05/07/2023 às 11h10min - Atualizada em 05/07/2023 às 07h10min

Saiba quais são as principais estratégias para realizar um e-commerce eficiente

Isabella stephano

Isabella stephano

Colunista Isabella Stephano, responsável pelo blog Markplan, onde escrevemos sobre Turismo, negócios e Dicas

Há uma série de mecanismos dentro do mundo comercial que podem garantir que haja uma atuação cada vez mais objetiva das empresas. Entender como criar uma estratégia eficiente para o e-commerce pode ser um dos fatores mais importantes nesse sentido.

 

A busca por uma estratégia que consiga lidar de forma elaborada com os objetivos de vendas que uma empresa pode ter pode ser bastante grande, o que fez com que o mercado conseguisse criar algumas ferramentas para esse fim.

No entanto, é preciso entender que, quanto mais o tempo passa, mais ferramentas podem ser sustentadas nesse sentido, o que, em grande medida, pode apresentar alguma complexidade na hora de pensar em uma ação.

Esse é um fator que ganhou bastante força no século passado e, hoje em dia, não há como fugir de nenhuma abordagem estratégica na hora de pensar em como uma empresa pode vender mais.

Afinal, a venda é o princípio fundamental do crescimento, o que pode transformar qualquer estratégia em um fator vital para que haja uma sustentação de estratégias que possam fazer com que uma marca ganhe força de mercado.

Foi buscando esse tipo de sustentação no mercado que o marketing surgiu, e, por consequência, todos os seus desdobramentos possuem algum tipo de orientação que consegue interagir com as vendas.

Ou seja, é possível dizer que a venda é um dos grandes motores para o mundo comercial, o que pode gerar uma consequência em todos os meios sociais, uma vez que há uma busca por impacto dentro deles.

De um ponto de vista mais analógico, a abordagem de venda sempre foi um diferencial para as empresas, já que é possível pensar em algumas atuações que sempre foram muito comuns.

Um bom vendedor sempre foi importante, já que ele conseguiria abordar o cliente dentro daquilo que ele estava esperando e, a partir de suas observações, era possível entregar ainda mais do que o proposto.

Logicamente, esse era um fator que estava envolvido com as dinâmicas de contato pessoal, mas é importante entender que esses elementos precisam ganhar uma sustentação que tenha uma alta cobertura.

Desta forma, ao entrar na internet para procurar uma placa de isopor contrapiso, o cliente não terá o contato que ele teria em um depósito de materiais de construção, e, por conta disso, é preciso que a empresa em questão saiba formular uma boa experiência.

Comércio digital: um novo passo

O comércio em si é uma das atividades mais antigas da humanidade, uma vez que ele ajudou a estruturar uma série de possibilidades sociais que, sem seu auxílio, não teriam as realizações que têm.

Esse é um dos pontos mais importantes para entender o porquê do mundo empresarial estar sempre se adaptando às novas ferramentas para que, assim, a venda seja um fator decisivo.

A chegada do mundo digital, portanto, ajudou a surgir algumas novas possibilidades para garantir que uma venda fosse realizada de forma mais objetiva e, por conta disso, é preciso que alguns pontos sejam levados em consideração.

Hoje em dia, há uma série de plataformas que podem ajudar na criação de uma interação cada vez mais sólida com o cliente, o que pode ser importante para que haja uma elevação de vendas.

Isso pode acontecer dentro de plataformas mais casuais, como as redes sociais, ou, até mesmo, dentro do site da própria marca.

Essa diversidade é importante, já que ela pode interagir com algumas possibilidades importantes, como é o caso das mais diferentes manifestações empresariais que podem gerar uma série de relações comerciais.

Quando um cliente procura alguma empresa em que ele possa alugar serra tico tico, é bem provável que ele busque isso em um mecanismo de busca, o que, via de regra, pode trazer algumas vantagens.

Por conta desse mercado ser bastante segmentado, é importante que esse tipo de abordagem mais específica seja elaborada, o que garantirá uma satisfação maior do cliente e uma possibilidade de interação com a empresa.

O comércio digital, nesse caso, é uma forma das empresas conseguirem garantir presença dentro de algumas das plataformas comerciais mais importantes do mundo digital.

Logicamente, é importante que haja uma produção estratégica que consiga dar conta do tipo de abordagem e plataforma que podem ser utilizadas dentro de uma lógica como essa.

Um produtor de aguardente artesanal pode entender se ele está buscando fornecer para bares e restaurantes ou, no caso, se  a sua busca é por uma venda ao consumidor final.

Isso tudo vai ajudar na hora dele compreender qual tipo de plataforma ele poderá adotar, uma vez que cada uma delas pode elaborar algum tipo de abordagem.

E-commerce: conceito e definição

Um dos termos mais utilizados para que haja uma estratégia bem-feita é, justamente, o e-commerce, uma vez que ele consegue criar uma série de abordagens que são importantes dentro desse universo.

O e-commerce, também conhecido como comércio eletrônico, é uma manifestação das relações de vendas dentro de uma nova lógica digital, o que não representa uma adaptação, mas sim uma nova estrutura de possibilidades.

Ou seja, o e-commerce faz parte de uma série de estruturas e indicadores que nunca tinham sido elaborados dentro do comércio, já que, normalmente, esses são aspectos que surgiram a partir do universo digital.

É importante entender, também, que o e-commerce possui alguns tipos de elaborações que podem ajudar, o que pode funcionar tanto para produtos quanto para serviços.

Marketplace

Essa é uma estratégia bastante comum, uma vez que ela representa o uso de uma plataforma terceirizada, normalmente vinculada a um grande varejista, para que uma empresa consiga vender.

Há, nesse caso, uma inclinação maior para a elaboração de oferecimento de produtos, como é o caso de uma caixa de madeira grande para transporte que algumas marcas podem comprar.

Nesse caso, a partir de um anúncio nesse sentido, a loja em questão pode, inclusive, manter uma relação comercial de longo prazo com o cliente que está buscando comprar essas caixas.

Social selling

O social selling é um dos elementos mais utilizados hoje em dia por conta de sua capacidade de unificar as redes sociais e o mundo dos comércios.

Essa pode ser uma opção bastante importante para o setor de serviços, uma vez que esse universo das redes podem facilitar a interação dos clientes com as empresas.

Assim, um cliente que está segmentado dentro da área de interesse por construção civil poderá ver, entender e contratar um anúncio a respeito de uma instalação piso eucafloor CLK.

Site próprio

Já o site próprio é uma das práticas mais recomendadas, uma vez que ela é a manifestação mais importante do e-commerce.

É importante, nesse caso, que a empresa consiga pensar em toda a experiência do cliente com uma marca, o que pode ser um grande diferencial na hora de se posicionar.

Benefícios do e-commerce

O e-commerce é, portanto, a manifestação mais importante da orientação comercial dentro do mundo digital e, por conta disso, há uma série de benefícios que podem ser percebidos na hora de sua implementação.

Seja no setor de produtos ou serviços, é preciso que alguns apontamentos sejam elaborados a respeito do potencial do e-commerce:

  • Maior exposição;

  • Integração com o marketing digital;

  • Segmentação;

  • Indicadores de desempenho.

Todos esses pontos podem fazer com que uma empresa possua muito mais interações qualificadas com o seu mercado.

Por exemplo, em uma lógica de contratação frequente de serviços, é possível que uma relação de reteste de cilindro de GNV faça com que o cliente procure a empresa em questão para resolver outros problemas que surgirem no carro.

Como escolher a melhor estratégia?

Além das estratégias mencionadas, é importante dizer que há uma infinidade de possibilidades que elas podem sugerir.

Um perfil analítico e voltado para o mercado pode ser um grande diferencial para que haja uma mobilização das ferramentas mais corretas para cada setor.

Definir objetivos

O primeiro passo que precisa ser dado pela empresa é, justamente, a definição dos objetivos, uma vez que não há como pensar em uma atuação sólida dentro desses mercados sem que haja uma definição clara.

Assim, por exemplo, uma empresa de carga expressa transporte pode compreender onde está seu público e, também, como criar uma plataforma que consiga oferecer os seus serviços de forma que o cliente possa voltar.

Definir mix de produtos ou serviços

É fundamental que uma empresa consiga atuar dentro de um segmento, mas oferecendo algumas variações a respeito dos produtos ou serviços.

Isso porque uma funilaria Chevrolet pode oferecer um serviço de pintura e lataria, mas, também, trazer alguns outros elementos como elaborações de parte mecânica e de borracharia, também.

Isso tudo fará com que um cliente sempre busque a empresa na hora de contratar algum serviço.

Investir em marketing

O marketing é um fator essencial para a garantia de qualquer venda e isso não é diferente no mundo digital.

Entender como criar as melhores abordagens com os clientes pode ajudar a qualificar todas essas relações.

Considerações finais

Uma plataforma de e-commerce pode ser um dos elementos mais importantes para as realizações comerciais nos dias de hoje.

A partir dele, é possível que algumas plataformas e mecanismos sejam estabelecidos para que haja uma orientação de impactos cada vez maior dentro do mercado.

Isso é importante porque há uma orientação que apela para o crescimento do comércio digital e, também, para a facilidade que há de elaborar uma boa estratégia a partir de suas estratégias.

Portanto, é importante entender de forma objetiva quais são os objetivos da empresa para que seu mix de produtos disponíveis e marketing consiga ter uma boa perspectiva.

Só assim uma empresa conseguirá ter uma dinâmica de venda cada vez maior dentro desse ambiente.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 
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