12/07/2023 às 10h54min - Atualizada em 12/07/2023 às 10h50min

Lambidas em excesso: o que pode estar causando esse quadro?

Quando um comportamento natural dos pets começam a ser excessivo, é hora dos tutores procurarem ajuda veterinária para descobrir a causa

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Músico, escritor, formado em investigação forense e perícia criminal

Alguns comportamentos como lamber, coçar, morder é totalmente normal em cães e gatos. No entanto, ao notar que começaram a agir estranhamente, permanecendo por horas se lambendo, é o momento dos tutores procurarem a ajuda de um médico veterinário para descobrir a causa. 

Muitas vezes, a mudança na rotina do animal pode acarretar o estresse, atrapalhando a qualidade de vida do seu filho de quatro patas. Assim como os humanos, eles se sentem confortáveis e mais calmos com seus objetos pessoais. Por isso, as casinhas para pet são uma excelente maneira de reservar um canto somente para eles. Mas, afinal, muitas lambidas o que pode ser? Confira agora!

O que são as lambidas em excesso?

Conhecida como alopecia psicogênica, o comportamento de se lamber excessivamente tem como causa o estresse. Entretanto, existem outros motivos que precisam ser investigados para descobrir o real problema.

O pet, principalmente os gatos, tendem a se lamber, pois é uma atividade prazerosa para eles. É assim que eles conseguem se acalmar quando estão estressados. Entretanto, quando esse comportamento passa a ser obsessivo, ao ponto de arrancarem os pelos de alguma parte do corpo como interior da coxa, abdômen, nas costas, laterais da barriga e na virilha, necessitam passar por uma avaliação veterinária.

Os gatos são animais que se estressam com muita facilidade, qualquer mudança na rotina deles, desde a chegada de um novo membro na família ou uma simples troca de ambiente, ou de casa tira a paz do felino. Geralmente, quando essa carga de estresse ocorre, começam as lambidas compulsivas em uma única região do corpo.

No entanto, existem outras razões que desencadeiam nesse desequilíbrio, entre as causas relacionadas que envolvem os problemas dermatológicos, hormonais e as questões emocionais, sendo eles:

Alergias

O contato com determinadas substâncias como os produtos de limpeza, pode desenvolver no pet uma irritação ou dermatite. A reação com a alimentação pode acarretar o aparecimento de alergias.

Pele seca

A mudança no clima é outra questão responsável por agravar doenças dermatológicas. Além disso, a falta de ácidos graxos, que possuem a função de proteger e hidratar, na dieta do animal resseca a pele dele e, como consequência do ressecamento, as coceiras retiram os pelos do local.

Ansiedade

Os problemas emocionais nos pets são mais comuns do que podemos imaginar. Logo, quando entediados ou ansiosos, eles tendem a se lamber compulsivamente. 

Problemas hormonais

O desequilíbrio hormonal também é outro fator que prejudica a pelagem do animal. A tireoide ou excesso de cortisol, acarretam as reações, resultando nas infecções da pele superficiais, causando coceiras, como uma tentativa para alívio, eles passam a lamber constantemente a região.

Parasitas

Os parasitas são considerados os problemas mais comuns. Eles despertam esse comportamento obsessivo. Os ácaros, as pulgas e os carrapatos são desconfortantes no dia a dia dos pets, fazendo com que os animais se lambam e mordam freneticamente o corpo. Para impedir que sejam afetados por esses parasitas, devem ter a vermifugação em dia, bem como ter os cuidados antiparasitários.

O que fazer quando o pet aparecer com áreas do corpo sem pelo?

Ao notar atitudes estranhas, a primeira atitude é buscar a ajuda de um veterinário. A avaliação do profissional é fundamental para avaliar as condições da saúde do seu peludinho. 

Segundo a orientação do professor Francis Flosi, diretor da faculdade Qualittas, “eles podem se lamber, às vezes, num local ou outro. Mas quando isso ocorre, excessivamente, num mesmo local, precisa ligar o alerta vermelho”. Dessa forma, os exames podem descartar ou condenar as doenças que estão levando a perda de pelo e coceira.

Com o diagnóstico em mãos, o veterinário poderá tratar a causa do problema. Outros exames como o de sangue e a anamnese, para ter conhecimento da história clínica do pet, favorece para o diagnóstico de dermatite psicogênica, descartando outras causas da alergia.

Além disso, fatores como chão quente e o calor excessivo prejudica e causa infecções, como explica o professor “isso pode arder e causar dor, fungos, ácaros, carrapatos, até um câncer ou uma neoplasia entre as patas, fazendo com que o animal passe a ter uma lambedura constante”.


 
Link
Leia Também »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia