15/08/2023 às 14h49min - Atualizada em 15/08/2023 às 14h47min

Financiamento imobiliário: o que é?

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Músico, escritor, formado em investigação forense e perícia criminal

Para quem quer realizar o sonho da casa própria, o financiamento imobiliário mostra-se um aliado importante. Esse tipo de empréstimo tem ajudado várias famílias a conseguir uma forma de comprar o seu próprio imóvel, sem comprometer o orçamento. E em 2023, o setor continua bastante aquecido, tendo um desempenho acima do que foi registrado antes da pandemia.

 

No texto abaixo, tire suas dúvidas sobre como funciona o financiamento de imóvel, quais são suas vantagens.

O que é?

O financiamento imobiliário é uma excelente opção na hora de comprar um imóvel próprio. Basicamente, o financiamento é um modelo de empréstimo dedicado à compra de uma casa ou apartamento, seja ele novo ou usado, em construção ou um espaço comercial.

 

Para isso, o interessado recorre a uma instituição financeira para conseguir o crédito, pagando o valor emprestado ao longo de parcelas. As prestações são acrescidas de juros e correção monetária, sendo que há um prazo bem longo para quitação do empréstimo, que pode chegar a 35 anos.

 

Cada instituição oferece o seu próprio tipo de serviço para essa modalidade, apresentando diferentes taxas de juros e condições de pagamento. Geralmente, as opções de crédito podem cobrir até 90% do valor necessário para comprar o imóvel, com a pessoa dando uma entrada na compra e pagando o restante em parcelas.

 

Para que o financiamento seja possível, o interessado precisa cumprir certas exigências: ser brasileiro, nato ou naturalizado; comprovar que reside no município em que está localizado o imóvel que deseja ser adquirido por pelo menos um ano; comprovar capacidade de pagamento das parcelas, tendo uma renda superior ao valor da prestação do financiamento. Não há renda mínima necessária para fazer o financiamento, porém o valor das parcelas não pode ultrapassar 30% da renda mensal do comprador.

Quais as vantagens?

Em relação a outras formas de empréstimo, o financiamento apresenta alguns benefícios. Um deles é justamente a acessibilidade, que permite à pessoa realizar o sonho da casa própria, mesmo não tendo condições de adquirir um pagando à vista. O valor baixo dos juros e o longo tempo para quitação também são vantagens que tornam o financiamento atraente, mas sem pesar o orçamento do indivíduo.

 

Além disso, caso o imóvel já esteja construído e pronto para uso, ele pode ser utilizado assim que a entrada e o começo das parcelas forem pagos, sem ter que esperar. Caso a pessoa tenha condições financeiras no futuro, também é possível adiantar o pagamento das prestações ou mesmo liquidar o empréstimo

Qual é a documentação necessária?

Iniciar o financiamento exige do comprador alguns documentos e o cumprimento de certas regras. Primeiro, ele deve ter 18 anos ou mais e comprovar ter renda suficiente para pagar as prestações por meio dos seus rendimentos, além de comprovantes de endereço e estado civil. Também é importante que o CPF da pessoa esteja regularizado, sem que o nome esteja incluído em órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa.

 

Para facilitar, é uma boa dica fazer o Cadastro Positivo nesses órgãos, já que ele reúne as informações sobre o cumprimento ou não dos créditos da pessoa, como empréstimos e crediários. Também são considerados o pagamento de contas de consumo, como água, luz e Internet, que ajudam a comprovar que o indivíduo é um bom pagador.

Como saber o melhor momento de financiar um imóvel?

Para saber quando vale a pena financiar um imóvel e fazer o melhor negócio, é fundamental acompanhar ano a ano os indicadores do setor imobiliário, observando indícios como a queda dos juros. Por isso, é importante ter em mente que a taxa Selic é o que dita os juros dos imóveis em nosso país, e pode te auxiliar a balizar o melhor momento de entrar em um financiamento - ou quando frear e aguardar os indicadores melhorarem.

 
Link
Leia Também »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia