com base no desempenho do perfil da marca nas redes sociais.

Considerações finais

Independentemente do tipo de produto ou serviço que uma empresa vende, é muito importante que faça a sua devida divulgação.

A Mídia OOH é muito boa para aumentar a credibilidade e a confiabilidade de uma marca, algo interessante para os pequenos negócios e para empresas que estão começando agora.

Também é uma excelente estratégia para potencializar outras ações de marketing, tanto dentro quanto fora da internet.

Ao longo do tempo, esse recurso consegue fixar o nome da empresa na mente dos consumidores e fazer com que ela seja notada por quem realmente possa se interessar por seus produtos e serviços.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 
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