07/08/2023 às 10h12min - Atualizada em 07/08/2023 às 10h04min

Remarketing: aprenda como atrair clientes para empresas de forma eficaz

Isabella stephano

Isabella stephano

Colunista Isabella Stephano, responsável pelo blog Markplan, onde escrevemos sobre Turismo, negócios e Dicas

Remarketing é uma importante estratégia de marketing digital que tem como objetivo aumentar as conversões e impactar as pessoas, usando para isso campanhas de e-mail que se baseiam na interação dos usuários com o site da empresa.

 

É importante trabalhar com essa estratégia porque, a partir do momento em que a organização investe na geração de leads, precisa usar o remarketing para manter aqueles que já estão de certa forma interessados na oferta.

São pessoas engajadas com a marca, seus produtos e serviços, mas que por alguma razão não concluíram a compra. Para se ter uma ideia da importância dessa estratégia, um lead desse tipo é mais fácil de converter.

Além disso, investir em remarketing pode fazer com que a conversão da organização chegue a 235%. Ela consegue se aproximar dos potenciais clientes com ofertas especiais, usando para isso produtos que são do interesse deles.

Diversas ações podem ser trabalhadas no remarketing, como cupons de desconto e outras estratégias voltadas para os produtos que foram deixados no carrinho.

Mas para obter bons resultados, é necessário entender a relação de marketing com remarketing, a importância dessa estratégia, quais são seus benefícios, de que modo deve ser aplicada e quais são as principais ações.

Relação entre marketing e remarketing

A relação entre marketing e remarketing é o fato de que o segundo também é usado para divulgar produtos e serviços, mas para pessoas que em algum momento demonstraram interesse pela solução.

Para planejar suas ações, é necessário focar no potencial cliente, com base nas informações obtidas pelos formulários de cadastro, redes sociais e até mesmo pelos cookies.

É assim que uma escola que oferece curso de manutenção de celular vai mapear informações e meios de contato, compreender os interesses de cada lead e com isso desenvolver mensagens personalizadas.

O objetivo é reimportar potenciais clientes para que eles voltem a se engajar com a marca e ela consiga alcançar seu objetivo de conversão.

Se o lead acessar o site, inserir produtos no carrinho e abandoná-lo logo em seguida, a marca pode usar o remarketing para lembrá-lo que existe um produto esperando a finalização da compra.

Também existe a possibilidade de oferecer um desconto, um cupom, ou até mesmo avisar para o cliente que existem poucas unidades daquilo que ele tem interesse.

Importância do remarketing

Trabalhar com remarketing é importante porque se trata de uma ferramenta eficiente para as estratégias online do negócio. Por meio dele, é possível promover a marca, estimular e potencializar as vendas do site, entre outros objetivos.

Para o fornecedor de uma oficina mecânica próxima, é uma forma de impulsionar o retorno sobre os investimentos, aliás, isso pode ser feito por qualquer negócio, independentemente do porte ou segmento.

Um dos maiores benefícios dessa ação é transmitir a mensagem certa, para pessoas realmente interessadas e no momento mais oportuno. Se a organização for capaz de alcançar clientes mais propensos a comprar, as chances de conversão são maiores.

As organizações também podem criar anúncios de maneira mais rápida e prática, fazendo a segmentação de acordo com o perfil dos clientes.

Como resultado, vão aumentar a visibilidade dos anúncios, conforme os recursos onde empregou seus investimentos.

Benefícios do remarketing

O remarketing oferece vários benefícios para as empresas que justificam o investimento. Entre os principais estão:

  • Aumenta a presença da marca;

  • Melhora as chances de conversão;

  • Aumenta o foco nos anúncios;

  • Amplia o alcance;

  • Traz mais economia.

As pessoas navegam no site de uma empresa por diversas razões e isso acontece sem concluir uma conversão. Mas independentemente da intenção do visitante, investir em remarketing aumenta as reações positivas.

É uma forma de lembrar as pessoas que elas têm algum interesse relacionado ao anúncio direcionado, algo que funciona, principalmente, para quem está em busca de ofertas.

Alguém que encontrou o site de um estúdio de pilates completo e se expôs para a marca, pode ser bem aproveitado pela estratégia de remarketing. Essa ação aumenta as chances de transformar o cliente em potencial em uma venda.

A estratégia oferece o incentivo necessário para que o indivíduo conclua a compra daquilo que estava procurando. São anúncios que simplesmente lembram os usuários sobre a empresa e os levam de volta de onde saíram.

Outro benefício é poder direcionar o anúncio exatamente para usuários que realizaram várias ações que demonstram claramente seu interesse por um produto ou serviço.

É possível criar várias listas de remarketing, aplicando as campanhas a casos específicos, por exemplo, para pessoas que incluíram um produto no carrinho, mas não finalizaram a compra.

A organização consegue alcançar pessoas que acessam mais de 2 milhões de sites e aplicativos, por meio de diferentes dispositivos. É possível segmentar os visitantes anteriores do site no YouTube, por meio de vídeos e anúncios gráficos.

Além disso, para uma empresa de impermeabilização de fachadas de edifícios, atingir pessoas que já demonstraram interesse no que está sendo oferecido reduz os custos e melhora o retorno sobre os investimentos.

Como o remarketing é aplicado

Para aplicar o remarketing, primeiro é necessário criar um plano de campanha. Uma forma de fazer esse planejamento é determinar quais páginas do site serão segmentadas para rastrear a jornada dos visitantes.

Em seguida, a empresa vai planejar os tipos de campanha que serão usadas. É interessante fazer ofertas especiais para o público-alvo, de modo a retornar essas pessoas para a jornada de compra.

Uma das opções mais usadas é oferecer um cupom de desconto ou frete grátis. Mas isso só vai funcionar se houver um cronograma para a campanha, delimitando a quantidade de vezes em que os anúncios serão exibidos para as pessoas.

Além da quantidade, o tempo de exibição também é importante para não fatigar o anúncio e acabar atrapalhando seu alcance.

Uma clínica que oferece massagem em evento também pode segmentar as campanhas de outras formas, por exemplo, para visitantes que concluíram uma compra e com isso iniciar um processo de pós-venda.

Mas para potencializar os resultados do remarketing, é fundamental conhecer as principais estratégias utilizadas pelas empresas.

Principais estratégias de remarketing

Para aplicar o remarketing da melhor forma, é necessário investir nas estratégias certas. São elas:

Segmentar os visitantes

Segmentar os visitantes é uma tarefa básica, tendo em vista que seu objetivo é alcançar pessoas que já visitaram o site.

A organização pode criar mais de uma lista de segmentação, considerando características específicas, como os interesses dos usuários, de acordo com o portfólio de produtos.

Fazer up sell e vendas cruzadas

Up sell e vendas cruzadas são excelentes estratégias de remarketing, pois considerando aquilo que o cliente comprou em seu último acesso ou o que abandonou no carrinho, é possível implementar diferentes ações.

Uma loja de trena digital com fita pode oferecer frete grátis, caso ele leve um produto sugerido da mesma categoria, mas de maior valor. Nesse caso, a organização está fazendo up sell.

Por outro lado, as vendas cruzadas têm como o objetivo sugerir itens que complementam o que está sendo comprado pelo cliente. Por exemplo, se ele comprou um celular, a loja pode oferecer capas produtoras.

São ações que podem ser usadas tanto no momento da compra quanto para implementar uma estratégia de remarketing.

Variar os canais

Uma loja de produtos para iluminação industrial para residência precisa planejar muito bem sua campanha de remarketing para colher bons resultados.

Com base nisso, é interessante avaliar o desempenho do e-mail e outras plataformas como as redes sociais, Google Ads e outros canais que estão presentes no planejamento de marketing de modo geral.

Com base nos resultados obtidos, é possível focar a estratégia nessas plataformas e melhorar ainda mais a taxa de conversão.

Investir no abandono de carrinho

Carrinho abandonado não significa que a empresa perdeu uma venda, na verdade, muitas pessoas que fazem isso pretendem voltar para finalizar a compra.

Esse segmento de público pode ser incluído em uma estratégia de e-mail marketing e com isso receber mensagens que vão incentivar a compra, oferecendo facilidades como frete grátis, brindes e bônus.

Nessa estratégia, uma loja de papel de parede para sala de apartamento vai incluir usuários com diferentes preferências de compra, assim sendo, deve planejar alguma coisa que beneficie a todos, podendo personalizar as ofertas de acordo com o perfil.

Considerações finais

O consumidor moderno pesquisa produtos, serviços, marcas e preços pela internet, por isso as estratégias digitais são tão importantes.

Para conquistar aqueles que já demonstraram interesse pelas soluções oferecidas, uma das melhores ações é o remarketing.

É como se a empresa estivesse lembrando o cliente que ele tem interesse em determinado produto.

A partir disso, não pode oferecer condições especiais para que ele finalize a compra e a marca consiga aumentar suas vendas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Link
Tags »
Leia Também »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia